VW Saveiro Cross 1.6 - No asfalto e terra

Confira os pormenores da picape Volkswagen Saveiro Cross 1.6, que tem ampla lista de equipamentos de série, mas o ar-condicionado é item opcional

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postado em 16/04/2010 14:58 Eduardo Aquino /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
AVALIAÇÃO TÉCNICA

POSITIVO

ACABAMENTO DA CARROCERIA

Qualidade final da pintura é boa e as montagens das partes móveis, razoáveis. Os frisos protetores das portas, os revestimentos plásticos que encobrem as soleiras e as curvaturas plásticas dos para-lamas têm boa montagem.

VÃO DO MOTOR
O acesso à manutenção, em geral, é bom, mesmo com a montagem transversal do motor. Há isolante acústico somente em parte do painel de fogo, com resultado aceitável no isolamento acústico para um comercial leve. Mas é evidente o som de aspiração pelo filtro de ar. A sistematização dos vários componentes é racional. A zona superior do motor não tem cobertura plástica de acabamento para cabeçote e coletores de admissão e descarga.

ALTURA DO SOLO
Não ocorreram interferências com o solo no uso normal do veículo em ambiente urbano ou em estradas mistas (asfalto, paralelepípedo e terra). Não tem, de série, chapa protetora em aço para toda zona inferior do conjunto motopropulsor. A carga útil máxima para essa versão é de 661kg, com perda em relação à versão básica estendida, que transporta 700kg.

CLIMATIZAÇÃO
São quatro os difusores frontais de ar no painel, que têm formato circular, bom tamanho e giram 360 graus. Favorecido pela pequena área interna, o tempo gasto para climatizar o habitáculo, com sensação de conforto, foi bom, depois de deixar o veículo trancado sob o sol por meia hora. Sistema está bem vedado e apresentou ótima eficiência.

Veja mais da Volkswagen Saveiro Cross 1.6!

FREIOS
O pedal tem boa sensibilidade e o conjunto apresentou reações uniformes nos dois eixos. O freio de estacionamento é eficiente. Não ocorreu perda de eficiência frenante do sistema, depois de uso severo em longa descida sinuosa. O ABS atuou com precisão sobre piso de baixo atrito (asfalto molhado e terra cascalhada).

CÂMBIO
As relações de marchas/diferencial atendem bem na dirigibilidade no uso misto. A qualidade de engate é boa em precisão, maciez, curso e posicionamento da alavanca e pega no pomo.

MOTOR
A performance é positiva para a cilindrada (1.6, de oito válvulas) e peso em ordem de marcha (1.074kg). Apresenta boa curva para a arquitetura do cabeçote, favorecendo a dinâmica no uso em geral. O sistema flex funcionou bem e é mínimo o ganho no rendimento com álcool no tanque. As retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis, mas sem brilho esportivo. O nível de ruídos de funcionamento é razoável, mesmo quando se usa somente álcool.

VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira.

DIREÇÃO
Coluna de direção tem regulagem em altura e distância, com bom curso. As cargas do sistema assistido estão muito bem definidas para o uso urbano e em rodovias. A precisão na reta e em curvas é muito boa e apresentou baixo nível de ruídos do conjunto em curvas sobre piso irregular de terra e calçamento. A velocidade do efeito retorno é boa.

LIMPADOR DE PARA-BRISA
As palhetas são de qualidade e varrem boa área do para-brisa. Os esguichos são do tipo spray, em V, com boa vazão e abertura. O reservatório de água, instalado dentro do vão do motor, tem fácil acesso. Não há sensor de chuva.

ALARME
Sistema é completo, com chave de ignição do tipo canivete codificada, além de proteção perimétrica das partes móveis contra a abertura forçada e volumétrica, dentro do habitáculo, contra a invasão por meio de quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

NÍVEL DE RUÍDOS INTERNOS
É alto o efeito aerodinâmico e inicia-se a 100km/h. Existem ruídos no habitáculo quando se trafega sobre piso irregular.

SUSPENSÃO
Conforto de marcha é razoável para um comercial leve, mas tem perda significativa quando a pressão dos pneus está para a utilização com o veículo carregado. A estabilidade é boa, mesmo com suspensões elevadas e adoção de pneus de uso misto. Contorna bem curvas de raios variados (asfalto seco e terra batida), em velocidade elevada, com pouca inclinação da carroceria.

ILUMINAÇÃO
Há luzes de cortesia nos para-sóis e vão de carga. No teto tem plafonier junto ao retrovisor, com uma lanterna central e dois spots fixos integrados nas laterais, com bom resultado em iluminação. Os faróis têm duplo refletor, são eficientes no baixo e no alto e contam com o auxílio de faróis de neblina. Mas peca por não ter regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos (que tem os ponteiros com iluminação permanente), o console central e os interruptores dos painéis de porta são de fácil identificação noturna. Não tem sensor crepuscular.

NEGATIVO

ESTEPE/MACACO

O estepe tem a roda em aço e pneu iguais aos de uso e está instalado abaixo do vão de carga. O mecanismo para soltar/suspender o estepe está instalado no fim do vão de carga, sendo encoberto pelo para-choque traseiro, que é incorporado à tampa traseira. O kit de troca está fixado no assoalho, atrás do banco do passageiro. A operação de troca não é simples, nem limpa.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

QUANTO CUSTA
A picape Saveiro Cross 1.6 tem preço básico sugerido de R$ 41.840. Com todos os opcionais, o preço sobe para R$ 47.937.

Além dos bancos com revestimento personalizado, a cabine atrai pelos comandos acessíveis - Além dos bancos com revestimento personalizado, a cabine atrai pelos comandos acessíveis


FICHA TÉCNICA

MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindada, oito válvulas, que desenvolve potências máximas de 101cv (gasolina)e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4 (gasolina) e 15,6 (álcool) a 2.500rpm.

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades.

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson,
com braços triangulares transversais e barra
estabilizadora; e traseira, interdependente, com braços longitudinais / 6,0 x 15 polegadas, em liga leve / 205/60 R15 All Terrain (de uso misto).

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS (opcional).

CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; do vão de carga interno, 300 litros; de carga e volumétrica da caçamba, 734 litros e 661 quilos, respectivamente.

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE

Conforto/conveniência - Antena no teto, apoios laterais para acesso à caçamba, para-brisa degradê, vidros verdes, banco do motorista com controle de altura, direção hidráulica, retrovisores, vidros e travas com comando elétrico, janela traseira corrediça, rede de proteção da carga no painel traseiro e volante com ajuste de altura e distância.

Aparência - Adesivo Saveiro Cross na tampa traseira e outra na cor preta na coluna B, aerofólio incorporado ao santantônio, rack no teto com barras longitudinais, capota marítima, carcaça dos retrovisores na cor do veículo, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, luzes de direção incorporadas nos retrovisores, maçanetas na cor da carroceria, moldura lateral preta com a inscrição Saveiro Cross, moldura plástica na cor preta na soleira, molduras nas caixas de rodas, grade frontal e tomada de ar na cor preta, revestimento em tecido, cobertura plástica da caçamba e couro sintético.

Segurança - Terceira luz de freio, faróis de neblina de dupla ação, lanterna traseira de neblina, sensor traseiro de estacionamento, tampa da caçamba com chave e alarme com controle remoto.

OPCIONAIS
Ar-condicionado, aquecimento, rádio com CD Player e MP3, USB SD-Card e Bluetooth, volante multifunção, airbag e freios ABS.

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