Fiat Uno Mille Way X VW Gol Titan: buracos, chegamos!

Hatchs são equipados com motor 1.0, estão entre os carros de menor preço no país e têm em comum suspensão elevada e baixo consumo

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postado em 27/11/2009 13:17 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
O Mille passa a ter rival direto com a elevação da suspensão do Gol Titan. Versão Titan usa modelo da geração quatro do carro mais vendido no país. Tanto Way quanto Titan são apropriados para rodar com desenvoltura sobre pisos ruins pela maior altura do solo em relação às versões sem alteração de suspensão. Se o Gol é da geração antiga, o Mille não fica atrás e é também um dos projetos mais antigos em produção no mercado nacional. São muitas qualidades e imperfeições dos dois modelos, que pecam em segurança básica. Itens sofisticados, nem pensar.

Entenda no ponto a ponto por que o Volks leva o comparativo



Espaço interno
Não é avantajado em ambos, que são modelos compactos, mas a sensação é de que no Uno os ocupantes se acomodam melhor. Porém, dois aspectos determinantes do aproveitamento no habitáculo — distância entre-eixos e medida de conforto —são maiores no Gol. Além disso, o VW é mais largo, mas o Uno tem maior altura interna. O ideal em percursos longos são apenas dois passageiros no banco traseiro. Na cidade, três se apertam atrás.
Way 2 Titan 2


Porta-malas
Espaço para bagagem em carros pequenos não é lá grande coisa e porta-malas precisa de arrumação para levar a tralha de quatro pessoas. Porém, ambos estão entre os maiores na categoria dos compactos.
Way 3 Titan 3

Câmbio
Os engates no Gol são melhores e as relações de transmissão estão bem acertadas. Não há queda brusca de rotação quando se passa de uma marcha para outra. No Uno, isso não ocorre. Um dos segredos do bom desempenho do Gol pode ser creditado também às relações de transmissão bem escalonadas.
Way 3 Titan 4

Suspensão
Ponto alto nos dois modelos para trafegar sobre pisos irregulares, muito comuns em ruas, avenidas e estradas brasileiras. O motorista pode encarar caminhos ruins sem preocupação. Porém, ambas são desconfortáveis e transferem as imperfeições do piso para o habitáculo, sendo que a do Gol um pouco menos dura.
Way 4 Titan 4

Motor/desempenho

Melhor para o Gol, que tem motor com mais torque e potência. São 0,5kgfm a mais para o Volkswagen e cinco cavalos a mais de potência, o que é bastante significativo em motores de baixa cilindrada. Além disso, o escalonamento de relações de transmissão está correto no Gol e não ocorre queda brusca de rotação nas trocas de marchas. O desempenho do Way é também muito bom e o carro anda bem, mas o Titan nem parece 1.0
Way 4 Titan 5


Estilo
Quando foi lançado, o Uno ganhou o apelido de bota ortopédica pelas linhas da carroceria, que agradam até hoje. Modelo é de 1984. As do Gol são simples e a geração quatro é atualização do geração dois, chamada popularmente de Bolinha. E também agrada bastante.
Way 3 Titan 3

Ergonomia
Mazelas dos dois modelos com problemas simples e que incomodam bastante. Há mais pontos negativos do que positivos.
Way 2 Titan 2

Conforto/tecnologia
As duas versões são simples demais e há poucos itens de conforto e tecnologia na lista de opcionais, o que não passa de ar-condicionado e direção hidráulica.
Way 1 Titan 1

Consumo
Destaque nos dois carros, que são pães-duros demais mesmo quando se pisa fundo no acelerador. Essa é a proposta dos motores de baixa cilindrada, desempenho limitado e inimigos de postos de abastecimento.
Way 5 Titan 5

Acabamento/montagem
Ponto fraco em ambos. A folga entre as partes móveis e a carroceria mais parece fenda. Cabe até um dedo. Tudo por causa da idade do projeto. O do Gol não fica atrás, com rangidos internos que incomodam e conforme a posição da fivela dos cintos de segurança laterais traseiros o batuque indesejável é compulsório.
Way 1 Titan 1


Segurança
Outra decepção. Airbag e ABS parecem ser peça de ficção. No Uno, os cintos laterais traseiros não são retratéis, o que dificulta a colocação. Falta incentivo para usar o mais importante e simples equipamento de segurança. No Gol, os cintos são retráteis, mas apoios de cabeça nem figuram na lista de opcionais.
Way 1 Titan 1

Custo/benefício
Os preços dos automóveis são muito altos no Brasil. Carga tributária excessiva e margem larga de lucro dos fabricantes. Nesse contexto, Gol Titan e Uno Mille Way estão entre os de menor preço, mas deveriam custar bem menos.
Way 3 Titan 3



Resultado

Way 32 Titan 34


1 – ruim; 2 – regular; 3 – bom; 4 – muito bom; 5 – ótimo

Confira as fichas técnicas e equipamentos de cada modelo no box Leia mais, no canto superior direito da tela!

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