Voyage 1.6 I-Motion - Conferindo o sedã

Saiba como o Voyage Comfortline 1.6 I-Motion se saiu nos testes

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postado em 21/12/2009 11:51 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Fotos Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press
Avaliação técnica

Positivo

Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. A montagem das partes móveis (portas, capô e tampa do porta-malas) é satisfatória.

Vão do motor
Existe isolante acústico somente no painel de fogo, com resultado razoável com o motor em alta rotação. A sistematização dos vários componentes é racional e o acesso à manutenção em geral, mesmo na posição de montagem transversal do motor, é boa.

Altura do solo
Não tem, de série, chapa em aço protetora para a zona inferior do conjunto motopropulsor. Não ocorreram interferências com o solo.

Climatização
Os quatro difusores de ar do painel têm formato circular e o corpo interno das aletas direcionais giram 360º. A vazão de ar é boa e o nível de ruídos de funcionamento, aceitável. Está bem vedado. Os comandos de temperatura, velocidade e direção do fluxo têm boa dimensão e pega. O controle do recírculo é por haste deslizante e a tecla do ar-condicionado tem boa identificação quando o sistema está ligado.

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Motor
O sistema flex funcionou bem, com boa partida a frio com álcool no tanque. Mesmo com o motor pouco aquecido, a marcha lenta foi linear e a aceleração progressiva. A performance agrada bem no uso urbano e em rodovias, em função da cilindrada e peso do veículo. Mesmo carregado e ar-condicionado ligado, o veículo ainda proporciona dirigibilidade razoável no uso misto, com aceleração e retomadas de velocidade satisfatórias. O torque máximo em baixa rotação (15,6kgfm a 2.500rpm) contribui bastante na condução urbana e em rodovias com velocidade limitada.

Vedação
Boa contra água.

Suspensão
É um automóvel muito estável e contorna com excelente precisão e mínima inclinação da carroceria curvas de raios variados com o veículo em velocidade elevada. O conforto de marcha é razoável, com pequena perda quando o veículo está carregado.

Direção
Coluna de direção tem ajuste em altura e distância e está centralizada. A assistência hidráulica tem ótima calibragem e o sistema, reações com excelente resposta e sensibilidade. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito/retorno. Em curvas sobre piso irregular de terra e paralelepípedo, apresentou nível baixo de ruídos. A precisão na reta e em curvas é muito boa.

Limpador do para-brisa
Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura de água, que atinge todo o para-brisa. As palhetas apresentam boa qualidade e varrem uma ampla área. O reservatório de água, instalado dentro do vão do motor, tem fácil acesso.

Estepe/macaco
O estepe, que tem roda em aço e pneu igual aos de uso, está instalado no assoalho dentro do porta-malas. A operação de troca é normal. Os pontos de apoio do macaco estão indicados nas soleiras.

Alarme

O sistema é completo, com chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada, e a volumétrica dentro do habitáculo, contra invasão pela quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, por meio de controle remoto, inserido na chave, os vidros sobem automaticamente. Sistema antiesmagamento funcionou bem.

Regular

Freios

Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS apresentou-se eficiente. As suas reações são homogêneas nos dois eixos e a desaceleração foi balanceada. O freio de estacionamento atuou de forma normal.

Câmbio
A transmissão é do tipo automatizada, com cinco marchas à frente. Apresentou funcionamento razoável para proposta dessa transmissão. Numa utilização normal do veículo, as trocas não são tão suaves e ocorre queda da rotação do motor na passagem das marchas. Na prova de arrancada em subida acentuada, muito comum em Belo Horizonte, ao tirar o pé do freio e acelerar imediatamente, o sistema apresentou retardo de resposta, com pequeno deslocamento para trás, e, depois do acoplamento da embreagem, consegue tirar o veículo da inércia muito lentamente. Em manobra apertada de garagem, quando se tem que dar a ré e 1ª marcha várias vezes seqüencialmente, a demora do reconhecimento do sistema de uma marcha para outra foi aceitável. Nas reduções automáticas ou solicitadas, o gerenciamento eletrônico do câmbio tem função “punta taco”, muito útil. A queda da rotação do motor nas trocas é de mais ou menos 1.000rpm, sendo boa a resposta em kick-down.


Nível interno de ruído
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de calçamento, terra com costelas e asfalto malconservado, são poucos os ruídos no habitáculo.

Iluminação
Existe luz de cortesia nos para-sóis e porta-malas. Todos os ponteiros do quadro de instrumentos têm iluminação permanente. O farol tem duplo refletor, apresentou boa eficiência no baixo e no alto e tem auxílio de faróis de neblina, embutidos no para-choque, porém falta regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Quadro de instrumentos, console central e interruptores dos painéis de porta têm fácil identificação noturna. Na parte da frente do teto há um plafonier com duplo spot fixo integrado, sendo o resultado aceitável em iluminação.

O volume aferido do porta-malas foi de 440 litros, menos do que os 480 l declarados - O volume aferido do porta-malas foi de 440 litros, menos do que os 480 l declarados
 

Extra

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é de 480 litros, e o encontrado, 440 litros, que é prejudicado pelo mecanismo/ curvatura de sustentação da tampa do porta-malas, que invade as laterais dele, local do triângulo de segurança e alto-falantes.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Notas (0 a 10)

Desempenho 7
Espaço interno 7
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 6
Segurança 6
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 7

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