Gol Titan - O pé-de-boi

Hatch aventureiro parte de R$ 28.158, mas vem pelado, sem direção hidráulica ou limpador do vidro traseiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/11/2009 12:16 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Fotos Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
Avaliação técnica

Vão do motor

Mesmo sem ter isolantes acústicos no painel de fogo e na parte interna do capô, o resultado do isolamento acústico é muito bom para o seu segmento de mercado, favorecido pela montagem longitudinal do motor, filtro de ar eficiente no som da aspiração e conjunto de correias/polias trabalhando na parte frontal do vão. O acesso à manutenção em geral é ótimo e o ângulo de abertura do capô é bom. A sistematização dos vários componentes é funcional e prática.

Altura do solo
Não tem proteção inferior para o cárter, mas, com a elevação das suspensões, não houve interferências com o solo.

Climatização

O veículo avaliado não tinha ar-condicionado. Existe ventilação interna forçada, com quatro velocidades da caixa de ar e vazão satisfatória pelos difusores de ar do painel, que têm formato circular e o corpo gira 360°, mas falta ar quente. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável.

Freios

Pedal de freio tem boa sensibilidade, sem ser imediato demais. O conjunto no eixo dianteiro e traseiro apresentou bom comportamento dinâmico, em função do peso do veículo e rendimento do motor. As reações foram equilibradas e a desaceleração satisfaz pela manutenção da trajetória e espaço percorrido até a imobilização. Não tem ABS. O freio de estacionamento atuou normalmente.

Câmbio

A qualidade de engate é muito boa, em precisão, maciez, curso, posicionamento da alavanca e pega no pomo. As relações de marchas/diferencial atendem bem a dirigibilidade no uso misto. O nível de ruídos de funcionamento do trambulador é baixo.

Motor
A potência e torque satisfazem na condução do veículo no uso urbano e em rodovias. Apresentou boa aceleração e retomadas de velocidade, para a cilindrada (veículo sem ar-condicionado). O sistema flex atuou normalmente e o ganho com álcool é mínimo. Mesmo com o torque máximo atuando em alta rotação (4.250rpm), apesar da arquitetura do cabeçote com oito válvulas, a dirigibilidade é satisfatória em baixos regimes de rotação. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável.

Vedação
Boa contra água.

Suspensão
A elevação das suspensões e a adoção de pneu de uso misto não prejudicaram a estabilidade, e o carro tem boa precisão em curvas de raios variados, apesar do aumento da inclinação da carroceria nas de raio curto e médio, feitas no limite da aderência lateral e em piso seco. O conforto de marcha está coerente com a proposta dessa versão, com boa absorção a impactos, e das imperfeições do solo, com transferência aceitável para o habitáculo.

Direção
A coluna de direção é fixa e um pouco descentralizada para a esquerda. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso na cidade e em rodovias. O diâmetro de giro atende, assim como a velocidade do efeito/retorno. Os pneus homologados satisfazem em conforto, aspereza de rolagem e precisão na reta e em curvas de terra batida e asfalto seco.

Iluminação

Não há luzes de cortesia. Os faróis têm refletor único e a eficiência é normal no baixo e no alto. Não há auxílio de faróis de neblina. No habitáculo há uma lanterna simples na parte anterior do teto, com resultado aceitável para proposta dessa versão. O quadro de instrumentos, console central e interruptores elétricos instalados nos painéis de porta têm boa identificação noturna.

Limpador do para-brisa
Ao esguichar água no para-brisa, o sistema de varredura é automático, feito por palhetas de qualidade que limpam uma boa área. No vidro traseiro, o esguicho único, de baixo para cima, tem boa vazão e pressão e a área limpa satisfaz. A reposição de água no reservatório, instalado dentro do vão do motor, é fácil.

Estepe/macaco
O estepe roda e pneu iguais aos de uso e está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho e, debaixo dele, está o kit de troca. A operação de troca é normal.


Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 285
litros, o mesmo encontrado na nossa medição, com a tampa do bagagito
fechada e o banco traseiro na posição normal.

Regular

Acabamento da carroceria

A qualidade da pintura é boa. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. O capô e a tampa traseira estão descentralizados e desnivelados. As molduras plásticas das curvaturas dos para-lamas têm boa montagem.

Alarme
A chave de ignição é codificada e não tem proteção perimétrica das partes móveis nem volumétrica, dentro do habitáculo.


Negativo

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de calçamento, terra com costelas e asfalto em má conservação, surgem vários ruídos no habitáculo.

 
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.


Veja mais do Volkswagen Gol Titan 1.0 8V flex!

Equipamentos de série

Conforto/conveniência Regulagem de altura do banco do motorista e espelhos nos para-sóis.

Aparência Faixas decorativas nas laterais, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas e molduras na caixas de roda (foto).

Segurança Terceira luz de freio e regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros.

Opcionais

Retrovisores com comando elétrico; comando elétrico dos vidros dianteiros, travas e retrovisores; ar-condicionado; direção hidráulica; CD Player com MP3, USB, SD Card e Bluetooth; e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.

Motor 1.0 mantém a velha disposição longitudinal, abandonada no Gol GV - Motor 1.0 mantém a velha disposição longitudinal, abandonada no Gol GV


Ficha técnica

Motor

Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 68cv (gasolina) e 71cv (álcool) a 5.750rpm e torques máximos de 9,4kgfm (gasolina) e 9,7kgfm (álcool) a 4.250rpm

Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)

Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, interdependente, com braço longitudinal / 5 x 14 polegadas, em aço / 175/70 R14

Freios
Disco de freio ventilado na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)

Tanque
55 litros

Capacidade de carga (passageiros e bagagem)
440 quilos

Veja mais do Volkswagen Gol Titan 1.0 8V flex!

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação