Chevrolet Astra 2.0 Flex Advantage - Campeão veste xadrez

Hatch médio mais vendido no mercado nacional passa a ter motor 2.0 mais potente e desempenho está em alta ao lado da estabilidade, mas ABS não é nem item opcional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/08/2009 18:57 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press - 28/07/2009

O Astra é o hatch médio mais vendido no Brasil. Modelo concorre em segmento muito disputado e com modelos que rodam em todo o mundo, como Citroën C4 e Ford Focus. Ao contrário do Chevrolet, que é modelo de geração mais antiga, mas conquista principalmente pelo preço. Não é por acaso o carro mais vendido do segmento também no primeiro semestre do ano. Além do preço menor, esse Chevrolet tem qualidades.

Veja mais fotos do Chevrolet Astra!

Assista ao teste do Astra no Vrum na TV



Conheça os concorrentes do Astra



Quadriculado

As linhas da carroceria sentem o peso dos anos na parte dianteira, na qual o enorme para-choque se assemelha a limpa trilho. O restante do conjunto agrada. O adesivo quadriculado aplicado sobre capô, teto e aerofólio traseiro é denominado de acessório conceitual pelo fabricante. Poderá ser vendido na rede de concessionários se houver procura, mas o desagrado predominou e houve quem indagasse se se tratava de pace car, aquele carro que entra na pista quando a corrida é interrompida por algum motivo. O desempenho do Astra é muito bom, mas não chega a tanto.

O espaço interno é bom e cabem três adultos no banco traseiro, apesar do túnel central elevado. Falta o apoio de cabeça central, mas os cintos são de três pontos retráteis para todos. Os assentos são baixos e os ocupantes ficam afundados, característica dessa geração da Opel, subsidiária da GM na Europa. A regulagem de altura do banco do motorista faz com que ele seja privilegiado. A coluna de direção tem regulagens em altura e distância. O porta-malas é de ótimo tamanho e só perde para o Stilo em 10 litros porque o carro da Fiat tem o banco traseiro com regulagem longitudinal, o que aumenta espaço para carga e diminui o de pernas para passageiros.

Conforto

Rodas esportivas de liga aro 16 polegadas são herdadas da versão SS e aerofólio traseiro é item opcional conjugado com airbag - Rodas esportivas de liga aro 16 polegadas são herdadas da versão SS e aerofólio traseiro é item opcional conjugado com airbag
Para manter o reinado, a GM equipa a linha Astra 2010 com ar-condicionado eletrônico com controle de temperatura, regulagem elétrica de farol, retrovisor interno eletrocrômico, limpador traseiro acionado automaticamente com o engate da marcha a ré, entre outros.

Sem susto

A calibragem da suspensão diminui um pouco as transferências do piso e o rodar do Astra está mais macio mesmo em pisos irregulares, inclusive no banco traseiro. A estabilidade é excelente, com incrível facilidade para contornar curvas. O Astra não prega peça no motorista.

Dirigindo

O melhor é dirigir o Astra. O motor mais potente faz o carro andar muito, principalmente com álcool. As relações de transmissão estão corretas (ver avaliação técnica) e toda a força do motor está disponível em baixa rotação, o que evita as constantes trocas de marchas, principalmente no trânsito urbano. A direção bem calibrada dispensa esforço em manobras. O computador de bordo não equipa mais o carro, mas percebe-se o apetite do velho propulsor de oito válvulas para consumir combustíveis. O ponteiro do indicador do nível de combustível anda tão rápido quanto o carro.

Segurança

No segundo catálogo do Astra, pode-se comprar airbag duplo com o aerofólio traseiro. O fabricante não disponibiliza o eficiente sistema ABS nem como opcional. Alegação é a de que cerca de 95% dos proprietários não dão a mínima para o equipamento. Talvez o problema seja de inflexibilidade na linha de montagem. De qualquer forma, lamentável nos tempos atuais em que a maioria dos fabricantes equipa modelos desse segmento com ABS de série.

Leia mais sobre o Astra 2010 no box Veja Também, no canto superior direito

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação