Audi A6 - Um alemão de grife

Para incrementar mais o sedã, Audi acrescenta pacote S-Line

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/11/2009 17:32 Enio Greco /Estado de Minas
Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
Avaliação Técnica *

Positivo

Climatização


É automático digital. Existe regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, assim como a velocidade do fluxo de ar. Para os passageiros de trás, tem duplo difusor de ar, instalado no final do console central, também com boa vazão. Apresentou excelente funcionamento, com ótima vazão de ar; nível de ruídos satisfatório, mesmo na máxima velocidade; baixo tempo para dar a sensação de conforto em todo habitáculo; e boa vedação contra gases/fumaça vindos de fora. O vidro do teto solar é encoberto por tampa, que veda a incidência do sol na cabeça.

Freios

Sistema está muito bem dimensionado nos dois eixos, com calibração fina, ABS eficiente e pedal com ótima sensibilidade e relação. Numa condução bem esportiva, permite frear forte na entrada de curvas sem afundamento exagerado do eixo dianteiro, e sem desvios de trajetória imposta, com boa desaceleração, sem perda de eficiência de frenagem, após trecho com longa descida sinuosa. Apresentou ruído do contato das pastilhas com o disco de freio no eixo dianteiro, quando o carro roda sobre piso de paralelepípedo.

Câmbio

Relações de marchas estão muito bem definidas e proporcionam condução eficiente do veículo no uso misto. Quadro de instrumentos tem a informação do modo e da marcha selecionada. A tração é permanente nas quatro rodas e o diferencial central mecânico distribui as forças de tração de modo variável entre os dois eixos, conforme a situação dinâmica do veículo, sendo o mais usual com 40% para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro.

Motor

A entrada do compressor é muito suave, progressiva e sem trancos, proporcionando performance extraordinária. O torque é excepcional e a sua curva é plana (42,9kgfm de 2.500rpm a 4.800rpm), assim como a da potência (290cv de 4.500rpm a 6.800rpm). É bem elástico, sem trepidações e silencioso o seu funcionamento. Proporciona dirigibilidade muito prazerosa e segura, sendo ágil na medida no trânsito urbano e muito rápido e dinâmico em rodovias. Com o veículo com carga útil e ar-condicionado ligado, é desprezível a perda no rendimento.

Vedação

Boa contra água e poeira.

Direção

Coluna de direção tem ajuste elétrico em altura e distância, com ótimo curso. As cargas do sistema proporcionam muito conforto e leveza no uso urbano e em manobras de garagem, sendo firme e muito segura em rodovias. Apresentou excelente precisão na reta e em curvas, com reações homogêneas e com boa sensibilidade. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno são aceitáveis. Os pneus homologados para esta versão são extremamente vulneráveis a buracos e têm altíssimo custo de reposição.
 
Iluminação

Tem luz de cortesia na base inferior das quatro portas, zona dos pés de todos os ocupantes, para-sóis, porta-malas, porta-luvas e base inferior dos retrovisores externos. Os faróis são bixenon, muito eficientes, com regulagem automática de altura e esguichos para lavar as lentes. Na zona do teto, tem plafonier na dianteira, com dupla lanterna e duplo spot fixo integrado. E para os passageiros de trás, existem duas luzes de leitura, com bom resultado em iluminação. Sistema tem sensor crepuscular.

Estepe/Macaco

O estepe, que tem roda e pneus iguais ao de uso, está instalado dentro do porta-malas. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar, com ferramenta específica, as tampas plásticas de acabamento da cabeça dos parafusos. O kit de troca está instalado em fundo falso, sem identificação por etiqueta na lateral direita do porta-malas. As rodas têm parafuso antifurto.


Ferramentas

Tem uma chave de fenda, combinada com Phillips.

Alarme


Sistema é completo, com chave de ignição codificada, e existe proteção perimétrica das partes móveis contra arrombamento, e a volumétrica, dentro do habitáculo, contra a invasão através da quebra dos vidros.

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é de 546 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.


Regular

Acabamento da carroceria


Qualidade da pintura é boa. As portas do lado direito e dianteiro esquerda estão desniveladas. A tampa do porta-malas está descentralizada. O capô tem montagem razoável em relação aos para-lamas, mas está desalinhado em relação ao para-choque. Na tampa do porta-malas há a indicação da motorização do modelo 3.0T, sugerindo ser turbo, mas o motor é equipado com compressor volumétrico de geometria variável e a letra correspondente deveria ser K, de kompressor.

Vão do motor

Acesso à manutenção é bem limitado na parte frontal e nas laterais do motor, devido à pequena área do vão. O capô, que tem ótimo ângulo de abertura, é sustentado, quando aberto, por mola a gás. O resultado do isolamento acústico é exceletente em relação ao habitáculo. Os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio.

Suspensão

Conforto de marcha está coerente com a proposta esportiva. Ao trafegar sobre pisos irregulares, é notória a transferência das imperfeições do solo para dentro. A estabilidade merece destaque pela alta precisão em curvas de raios variados, onde os pneus de alta performance auxiliam bem, assim como o sistema de tração permanente nas quatro. Em curva de raio curto e médio, feitas no limite da aderência lateral, atuaram com eficiência os sistemas eletrônico de estabilidade e tração, auxiliando na trajetória imposta.

Limpador de para-brisa

Tem sensor de chuva. São seis jatos que atingem toda a área do para-brisa, que ativam automaticamente o sistema de limpeza, feito por palhetas de qualidade, mas a área varrida junto à coluna A, do lado condutor, não é boa, pois fica grande parte sem limpar, o que engrossa a coluna e prejudica o campo de visão. É fácil a identificação e manuseio do reservatório de água, instalado dentro do vão do motor.

Negativo

Altura do solo


Toda zona inferior do motopropulsor tem proteção por chapa plástica integral, de resistência limitada. Toca com frequência o solo toda zona inferior do para-choque e prolongamentos laterais. A altura do solo é limitada em toda extensão do chassi e deve-se ter atenção quando se trafega sobre piso irregular, mesmo o usual, e ao transpor quebra-molas, onde raspa a zona central do chassi.

Nível de ruídos internos

O habitáculo não é silencioso quando se trafega sobre pisos irregulares, com vários pequenos ruídos em toda cabine. O efeito aerodinâmico é contido até 140km/h, sendo crescente a partir dessa velocidade.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
Notas (0 a 10)

Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 9
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação