Fiat Siena 1.0 EL x Renault Logan 1.0 Expression - Muita bagagem, pouco motor

Sedãs continuam em alta no Brasil e estes modelos atraem pelo espaço interno, porta-malas e equipamentos. Leia o comparativo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/09/2009 16:02 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Design do Siena agrada tanto na dianteira quanta na traseira - Fotos: Marlos Ney Vidal/Estado de Minas Design do Siena agrada tanto na dianteira quanta na traseira
Os sedãs estão sempre em alta no mercado nacional, mas é a carroceria menos prática em relação às do tipo hatch, perua e monovolume. Apesar de os sedãs terem porta-malas com grande capacidade, a abertura pequena impede a colocação de objetos maiores, como caixas. Fiat Siena é um dos mais vendidos no segmento dos compactos e o Renault Logan, que está mais para médio, tem espaço interno imbatível. Ambos são equipados com motor 1.0 flex e o Fiat leva vantagem na segurança. Leia o comparativo e saiba por que são equivalentes.

Fiat Siena EL 1.0 flex - Se não fosse o câmbio...

Veja mais fotos do Fiat Siena 1.0 EL!

Veja mais fotos do Renault Logan 1.0 Expression!

Espaço interno

O Logan é imbatível neste quesito. Há espaço de sobra para cinco ocupantes e os três no banco traseiro viajam confortavelmente. A grande distância entre-eixos - 19cm maior do que a do Siena - e a medida generosa de conforto, dois fatores determinantes do espaço interno, fazem do Logan o carro de melhor espaço interno. O Siena leva três ocupantes no banco traseiro apenas em percurso curto.

Siena - 2
Logan - 5


Porta-malas

Enormes nos dois modelos, com ligeira vantagem de 10 litros para o Logan. Porém, o Logan tem o inconveniente de o encosto do banco traseiro não ser rebatível, o que inviabiliza o transporte de objetos mais compridos. O encosto do banco do Siena é totalmente rebatível. Seria melhor se fosse bipartido, pois, além da carga, haveria lugar para um ou dois ocupantes.

Siena - 5
Logan - 4


Câmbio

As relações de transmissão são mais bem definidas no Logan. No Siena, há queda brusca de rotação da primeira para a segunda e desta para a terceira marcha, o que obriga o motorista a um troca-troca constante no trânsito urbano. Além disso, os engates do Logan são mais macios e com melhor definição.

Siena - 2
Logan - 4


Suspensão

Outro ponto para o Logan. O sistema de suspensão do Logan, que não é sofisticado, é um dos mais bem calibrados entre os carros vendidos no país ao conjugar conforto e estabilidade. A do Siena, além de transferir as imperfeições para o habitáculo, ainda tem o inconveniente da inclinação excessiva da carroceria em curva, o que gera desconforto principalmente para os passageiros de trás.

Siena - 2
Logan - 4


Motor/desempenho

Logan tem maior espaço interno e suspensão mais confortável - Logan tem maior espaço interno e suspensão mais confortável


O do Logan tem mais potências e torques em relação ao do Siena. O que prejudica mais o desempenho do Fiat são as relações de transmissão. Porém, desempenho não é o forte dos dois sedãs, que têm mais de uma tonelada de peso. Motor 1.0 não forma o par perfeito com os dois modelos.

Siena - 2
Logan - 3


Estilo

Apesar de ser subjetivo, não há dúvidas de que o do Siena é muito mais agradável. A última reestilização do sedã da Fiat foi das intervenções mais felizes, principalmente na traseira com as lanternas horizontalizadas e estreitas no estilo Alfa Romeo. O dilema do Logan são os faróis pequenos que não se harmonizam com a traseira.

Siena - 4
Logan - 3


Ergonomia

Não são destaques nos dois carros, mas é melhor no Siena. Os comandos dos vidros do Logan ficam mal posicionados no painel central.

Siena - 3
Logan - 2


Conforto/tecnologia

O Siena tem mais itens de conforto e conveniência do que o Logan, como entrada para iPod, Bluetooth, computador de bordo, entre outros. O Logan é mais simples e justamente por isso seu preço é menor mesmo com a maioria das dimensões de carro médio.

Siena 4
Logan 2


Consumo

É baixo em ambos e gastar mais ou menos combustível depende muito da maneira de dirigir. Em região de topografia acidentada, o aumento de consumo é inevitável. Por exemplo, Brasília é o oposto de Belo Horizonte.

Siena - 4
Logan - 4


Acabamento

O do Logan segue a lógica da simplicidade para redução de preço. O do Siena está longe de ser um primor, mas é superior.

Siena - 3
Logan - 2


Segurança

Vitória do Siena, que, além dos três apoios de cabeça de série no banco traseiro, tem airbags frontais e ABS na lista de opcionais. A única versão do Logan que tem três apoios de cabeça no banco traseiro é a topo de linha Privilège, que tem como opcionais os airbags frontais. ABS nem pensar. O apoio de cabeça é equipamento simples e evita lesão na coluna cervical em freada brusca ou colisão. Nenhum deles tem cinto central traseiro retrátil de três pontos.

Siena - 4
Logan - 2


Resultado

Siena - 35
Logan - 35


1 - ruim; 2 - regular; 3 - bom; 4 - muito bom; 5 - ótimo

Leia mais sobre o teste comparativo no box Veja Também, no canto superior da tela

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe