Jeep Wrangler Sport 3.8 V6 - Resistindo duramente ao combate

Jeep Wrangler passa de forma equilibrada nos testes; confira os predicados do jipe

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postado em 12/04/2010 17:05 Enio Greco /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
Positivo

Vão do motor
O motor V6 preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção é razoável. Os itens de verificação constante têm fácil visualização e manuseio. O capô é sustentado, quando aberto, por vareta manual e o resultado da insonorização em relação ao habitáculo é boa.

Altura do solo
Não foram reveladas interferências com o solo no percurso misto de provas e ao trafegar sobre trilhas com cavas leves. Não tem proteção inferior por chapa em aço para o motopropulsor e diferencial dianteiro, tendo somente para caixa de transferência na zona central do chassi e para o tanque de combustível. Os ângulos de entrada e saída são bons para uma utilização 4x4 leve.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico. O pedal de freio tem boa sensibilidade, o sistema tem reações uniformes nos dois eixos e o ABS está com boa calibragem. O freio de estacionamento é por comando manual, está instalado entre os bancos dianteiros e apresentou bom funcionamento. É satisfatória a resistência térmica depois de uso mais severo.

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Motor
A performance é normal, sem brilho esportivo, apesar de ser um V6 com 3,8 litros. As retomadas de velocidade e aceleração são satisfatórias e a curva do motor (potência/ torque x rpm) é boa, mas o peso em ordem de marcha do veículo é de 1.890kg. O seu funcionamento é silencioso, sem vibrações e com boa elasticidade.

Vedação
Boa contra água e poeira, sendo que o veículo estava com capota rígida montada.

Iluminação
Na zona central do teto tem uma lanterna com dois spots fixos integrados, sendo o resultado em iluminação razoável. Não tem sensor crepuscular, nem luz de cortesia em nenhum local. Os faróis têm construção com parábola simples e apresentaram eficiência normal no baixo e no alto. Contam com auxilio de regulagem elétrica de altura em função da carga transportada e de faróis de neblina embutidos no para-choque, que não tem tela protetora. O quadro de instrumentos e console central têm boa leitura noturna.

Limpador do para-brisa
Não tem sensor de chuva. O esguicho único no para-brisa é eficiente, tem boa abertura e pressão. Ao acioná-lo, o sistema de limpeza entra em funcionamento automaticamente, através de palhetas de boa qualidade, que varrem uma área satisfatória. No vidro traseiro, o sistema também é eficaz. É fácil o acesso para reabastecimento de água instalado dentro do vão do motor.

Regular

Acabamento da carroceria

A pintura tem bom acabamento final. O capô e as duas portas estão desnivelados. Não tem tranca antifurto no capô, facilitando a abertura. Falta tela protetora na área frontal da carroceria para o condensador/radiador. A tampa traseira, que é bipartida (parte em aço e vidro traseiro basculante), está descentralizada e desnivelada.

Climatização
É por comando manual. São quatro os difusores de ar do painel, que têm formato circular, giram 360 graus e apresentaram vazão eficiente, porém o sistema não resfria a baixa temperatura. Com a opção de capota rígida montada, que não tem por dentro revestimento termoacústico, nota-se com o sol a pique a maior transferência de calor para o habitáculo, na zona das cabeças. O sistema está bem vedado e a rumorosidade de funcionamento na máxima velocidade é satisfatória.

Câmbio
É automático de quatro marchas (over-drive), com tração 4x4 command-track, ativada por meio de alavanca manual, instalada no console central, porém não apresentou um acionamento suave, macio e preciso. As relações de marchas atendem razoavelmente a dirigibilidade no uso misto. O quadro de instrumentos tem display informando a marcha selecionada.

Suspensão
O conforto de marcha é limitado pelo nível de transferência das imperfeições do solo para dentro e ocorre significativa movimentação transversal da carroceria ao trafegar sobre piso mal conservado no uso urbano e na estrada (asfalto e terra). A estabilidade é baixa, mas satisfaz em uma utilização normal do veículo. Numa condução mais esportiva, sobre asfalto seco e terra batida, requer atenção. Os controles eletrônicos de tração, estabilidade e anticapotamento são de série e atuaram com precisão.

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura, com bom curso. A precisão na reta é razoável, mas é evidente o retardo de resposta inicial ao menor esterçamento das rodas dianteiras. O diâmetro de giro é satisfatório em manobras e a velocidade do efeito-retorno é lenta. As reações são prejudicadas pelo vazio ao centro e ocorre um pequeno barulho e vibração do conjunto a baixa velocidade, mesmo tendo auxílio de amortecedor de direção.

Estepe/macaco
No kit de troca tem porca autoadaptadora antifurto para o estepe, que tem roda e pneu iguais aos de uso e está fixado em suporte na tampa traseira, coberto por capa protetora. O macaco, chave de roda e extensões estão em compartimento no assoalho dentro do porta-malas. A operação de troca não é simples e os pontos de apoio do macaco são na base inferior do eixo dianteiro e traseiro.

Alarme
A chave de ignição é codificada e tem comandos de travar e destravar as portas. Os vidros não sobem automaticamente e existe a função um toque em ambas as portas, para descer o vidro. Não tem de serie proteção volumétrica contra invasão através da quebra dos vidros e a perimétrica das partes móveis, apesar do capô não ter tranca.

Negativo

Nível interno de ruído
O efeito aerodinâmico é alto e inicia-se a 90km/h. Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre pisos irregulares.

Item extra

Volume do porta-malas
O encontrado foi 148 litros, até o limite de altura da capota de lona armazenada dentro do vão de carga, atrás do encosto traseiro.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 6
Porta-malas 5
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 6
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 7
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 6
Tecnologia 7
Acabamento 7

QUANTO CUSTA

O Jeep Wrangler Sport 3.8 V6 é vendido por R$ 110.900.

Volante tem aro fino e painel recuado exige contorcionismos para se acessar comandos - Volante tem aro fino e painel recuado exige contorcionismos para se acessar comandos


FICHA TÉCNICA E DE EQUIPAMENTOS DO JEEP WRANGLER SPORT 3.8 V6

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, seis cilindros em V, 3.778cm³ de cilindrada, gasolina, que gera 199cv de potência máxima a 5.000rpm e torque máximo de 32,1kgfm a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração 4x4 com reduzida, Command-Trac, com transmissão automática de quatro velocidades e over drive

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, eixo rígido, com braços em ferro fundido e barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com braços de controle e barra estabilizadora / 7,5 x 17 polegadas (alumínio fundido pintado) / 245/75 R17

DIREÇÃO
Do tipo esferas recirculantes, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS (antitravamento) e controle eletrônico de estabilidade (ESP), com proteção anticapotamento e controle eletrônico de tração (ASR)

CAPACIDADES
Tanque de combustível, 70 litros; porta-malas, 490 litros; de carga, 454kg

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE

Conforto/conveniência - Vidros e travas elétricos com controle remoto, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco dianteiro do passageiro com dispositivo facilitador de entrada para o banco traseiro, banco traseiro rebatível, coluna de direção com regulagem de altura, controle eletrônico de velocidade, piloto automático, console central completo, retrovisores externos manuais, limpadores de para-brisa com intermitência variável, limpador do vidro traseiro com jato de alta pressão, rádio AM/FM com CD Player/MP3 e entrada auxiliar.

Aparência - Rodas de alumínio com aro de 17 polegadas, revestimento interno em tecido, capota dupla (lona e rígida), tapetes suplementares acarpetados, vidros verdes e volante revestido em couro.

Segurança - Barra de segurança anticapotamento, airbags dianteiros de múltiplos estágios, faróis de neblina, freios a disco nas quatro rodas com ABS, sistemas eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração, proteção eletrônica anticapotamento, tração 4x4 manual Part-Time, transmissão automática de quatro velocidades, cintos de segurança com pré-tensionadores, barras de impacto lateral nas portas, placas protetoras para caixa de transferência, tanque de combustível e transmissão.

OPCIONAIS
Não tem.


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