Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion - Pensa demais

De olho na concorrência e na redução de custos, Volkswagen equipa Gol e Voyage com câmbio automatizado, solução que fica no meio do caminho entre manual e automático

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postado em 21/12/2009 11:35 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Fotos Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Em um mercado tão competitivo como o brasileiro, não se pode ficar indiferente aos movimentos da concorrência, principalmente quando ocorrem nos segmentos de maior volume. Assim que a Fiat decidiu estender o seu câmbio automatizado (batizado de Dualogic), que já era vendido nas linhas Idea, Stilo e Linea, ao Palio e Siena com motor 1.8, a Volkswagen, principal concorrente da marca italiana na disputa pela liderança do nosso mercado, resolveu agir rápido e equipou também o Gol 1.6 e o Voyage 1.6 com o seu I-Motion, já disponibilizado na família Polo.

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Intermediária

Os câmbios automatizados surgiram como uma solução intermediária, já que, como se trata de uma transmissão manual gerenciada eletronicamente e acionada por um conjunto de atuadores eletro-hidráulicos, custa menos e tem manutenção mais barata do que a de uma automática e oferece a vantagem da possibilidade de trocas automáticas ou manuais, sem perda de potência ou aumento do consumo (o computador de bordo registrou a média de 7,2km/l com gasolina na cidade).

Os trancos da transmissão automatizada diminuíram, mas tem trocas lentas - Os trancos da transmissão automatizada diminuíram, mas tem trocas lentas


Trancos

Por outro lado, os trancos durante as trocas, que jogam o corpo dos ocupantes para a frente e para trás, é um problema que os fabricantes tentam minimizar. Quando a Volkswagen lançou o I-Motion no Polo, ressaltou exatamente essa principal evolução da sua transmissão em relação à da concorrência. Verdade seja dita, os trancos diminuíram muito e as trocas se tornaram bem mais suaves. Para conseguir isso, os engenheiros lançaram mão de várias soluções, incluindo a troca de vários componentes internos da caixa e encurtou as relações da segunda, terceira e quarta marchas. Mas a transmissão continua exigindo paciência quando se tentar andar rápido o conjunto pensa demais , mesmo usando o modo de troca esportiva (por meio da tecla S, no console).

Subidas

Outros problemas que persistem são a dificuldade de se dosar o acelerador, principalmente nas manobras em lugares apertados, quando o carro só reage, e de forma um pouco brusca, quando se aperta mais o acelerador; e a impossibilidade de se usar o câmbio no modo automático em subidas de piso escorregadio, onde a transmissão fica confusa entre a primeira e a segunda. Nessas situações, o único caminho é usar o modo manual e pressionar levemente o acelerador, para evitar o que ocorre no automático: a parada no meio da subida. Por outro lado, é preciso ressaltar a principal vantagem desse câmbio I-Motion, que aparece no congestionado trânsito dos grandes centros, onde o motorista não precisa ficar acionando a alavanca a todo momento. Outro ponto positivo é o sistema (opcional) que possibita as trocas manuais no volante, por meio de aletas, proporcionando uma tocada mais prazerosa. Também chamam a atenção o bom compromisso da suspensão entre conforto e estabilidade e a eficiência dos freios.

Interior

Se, por fora, a única coisa que distingue a versão Comfortline com câmbio automatizado daquela com câmbio normal é a inscrição I-Motion na tampa traseira, por dentro, as principais alterações, além da alavanca de marchas e da falta do pedal de embreagem, são o volante, herdado do Passat CC (com detalhes cromados na base), e a indicação das marchas engatadas na telinha do computador de bordo, no centro do painel de instrumentos. A versão avaliada (Comfortline) tem de série bancos com tecido de tear (de toque agradável), painel de instrumentos em duas cores (preta e cinza escuro), detalhes internos cromados (comandos do ar, base da alavanca de marchas etc.)e para-sóis com espelho e iluminação. Mas falta abertura interna do porta-malas e o principal: apoio de cabeça e cinto de três pontos para quem senta no meio, não disponíveis nem como opcionais.

Veredito

O Voyage Comfortline I-Motion é um carro que vai atender bem quem não quer ter o trabalho de ficar trocando de marcha a todo instante, seja na cidade ou na estrada; e a quem gosta de ter opções de troca manual ou automática sem gastar muita grana. Mas quem compra não pode ter a ilusão de estar levando um similar de automático, pois isso não é verdade.

Leia a avaliação técnica do Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion!.

Confira a lista de equipamentos e as especificações técnicas do Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion!.

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