Fiat Siena 1.0 EL x Renault Logan 1.0 Expression - Muita bagagem, pouco motor

Sedãs continuam em alta no Brasil e estes modelos atraem pelo espaço interno, porta-malas e equipamentos. Leia o comparativo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/09/2009 16:02 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Design do Siena agrada tanto na dianteira quanta na traseira - Fotos: Marlos Ney Vidal/Estado de Minas Design do Siena agrada tanto na dianteira quanta na traseira
Os sedãs estão sempre em alta no mercado nacional, mas é a carroceria menos prática em relação às do tipo hatch, perua e monovolume. Apesar de os sedãs terem porta-malas com grande capacidade, a abertura pequena impede a colocação de objetos maiores, como caixas. Fiat Siena é um dos mais vendidos no segmento dos compactos e o Renault Logan, que está mais para médio, tem espaço interno imbatível. Ambos são equipados com motor 1.0 flex e o Fiat leva vantagem na segurança. Leia o comparativo e saiba por que são equivalentes.

Fiat Siena EL 1.0 flex - Se não fosse o câmbio...

Veja mais fotos do Fiat Siena 1.0 EL!

Veja mais fotos do Renault Logan 1.0 Expression!

Espaço interno

O Logan é imbatível neste quesito. Há espaço de sobra para cinco ocupantes e os três no banco traseiro viajam confortavelmente. A grande distância entre-eixos - 19cm maior do que a do Siena - e a medida generosa de conforto, dois fatores determinantes do espaço interno, fazem do Logan o carro de melhor espaço interno. O Siena leva três ocupantes no banco traseiro apenas em percurso curto.

Siena - 2
Logan - 5


Porta-malas

Enormes nos dois modelos, com ligeira vantagem de 10 litros para o Logan. Porém, o Logan tem o inconveniente de o encosto do banco traseiro não ser rebatível, o que inviabiliza o transporte de objetos mais compridos. O encosto do banco do Siena é totalmente rebatível. Seria melhor se fosse bipartido, pois, além da carga, haveria lugar para um ou dois ocupantes.

Siena - 5
Logan - 4


Câmbio

As relações de transmissão são mais bem definidas no Logan. No Siena, há queda brusca de rotação da primeira para a segunda e desta para a terceira marcha, o que obriga o motorista a um troca-troca constante no trânsito urbano. Além disso, os engates do Logan são mais macios e com melhor definição.

Siena - 2
Logan - 4


Suspensão

Outro ponto para o Logan. O sistema de suspensão do Logan, que não é sofisticado, é um dos mais bem calibrados entre os carros vendidos no país ao conjugar conforto e estabilidade. A do Siena, além de transferir as imperfeições para o habitáculo, ainda tem o inconveniente da inclinação excessiva da carroceria em curva, o que gera desconforto principalmente para os passageiros de trás.

Siena - 2
Logan - 4


Motor/desempenho

Logan tem maior espaço interno e suspensão mais confortável - Logan tem maior espaço interno e suspensão mais confortável


O do Logan tem mais potências e torques em relação ao do Siena. O que prejudica mais o desempenho do Fiat são as relações de transmissão. Porém, desempenho não é o forte dos dois sedãs, que têm mais de uma tonelada de peso. Motor 1.0 não forma o par perfeito com os dois modelos.

Siena - 2
Logan - 3


Estilo

Apesar de ser subjetivo, não há dúvidas de que o do Siena é muito mais agradável. A última reestilização do sedã da Fiat foi das intervenções mais felizes, principalmente na traseira com as lanternas horizontalizadas e estreitas no estilo Alfa Romeo. O dilema do Logan são os faróis pequenos que não se harmonizam com a traseira.

Siena - 4
Logan - 3


Ergonomia

Não são destaques nos dois carros, mas é melhor no Siena. Os comandos dos vidros do Logan ficam mal posicionados no painel central.

Siena - 3
Logan - 2


Conforto/tecnologia

O Siena tem mais itens de conforto e conveniência do que o Logan, como entrada para iPod, Bluetooth, computador de bordo, entre outros. O Logan é mais simples e justamente por isso seu preço é menor mesmo com a maioria das dimensões de carro médio.

Siena 4
Logan 2


Consumo

É baixo em ambos e gastar mais ou menos combustível depende muito da maneira de dirigir. Em região de topografia acidentada, o aumento de consumo é inevitável. Por exemplo, Brasília é o oposto de Belo Horizonte.

Siena - 4
Logan - 4


Acabamento

O do Logan segue a lógica da simplicidade para redução de preço. O do Siena está longe de ser um primor, mas é superior.

Siena - 3
Logan - 2


Segurança

Vitória do Siena, que, além dos três apoios de cabeça de série no banco traseiro, tem airbags frontais e ABS na lista de opcionais. A única versão do Logan que tem três apoios de cabeça no banco traseiro é a topo de linha Privilège, que tem como opcionais os airbags frontais. ABS nem pensar. O apoio de cabeça é equipamento simples e evita lesão na coluna cervical em freada brusca ou colisão. Nenhum deles tem cinto central traseiro retrátil de três pontos.

Siena - 4
Logan - 2


Resultado

Siena - 35
Logan - 35


1 - ruim; 2 - regular; 3 - bom; 4 - muito bom; 5 - ótimo

Leia mais sobre o teste comparativo no box Veja Também, no canto superior da tela

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação