Kia Cerato 1.6 16V - Bom e bonito

Cerato conquista por ter mais qualidades do que defeitos. Motor 1.6, de 126cv, é um dos destaques do sedã, sendo bastante elástico e proporcionando prazer ao dirigir

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/10/2009 15:59 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press
Se a nova geração do Cerato parece ter sido projetada à imagem dos sedãs Civic e City da Honda, o resultado ficou melhor. As linhas do sedã de origem coreana são mais do que agradáveis aos olhos. Não há um só friso em toda a extensão lateral da carroceria, com linha de cintura ascendente no sentido da traseira. Os faróis estreitos e alongados têm semelhança incrível com os modelos Honda. As lanternas traseiras arrematam o conjunto de maneira exemplar e mais feliz do que as do City. O resultado é excelente.

Veja mais fotos do Kia Cerato!

Bom gosto

A beleza continua no interior com forração em tom claro e de bom gosto. O habitáculo do Cerato é limpo, agradável, um lugar onde o bem-estar é imperativo. Chama a atenção ainda o painel central simétrico, no qual o volante pode ser deslocado para qualquer um dos lados conforme a cultura dos países em que o carro é vendido.

Conheça o Kia Cerato em detalhes no Vrum na TV



Em movimento

Instrumentos estão bem localizados (ver análise ergonômica) e volante agrupa comandos do som, mas falta regulagem em distância da coluna de direção, que tem ótima calibragem. O melhor é colocar o Cerato em movimento e perceber que os engates do câmbio são macios, precisos e leves, sendo um dos melhores já analisados. A elasticidade do motor torna mais prazeroso o ato de dirigir. O motor, que tem comando variável de abertura de válvulas, responde fácil aos comandos a partir das 2.000rpm e anda muito por ser 1.6. Com ar-condicionado ligado, perde um pouco do brilho, mas dá conta do recado.

Imperfeições

Painel central é simétrico, no qual o volante pode ser deslocado para qualquer um dos lados - Painel central é simétrico, no qual o volante pode ser deslocado para qualquer um dos lados


Os freios são eficientes. O que destoa do conjunto é o sistema de suspensão traseiro, que absorve pouco as imperfeições mais acentuadas do solo, transferindo com intensidade para dentro. Precisa evoluir, embora o rodar seja muito suave e confortável em pisos lisos ou de poucas imperfeições. Outro incômodo é a ausência de chave na tampa do porta-malas, que só pode ser aberto por dentro e na unidade testada o comando da chave no controle remoto não funcionava. O porta-malas é de ótimo tamanho, como convém a um sedã, e leva muita bagagem.

Visibilidade

Outro senão no Cerato é a visibilidade traseira, mal que aflige os sedãs. Freios ABS e airbag duplo frontal são de série, mas faltam apoio de cabeça e cinto de três pontos retrátil para o passageiro do assento central. O assoalho é praticamente plano com ressalto muito pequeno e quase insignificante no centro.

Veredito

O Cerato tem um excelente conjunto, agradando muito em quase tudo. E se carro vende pela beleza, esse coreano vai longe.

Leia mais sobre o teste do Cerato no box "Veja Também", no canto superior da tela

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação