Nissan Tiida Sedan1.8 16V Flex - Hora de mostrar verdades

Nissan Tiida Sedan 1.8 enfrenta prova de fogo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/08/2010 17:48 Enio Greco /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
Acabamento da carroceria
A pintura tem bom acabamento final. A tampa do porta-malas e o capô estão descentralizados. As portas não têm frisos protetores. A porta dianteira direita está desnivelada e as outras têm montagem razoável, mas as folgas são diferentes entre os dois lados.  

Vão do motor
Tem isolamento acústico somente em pequena área do painel de fogo e o resultado da insonorização em relação ao habitáculo é ruim, causando desconforto auditivo em rotações média/alta do motor. O motor preenche bem o vão e o acesso à manutenção é limitado a vários componentes.  

Altura do solo
Não tem chapa protetora em aço para a base inferior do motopropulsor, apenas um pequeno prolongamento plástico, de resistência limitada, abaixo do para-choque. Em saídas de garagem com desnível, raspa levemente a frente e em uma utilização normal ocorreram pequenas interferências com o solo na zona central do chassi ao transpor quebra-molas salientes e curtos e ao trafegar sobre piso irregular de terra.  

Climatização
É por comando manual. A vazão de ar pelos quatro difusores do painel é boa, bem distribuída e com rumorosidade de funcionamento satisfatória. Não tem saídas especificas para os passageiros de trás nem opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou bom funcionamento e está bem vedado.  

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto, com reações equilibradas nos dois eixos, e o pedal de freio tem boa sensibilidade. Não tem ABS. Depois de uso constante em longa descida sinuosa não apresentou superaquecimento com perda de eficiência frenante. Em frenagens de emergência, o espaço percorrido até a imobilização é coerente com a velocidade e com manutenção da trajetória imposta. O freio de estacionamento atuou normal.  

Câmbio
O câmbio é excepcional pela dinâmica que proporciona em qualquer situação de uso (cidade/estrada, carregado, ar-condicionado ligado e topografia). As relações de marchas/diferencial são perfeitas e fazem com o motor um conjunto super agradável e seguro de se conduzir. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez, inclusive nas trocas e reduções rápidas, além da pega no pomo e curso da alavanca. A embreagem é macia, tem bom curso e boa progressividade.  

Motor
A sensação que transmite na dirigibilidade no uso misto é que tem maior capacidade volumétrica e em algumas situações de retomadas de velocidade parece ter um turbo à baixa pressão, tal a resposta e rapidez na aceleração em 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marchas. Isso se deve ao sistema de comando de válvulas com variação de abertura por meio de variador de fase (CVVTCS) e ao câmbio com escalonamento inteligente das seis marchas e o diferencial certo. Mesmo com o torque máximo em rotação elevada, seu rendimento em baixa rotação surpreende e é desprezível o efeito na dinâmica do cabeçote com arquitetura de 16 válvulas. É muito prazerosa a dirigibilidade. O sistema flex atuou bem e é baixa a rumorosidade especifica de funcionamento do motor, apesar da alta transferência para a o habitáculo em rotação média/alta devido ao isolamento acústico mal-trabalhado.  

Vedação
Boa contra água e poeira.  

Nível interno de ruídos
O habitáculo não é silencioso, com vários pequenos ruídos e o efeito aerodinâmico é baixo até 100km/h, sendo crescente com a velocidade.  

Suspensão
A estabilidade é boa em uma utilização normal, em curvas de raios variados, com pouca inclinação da carroceria. Numa condução bem esportiva, em curvas de raio curto e médio, em 3ª marcha, feitas no limite da aderência lateral, tende a sair de frente e, ao aliviar o pé, a traseira se manifesta bem, porém de fácil correção. O conforto de marcha não é bom para um sedã com está motorização, pois são facilmente sentidas as transferências das imperfeições do solo para dentro, chegando a incomodar quando sobre piso mais irregular de terra, calçamento e asfalto remendado. A suspensão dianteira apresentou pequenos ruídos e não tem controle eletrônico de tração e estabilidade.  

Direção
A coluna de direção tem ajuste manual em altura, com bom curso. A direção com assistência elétrica variável tem cargas que proporcionam um esforço muito baixo em manobras de garagem e estacionamento, sendo segura e com boa sensibilidade no uso na estrada. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno satisfazem. A precisão na reta e em curvas é razoável e apresentou baixa rumorosidade do conjunto em curvas sobre pisos irregulares.  

Iluminação
O farol (de parábola simples) tem eficiência normal no baixo e no alto e não há regulagem elétrica em altura em função da carga transportada, nem faróis de neblina. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e existe luz de cortesia somente no porta-malas. Na zona central do teto tem uma lanterna com resultado aceitável em iluminação para a área do habitáculo.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas, no assoalho. Tem a roda e o pneu iguais aos de uso. As calotas integrais são fixadas no aro sobre pressão, são de fácil furto e para a sua retirada tem uma fenda na extremidade da extensão de acionamento do macaco. A operação de troca é normal e  facilitada por ter quatro prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centragem da roda, principalmente numa troca noturna. Os pontos de apoio do macaco estão bem identificados nas soleiras.  

Limpador de para-brisa
Os esguichos de água no para-brisa são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura. Ao ativá-lo, o sistema de limpeza atua automaticamente, varrendo uma boa área, com palhetas de qualidade. Não tem sensor de chuva e é fácil o acesso para reposição de água no reservatório instalado dentro do vão do motor.  

Alarme
Tem chave de ignição codificada, com imobilizador do motor e proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada, mas não tem proteção volumétrica contra invasão do habitáculo pela quebra dos vidros. O vidro da porta do condutor tem função um toque, para abrir e fechar, e o sistema ntiesmagamento atuou normal.  

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 467 litros, o mesmo encontrado na nossa medição, sendo prejudicado pelo mecanismo de sustentação da tampa, que invade as laterais ao fechar o porta-malas.

Avaliações do engenheiro
Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Falta terceiro apoio de cabeça e cinto de três pontos atrás - Falta terceiro apoio de cabeça e cinto de três pontos atrás


Médio competitivo

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/álcool, 1.798cm³ de cilindrada, que desenvolve 125cv (g)/126cv (a) de potência a 5.200rpm e torque máximo de 17,5kgfm (g/a) a 4.800rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de seis marchas

DIREÇÃO
Elétrica com assistência variável

FREIOS
Discos dianteiros e tambores traseiros

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção com barra estabilizadora/roda de aço/5,5 x 15 polegadas/185/65 R15

CAPACIDADES
Tanque, 52 litros; porta-malas, 467 litros; de carga (passageiros e bagagem), 520 quilos; peso, 1.176kg
DIMENSÕES (A x B x C x D x E) (m) (*)
4,47 x 1,69 x 1,54 x 2,60 x 2,04

DESEMPENHO (**)
Velocidade máxima (km/h) 194 (g)/195 (a)
Aceleração até 100km/h (s) 9,7 (g)/ 9,6 (a)

CONSUMO (**)
Cidade (km/l)    11,7 (g)/7 (a)
Estrada (km/l)    16 (g)/9,6 (a)

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: medida de conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco traseiro)
(**) Dados dos fabricantes

QUANTO CUSTA
O Nissan Tiida Sedan 1.8 16V é vendido em versão única por
R$ 44.500.

Concorrentes
Com o Tiida Sedan 1.8 16V, a Nissan conseguiu dar um nó no segmento de sedãs médios. Foram retirados do modelo os principais itens de segurança (airbag e ABS), e alguns de conveniência e praticidade, deixando-o com preço bem inferior aos principais concorrentes, como Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Vectra, Ford Focus, Citroën C4 Pallas, Kia Cerato, Fiat Linea, Renault Mégane e Peugeot 307. Nesse segmento, o Tiida Sedan só não é mais barato que o Renault Logan 1.6 8V.

NOTAS (0 A 10)

Desempenho    8
Espaço interno    10
Porta-malas    8
Suspensão/direção    8
Conforto/ergonomia    7
Itens de série/opcionais
(custo/benefício)    6
Segurança    6
Estilo    6
Consumo    8
Tecnologia    7
Acabamento    8

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Conforto/conveniência - Abertura e fechamento das portas e acionamento do alarme por controle remoto, ar-condicionado, computador de bordo, console central dianteiro e tomada 12V, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, direção elétrica com assistência variável, para-sol com espelho para o passageiro, porta-copos dianteiro no painel e console central, porta-luvas com chave, retrovisores externos retráteis e com regulagem elétrica, revestimento interno em tecido, tampa do tanque de combustível com abertura interna, travamento automático das portas e porta-malas com o veículo em movimento, vidros elétricos com função um toque para o motorista, volante com regulagem de altura e rádio AM/FM/CD Player com função MP3, entrada auxiliar para iPod e quatro alto-falantes, limpador de para-brisa intermitente e variável e sistema elétrico de travamento central das portas.
 
Aparência - Maçanetas, retrovisores externos e para-choques na cor da carroceria, rodas de aço com calotas e acabamento cromado na moldura de placa da tampa traseira.

Segurança - Alarme de advertência sonoro para chave no contato, lanternas acesas, nível baixo de combustível e portas abertas, alarme perimétrico, quatro apoios de cabeça com regulagem de altura, bloqueio de ignição por meio de imobilizador do motor, cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos e reguláveis em altura.

OPCIONAIS
Não tem.

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação