VW Gol Ecomotion 1.0 - Andar é com ele

É difícil algum carro 1.0 proporcionar performance semelhante. Porém, deslizes em ergonomia e segurança comprometem o carro

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postado em 02/09/2010 20:09 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 68cv (gasolina) e 71cv (álcool) a 5.750rpm e torques máximos de 9,4kgfm (gasolina) e 9,7kgfm (álcool) a 4.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, interdependente, com braço longitudinal / 6 x 13 polegadas, em aço/165/70 R13

FREIOS
Disco de freio ventilado na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)

CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; carga (passageiros e bagagem), 440kg; peso, 853kg; porta-malas, 285 litros

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Conforto/conveniência Regulagem de altura do banco do motorista, encosto do banco traseiro rebatível, tomada de 12 volts e espelhos nos para-sóis.

Aparência Calotas.

Segurança Imobilizador eletrônico do motor, tampa do tanque com chave e regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros.


OPCIONAIS
Retrovisores com comando elétrico; comando elétrico dos vidros dianteiros, travas e retrovisores; preparação para som; alto-falantes; ar-condicionado; direção hidráulica; CD Player com MP3, USB, SD Card e Bluetooth; e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.

QUANTO CUSTA
O Gol G4 Ecomotion tem preço sugerido de R$ 27.530 no modelo de duas portas e de R$ 29.300 no de quatro portas. E com todos os opcionais o preço do modelo de duas portas custa R$ 34.690.

NOTAS (0 A 10)
Desempenho 9
Espaço interno 7
Porta-malas 8
Suspensão/direção 6
Conforto/ergonomia 4
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 5
Segurança 2
Estilo 7
Consumo 9
Tecnologia 6
Acabamento 6

No Gol, segurança não é prioridade: sem apoios de cabeça traseiro e nem cinto de 3 pontos para quem vai no meio - No Gol, segurança não é prioridade: sem apoios de cabeça traseiro e nem cinto de 3 pontos para quem vai no meio


Qualidades e problemas

Leia como o Gol Ecomotion se comportou no teste rigoroso e saiba por que esta versão consome pouco combustível:

Positivo

Vão do motor
O acesso à manutenção é ótimo, favorecido pela ultrapassada posição longitudinal de montagem do motopropulsor. O vão é totalmente desprovido de material isolante acústico, e o resultado em insonorização é compatível para esta versão no seu segmento de mercado. O capô tem bom ângulo de abertura e os itens de verificação permanente, fácil visualização e manuseio.

Motor
A sua potência e torque gerados satisfazem bem na condução do veículo no uso urbano e em rodovias. Apresentou boa aceleração e retomadas de velocidade para sua cilindrada (veículo sem ar-condicionado e direção hidráulica). O sistema flex atuou normalmente e tem mínimo ganho no rendimento com somente álcool no tanque. Mesmo com o torque máximo atuando em alta rotação (4.250rpm), apesar da arquitetura do cabeçote com 8V, a sua dirigibilidade é satisfatória a baixo regime de rotação. A rumorosidade de funcionamento é aceitável.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Altura do solo
Não tem de série chapa protetora em aço para o cárter. Não ocorreram interferências com o solo no percurso misto de provas.

Climatização
O veículo em prova não estava dotado de ar-condicionado. Há ventilação interna forçada com quatro velocidades da caixa de ar com vazão satisfatória pelos difusores de ar do painel, que tem formato circular e o corpo gira 360º. A rumorosidade de funcionamento é aceitável e tem ar quente.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade, sem ser imediato demais. O conjunto no eixo dianteiro e traseiro apresentou um bom comportamento dinâmico em função da massa do veículo (853kg em ordem de marcha) e rendimento do motor. As reações foram equilibradas e a desaceleração satisfaz pela manutenção da trajetória e espaço percorrido até a imobilização. Não tem ABS e o freio de estacionamento atuou normalmente.

Câmbio
A qualidade de engate é boa em precisão, maciez, curso e posicionamento da alavanca, além de boa pega no pomo. As relações de marchas/diferencial atendem bem a dirigibilidade no uso misto. É baixa a rumorosidade de funcionamento do trambulador.

Regular

Acabamento da carroceria

A pintura tem bom acabamento. As portas estão descentralizadas em relação à carroceria, com folgas fixas diferentes entre os dois lados e desniveladas. O capô e a tampa traseira estão descentralizados.

Suspensão
A estabilidade é razoável, com boa precisão no contorno de curvas de raios variados. Numa condução esportiva o trem dianteiro tem resposta e comportamento dinâmico diferente do traseiro devido à calibragem especificada dos pneus com 39 libras na dianteira e 32 libras na traseira com somente condutor. O conforto de marcha não é bom para um hatch leve com esta motorização. As suspensões são ásperas, e é significativa a transferência das imperfeições do solo para dentro, trazendo desconforto. A pressão dos pneus especiais ecológicos homologados não contribui para o conforto.

Direção
A coluna de direção é fixa e descentralizada para a esquerda, mas o volante tem boa pega. Não tem assistência hidráulica, mas o esforço em manobras de estacionamento tem pequeno ganho devido à alta pressão dos pneus dianteiros, além de serem novos no carro em prova. A geometria das suspensões parece que foi alterada, visando a melhorar o atrito dos pneus com o solo. O diâmetro de giro satisfaz, assim como a velocidade do efeito/retorno. Para obter o resultado dessa versão Ecomotion, os pneus de uso são especiais e não são citados no manual do proprietário para futura reposição (além de um custo mais elevado) e obrigatoriedade do seu uso, para esta versão.

Iluminação
Não há luz de cortesia. Os faróis com refletor único têm eficiência normal no baixo e no alto, e não há auxilio de faróis de neblina nem ajuste elétrico de altura do facho em função da carga transportada. No habitáculo há uma lanterna simples na zona anterior do teto com resultado aceitável para proposta dessa versão. O quadro de instrumentos, console central e interruptores elétricos têm boa identificação noturna. O display com o econômetro instalado no centro do quadro de instrumentos dificulta a leitura.

Limpador do ara-brisa
Ao esguichar água no para-brisa o sistema de varredura é automático, mas as palhetas não apresentaram boa qualidade, deixando parte da área limpa frisada. No vidro traseiro o esguicho único de baixo para cima tem boa vazão e pressão, mas o perfil da palheta não consegue limpar a área logo abaixo da terceira luz de freio. É fácil a reposição dágua no reservatório instalado dentro do vão motor.

Estepe/ macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas no fundo do assoalho. A roda em aço é igual às de uso, mas os pneus, que têm as mesmas medidas, 165/70 R13, e desenho, não são do tipo Ecopla, contrariando a conformidade do modelo Ecomotion, no caso de uma utilização. Deve-se observar o desgaste dos pneus dianteiros, com a pressão estabelecida pela fábrica. As calotas integrais são fixadas no aro pelos próprios parafusos, o que inibe o furto. A operação de troca é normal. No manual do proprietário não é mencionada a diferença de construção e confecção do pneu reserva em relação aos de uso.

Alarme
A chave de ignição é codificada, mas não há proteção perimétrica das partes móveis, nem a volumétrica dentro do habitáculo.

Negativo

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de calçamento, terra com costelas e asfalto em má conservação, surgem vários ruídos no habitáculo.

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 285 litros, o mesmo encontrado na nossa medição com a tampa do bagagito fechada e o banco traseiro na posição normal.

No vídeo abaixo, veja o teste feito por Emílio Camanzi para o Vrum



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