Publicidade

Estado de Minas

Renault Logan 1.6 8v Expression - Convence pelo conjunto

Reestilização não foi suficiente para tornar o visual do sedã mais atrativo, entretanto modelo continua agradando pelo amplo espaço interno e bom comportamento dinâmico


postado em 28/05/2010 13:05

(foto: Fotos: Marlos Ney Videl/EM/D.A. Press)
(foto: Fotos: Marlos Ney Videl/EM/D.A. Press)
Afinal, por que será que o Renault Logan tem preço mais baixo do que a maioria de seus principais concorrentes, como Volkswagen Voyage, Ford Fiesta e Fiat Siena? Seria pelo estilo não muito moderno ou pelo acanhado pacote de itens de série? Talvez por nenhum dos dois motivos, pois visual é um quesito discutível e os equipamentos de série também não são ponto forte de toda a concorrência. O certo é que a Renault tem no mercado um sedã com preço competitivo, boa solução de espaço interno e um conjunto mecânico muito eficiente. Os pontos negativos são a visibilidade traseira e o câmbio, que poderia ter engates mais macios e precisos.

RETOQUE
O projeto do Logan vem da romena Dacia, empresa que faz parte do grupo Renault. É carro que não tem como prioridade o visual. O modelo chegou ao Brasil em 2007 com a proposta de oferecer uma relação custo/benefício inigualável. E assim realmente aconteceu, mas o estilo do carro não agradou, com suas linhas muito retas. A Renault, então, resolveu dar um retoque no modelo, com discretas modificações na dianteira e traseira. Na frente, a principal alteração ocorreu na grade dianteira, que ganhou um largo friso cromado na parte superior e barras paralelas ligeiramente curvas, com o logo da marca no centro. O para-choque tem tela tipo colmeia na entrada de ar inferior e novas molduras para o farol de neblina. As laterais são limpas, com frisos na cor da carroceria. Na traseira, a saliência na quina da tampa do porta-malas agora se estende de uma lanterna a outra, criando a ideia de spoiler. Uma barra cromada também compõe o novo conjunto da traseira, que continua com lanternas triangulares. Na prática, as alterações modificaram muito pouco o visual do Logan, que continua quadrado.

Veja mais fotos do Renault Logan 1.6 8v Expression!


ESPAÇOSO

Um dos principais atrativos do sedã é sem dúvida o espaço interno. Com dimensões de carro médio, o Logan concorre no segmento dos compactos e com isso leva vantagem. Motorista e passageiro vão bem acomodados na frente e o banco traseiro também é generoso, levando três pessoas com conforto e segurança, já que tem três encostos de cabeça e cintos de segurança laterais retráteis. Só o do meio continua abdominal. O detalhe que contribui para o bom espaço atrás é o túnel central no assoalho mais baixo, proporcionando mais liberdade para as pernas de quem vai no centro. Os outros ocupantes também desfrutam do mesmo espaço. O porta-malas também é muito grande e seria ainda melhor se o encosto do banco traseiro fosse rebatível, facilitando o transporte de objetos compridos.



ACABAMENTO
Apesar do uso excessivo de plástico, o interior do Logan tem acabamento razoável, com diferentes tonalidades de cores e texturas. O tecido que reveste os bancos e parte do painel das portas é de boa qualidade. O painel principal é um pouco recuado, exigindo certo esforço para alcançar comandos, mas os instrumentos de fundo preto têm fácil visualização e o computador de bordo fornece todas as informações necessárias. O banco do motorista e o volante contam com regulagem de altura, favorecendo a posição de dirigir. Porém o volante é fino e não tem boa pega. A Renault passou os comandos elétricos dos vidros para o painel da porta, deixando-os em posição mais correta ergonomicamente.

DIRIGINDO
A posição de dirigir no Logan é elevada, facilitando a visualização do que se vê na frente. Mas a visibilidade traseira não é boa, prejudicada pelas colunas largas. Retrovisores um pouco maiores e sensor de estacionamento ajudariam bem. O motor 1.6 8V proporciona bom desempenho para o sedã, estando com álcool ou gasolina, com boas arrancadas e retomadas de velocidade. É um pouco ruidoso em altas rotações. Na cidade, com quatro pessoas, o carro apresentou consumo de 6,5km/l com álcool e 9,5km/l com gasolina. Na estrada, na mesma condição, 9,5km/l com álcool e 12,9km/l com gasolina. O câmbio tem relações de marchas bem escalonadas, favorecendo o desempenho, mas os engates poderiam ser mais precisos e macios.

Na quina da tampa do porta-malas, saliência vai de uma extremidade a outra e faz a função estética do spoiler
Na quina da tampa do porta-malas, saliência vai de uma extremidade a outra e faz a função estética do spoiler


EQUILIBRADO
As suspensões são outro ponto forte do Logan, pois proporcionam boa estabilidade em curvas, com moderada inclinação da carroceria, sem comprometer o conforto de marcha, absorvendo bem as irregularidades do solo. A direção tem bom diâmetro de giro e boa calibragem, facilitando as manobras e tornando segura a condução na estrada e cidade. Os freios com ABS (opcional) funcionaram de forma eficiente. Enfim, o Renault Logan 1.6 é um carro que agrada pelo comportamento dinâmico, espaço interno e conjunto mecânico, além do preço atrativo. Seu pacote de itens de série não tem equipamentos importantes, como direção hidráulica, airbag, ar-condicionado e outros, que são opcionais.

QUANTO CUSTA
O Renault Logan Expression 1.6 8V Hi-Torque tem preço inicial de R$ 32.690. Com todos os opcionais chega a R$ 42.440.

NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 9
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 6
Segurança 7
Estilo 6
Consumo 7
Tecnologia 5
Acabamento 6

Clique no link abaixo para ler a avaliação do Renault Logan

Leia a avaliação ponto a ponto do Logan.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade