Publicidade

Estado de Minas

Mercedes SLS AMG - Por que no México?

A primeira Mercedes 300 SL foi desenvolvida em 1951 só para as competições, tendo vencido no ano seguinte a prova Panamericana. Foi produzida em série de 1954 a 1957


postado em 31/03/2010 10:42

(foto: Fotos Mercedes-Benz/Divulgação)
(foto: Fotos Mercedes-Benz/Divulgação)
De Oaxaca – México Tem uma estrada que vai da Argentina até os EUA chamada Panamericana. Quando todo o trecho mexicano foi asfaltado, o governo do país decidiu organizar uma corrida em seus mais de 3 mil quilômetros, para incentivar o turismo e os investimentos. Ela se chamou "Carrera Panamericana", foi disputada de 1950 a 1954 e ganhou repercussão internacional, atraindo carros de marcas famosas como Mercedes, Jaguar e Porsche, entre outras.

A primeira 300 SL, depois conhecida como "Asa de Gaivota", foi desenvolvida pela Mercedes em 1951 só para as competições e foi vitoriosa na edição de 1952 da "Panamericana". A repercussão foi tamanha que a fábrica decidiu produzir o carro em série e foi comercializado entre 1954 e 1957, quando a substituíram pela versão conversível até 1964.

Veja mais fotos da Mercedes-Benz 300SL em um ensaio atual e na Panamericana da década de 50!

Agora, para apresentar sua sucessora, a Mercedes convidou mais de 100 jornalistas de vários países para conhecer o carro num trecho da mesma estrada, os 420 quilômetros de Oaxaca (pronuncia-se Oarraca) até Puebla.

A estrada Panamericana vai da Argentina aos Estados Unidos e quando foi toda asfaltada no Méxio organizaram a primeira prova
A estrada Panamericana vai da Argentina aos Estados Unidos e quando foi toda asfaltada no Méxio organizaram a primeira prova


Aliás, assim como no projeto da 300 SL, a SLS também ganha, no próximo ano, uma versão conversível. Além de uma asa "ecológica", com motores elétricos...

E já está pronta a versão para correr na categoria GT3.

Leia a matéria sobre o SLS GT3 .


Ficha técnica

SLS AMG


Motor - De oito cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, 6.208cm³, 571cv de potência a 6.800rpm e torque de 58,2kgfm a 4.750rpm

Transmissão - AMG Speedshift, dupla embreagem de sete marchas

Rodas - Dianteiras 9,5x19 e traseiras, 11x20

Pneus - 265/35 R19 e 295/30 r20

Dimensões (metros) - Comprimento, 4,64; largura, 1,93; altura, 1,26 e entre-eixos, 2,68

Tanque - 85 litros

Peso - 1.620kg

Desempenho - Velocidade máxima, 317km/h (limitada eletronicamente) e aceleração até 100km/h em 3,8 segundos

300SL

Motor - De seis cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, 3.103cm³, 180cv de potência e torque de 28,2kgfm

Transmissão - Manual de quatro marchas

Rodas - Aro 15

Pneus - 215/70 R15

Dimensões (metros) - Comprimento, 4,22; largura, 1,78; altura, 1,26 e entre-eixos, 2,40

Tanque - 100 litros

Peso - 1.131kg

Desempenho - Velocidade máxima, 240km/h e aceleração até 100km/h em 8,5 segundos

(*) Jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil

Leia também

Sketches do SLS AMG Roadster.

SLS AMG vira safety car.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade