Volkswagen Fox Prime 1.6 I-Motion - Economizando as trocas

Além da reestilização, que o deixou em sintonia com novo DNA de estilo da VW, Fox ganha opção do câmbio I-Motion. Saiba como o modelo se saiu em nossas avaliações.

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/12/2009 16:05 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Avaliação técnica

Positivo

Vão do motor

Há isolante acústico somente no painel de fogo, com bom resultado da insonorizaçao em alta rotação. A sistematização dos vários componentes é racional e o acesso à
manutenção em geral, bom.

Altura do solo
Não tem chapa em aço protetora para a parte inferior do motopropulssor. Não ocorreram interferências com o solo no percurso misto de provas.

Climatização
É por comando manual. A vazão de ar é boa e o nível de ruídos de funcionamento, aceitável. Não ocorreu admissão de gases/fumaça. Os comandos de temperatura, velocidade e direção do fluxo têm boa dimensão e pega. As teclas do recírculo e do ar-condicionado têm boa identificação quando o sistema está ligado.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS apresentou-se eficiente. As suas reações são homogêneas nos dois eixos e a desaceleração foi balanceada sobre piso seco e molhado. O freio de estacionamento atuou normal.

Motor
O sistema flex funcionou bem com boa partida a frio com álcool no tanque, além de partida a quente imediata. Mesmo com o motor pouco aquecido, a marcha lenta foi linear e a aceleração, progressiva. A performance agrada bem no uso urbano e em rodovias, em função da cilindrada e peso do veículo, mas tem uma dirigibilidade superior com um câmbio manual de cinco marchas. Com carga máxima e ar-condicionado ligado ainda proporciona uma dirigibilidade razoável no uso misto, com aceleração e retomadas de velocidade satisfatórias. O torque máximo em baixa rotação (15,6kgfm a 2.500rpm) contribui bastante na condução urbana e em rodovias com velocidade limitada.

Vedação
Boa contra água.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância. A assistência hidráulica tem ótima calibragem e o sistema tem reações com excelente resposta e sensibilidade. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito/retorno. Em curvas sobre piso irregular de terra e paralelepípedo, o conjunto nível de ruídos baixo. A precisão na reta e em curvas é muito boa.

Limpador do para-brisa
Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura de água que atinge todo o para-brisa. As palhetas apresentam boa qualidade e varrem uma boa área. No vidro traseiro, o sistema é eficiente. Tem sensor de chuva (opcional).

Estepe/ macaco
O estepe tem a roda em aço e o pneu igual aos de uso. Está instalado no assoalho dentro do porta-malas. O kit de trocas está encaixado dentro do aro. A operação de troca é normal. Os pontos de apoio do macaco estão indicados nas soleiras.


Veja mais fotos do Volkswagen Fox Prime 1.6 I-Motion!

Regular

Acabamento da carroceria

A qualidade final da pintura é boa. A montagem das partes móveis é satisfatória, menos da porta traseira esquerda, que está desnivelada. Os vários componentes externos (para-choques, faróis, lanternas, frisos das portas, pestanas dos vidros etc.) têm boa montagem.

Câmbio
A transmissão é do tipo automatizada, que são trocadas por um sistema eletro-hidráulico com controle eletrônico e com três programas de condução. No quadro de instrumentos tem display informando a opção selecionada. As letras D, N, R e símbolos e –, quando selecionados e reconhecidos pelo programa, têm iluminação destacada na base da alavanca. Apresentou retardo de resposta acima do usual no reconhecimento de trocas sucessivas em manobras de garagem/estacionamento, onde tem-se que selecionar a ré, 1ª e N. Numa utilização normal do veículo, as trocas não são tão suaves e ocorre queda da rotação do motor na passagem das marchas. Na prova de arrancada em subida acentuada, ao tirar o pé do freio e acelerar imediatamente ocorre um pequeno deslocamento para trás e, depois do acoplamento da embreagem, consegue-se tirar o veículo da inércia muito lentamente. Nas reduções automáticas ou manual, o gerenciamento eletrônico do câmbio tem função “punta taco”, muito útil. A queda da rotação do motor nas trocas é de mais ou menos 1.000rpm, e é boa a resposta em kick-down.

Suspensão
É um automóvel muito estável e contorna com excelente precisão e mínima inclinação da carroceria curvas de raios variados, estando o veículo em velocidade elevada. O conforto de marcha é razoável, com nível aceitável das transferências das imperfeições do solo para dentro, mas perde bem com carga máxima.

Iluminação
Há luz de cortesia nos para-sóis, porta-malas e porta-luvas. O novo farol tem duplo refletor e apresentou boa eficiência no baixo e no alto, além de contar com faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos, console central e interruptores dos painéis de porta têm fácil identificação noturna. No teto, há plafonier com lanterna em forma de U, que tem duplo spot fixo integrado, sendo o resultado satisfatório em iluminação. O sistema tem sensor crepuscular (opcional).

Alarme
A chave de ignição é codificada e há proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada, mas não tem a volumétrica dentro do habitáculo, contra invasão pela quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, por meio de controle remoto inserido na própria chave, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem.

Negativo

Nível interno de ruído

O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de calçamento, terra com costelas e asfalto malconservado surgem vários pequenos ruídos no habitáculo.


Ferramentas
Não tem.

A capacidade de 280 litros do porta-malas pode ser ampliada com a regulagem dos bancos traseiros - opcional - A capacidade de 280 litros do porta-malas pode ser ampliada com a regulagem dos bancos traseiros - opcional


Extra

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 260 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Quanto custa?

A versão de entrada do Fox I-Motion Prime tem preço sugerido de R$ 39.830, e a completa, de R$ 52.400.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação