Peugeot Hoggar Escapade 1.6 16V - Boa na terra e no asfalto

A Hoggar Escapade tem ótimo acerto de suspensão e nem faz lembrar picapes

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postado em 11/09/2010 18:28 Enio Greco /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press
AVALIAÇÃO TÉCNICA

Positivo

Climatização
É por comando manual. Apresentaram bom funcionamento, com boa vazão de ar pelos quatro difusores do painel e rumorosidade aceitável, além de baixo tempo para climatizar o habitáculo de uma cabine simples. São quatro as opções de direcionamento do ar. A caixa de ar está bem vedada.


Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados e, mesmo sem ABS, apresentaram ótimo comportamento dinâmico. O pedal de freio tem excelente relação e sensibilidade. Em frenagem de emergência sobre piso de baixo atrito, manteve a trajetória imposta, e, numa condução esportiva, permite frear forte na entrada de curvas com reações balanceadas nos dois eixos, sem afundamento exagerado do eixo dianteiro. O freio de estacionamento atuou com precisão.

Câmbio
As relações de marchas/diferencial estão bem definidas, proporcionando uma dinâmica muito boa, tanto na cidade quanto em rodovias. A qualidade de engate é boa em precisão, maciez, curso da alavanca e pega no pomo (tem ótimo acabamento) e é aceitável a rumorosidade de funcionamento do trambulador. A 110km/h, em 5ª marcha, o motor gira a 3.200rpm em rodovia. E a 60km/h, em 3ª marcha, no uso urbano, a rotação indicada no quadro de instrumentos é de 2.800rpm. Em 5ª marcha a 4.000rpm, o velocímetro registra 132km/h.

Motor
A sua curva é muito superior em relação ao motor 1.4, que já satisfaz bem. O ganho em torque e potência é muito significativo. A performance é muito boa para a cilindrada e massa do veículo. Proporciona uma dirigibilidade segura e ágil no uso misto. O sistema flex atuou bem. As retomadas de velocidade e aceleração, mesmo com ar-condicionado ligado, satisfazem bem. Mesmo com torque máximo em alta rotação (4.000rpm – etanol) a condução é eficiente no uso urbano, principalmente com etanol, situação em que tem ganho considerável no rendimento com mais 1,3kgfm de torque.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
Em uma condução bem esportiva, é um veículo neutro e rápido em curvas. A estabilidade agrada bem pela velocidade que se consegue contornar com precisão curvas de raios variados, quando sobre piso de asfalto seco e terra batida, além de inclinação moderada da carroceria. A engenharia da Peugeot homologou em 38 libras a pressão dos pneus com apenas o condutor. O conforto de marcha, que é razoável, seria melhor com a pressão mais baixa nos pneus nos eixos dianteiro e traseiro, mantendo bom handling e consumo de combustível.

Iluminação
Os faróis têm duplo refletor e contam com auxílio dos de neblina inseridos no para-choque, sendo bom o resultado em iluminação no baixo e no alto. Não tem ajuste elétrico de altura em relação à carga transportada, mas é fácil a alteração do facho em mecanismo instalado atrás do corpo dos faróis. Há luz de cortesia no porta-luvas. No teto tem uma lanterna pequena junto ao retrovisor, com resultado aceitável pela área interna do habitáculo.

Limpador de para-brisa
É boa a qualidade das palhetas e a vazão dos esguichos (spray em V), que quando acionados ativam automaticamente o sistema de limpeza, varrendo área satisfatória. Não tem sensor de chuva e é fácil a identificação e manuseio do reservatório de água instalado dentro do vão do motor.


Regular


Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas, mas a tonalidade da tinta é homogênea nas partes em aço e plásticas. As duas portas têm montagem aceitável. O capô está desalinhado em relação ao painel dianteiro e nas extremidades próximo da base inferior das colunas dianteiras. A tampa da caçamba, que tem tranca com chave, tem montagem razoável. O veículo em prova estava equipado com proteção plástica em todo vão de carga, capota marítma, quatro ganchos internos para fixar volumes, grade protetora no vidro traseiro e arco transversal no teto para transporte de cargas longas. As portas têm friso protetor e nas laterais traseiras externas, seis ganchos para fixar cargas.

Vão do motor
O vão é totalmente desprovido de material isolante acústico (somente pequena área do painel de fogo) e o resultado da insonorização em relação ao habitáculo é aceitável. O capô tem bom ângulo de abertura. O acesso à manutenção é razoável (menos no sistema de freios – cilindro mestre/servo freio) e os itens de verificação constante têm fácil identificação (a vareta de nível de óleo do motor deveria ter cor destacada e não preto) e manuseio, menos ao reservatório de fluido de freio. O radiador apresenta vários pontos com as aletas de ventilação amassadas.

Altura do solo
Tem chapa em aço vazada para toda zona inferior do motopropulsor. Não ocorreram interferências significativas com o solo, apenas raspa levemente a chapa de proteção inferior ao trafegar sobre estrada de terra com algumas imperfeições.

Nível interno de ruídos
O habitáculo não é silencioso quando se trafega sobre pisos irregulares. O efeito aerodinâmico é aceitável, favorecido por ter duas portas.

Direção

A coluna de direção tem ajuste em altura, com curso razoável. As cargas do sistema assistido hidraulicamente estão bem elaboradas para o uso misto. A velocidade do efeito/retorno satisfaz, mas o diâmetro de giro é limitado em manobras apertadas. Apresentou boa precisão na reta e em curvas (asfalto seco e terra batida), com reações uniformes e seguras. É baixa a rumorosidade do conjunto em curvas sobre piso irregular e os pneus de uso misto apresentaram bom comportamento dinâmico.

Negativo

Estepe/macaco
O kit de troca (macaco, chave de rodas e triângulo de segurança) está no assoalho, atrás do banco do condutor. O estepe tem a roda em aço e pneu igual aos de uso e está instalado sob o vão de carga, em suporte metálico basculável, com acionamento por dispositivo dentro da caçamba, que tem tranca com chave, dificultando o furto. A operação de troca cansativa não é limpa.

Alarme
A chave de ignição é codificada e não tem de série, para esta versão topo de linha, proteção volumétrica dentro da cabine e perimétrica das partes móveis. O vidro da porta do motorista tem função de abertura/ fechamento por um toque, mas sem sistema antiesmagamento.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.587cm³ de cilindrada, que desenvolve 110cv (g)/113cv (e) de potência a 5.600rpm e torque máximo de 14,2kgfm (g)/ 15,5kgfm (e) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO

Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, pseudo McPherson; traseira, independente, barras de torção transversais e barra estabilizadora/roda de aço/5,5 x 15 polegadas/185/65 R15

CAPACIDADES
Tanque, 52 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 650 quilos; peso, 1.216kg

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
– Limpador do para-brisa com temporizador e vinculado à velocidade do veículo, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos com regulagem interna elétrica, ar-condicionado, aviso sonoro de esquecimento da chave no contato, das luzes acesas e de tanque de combustível na reserva, banco do motorista com regulagem de altura, bancos dianteiros reclináveis, bolsa atrás do banco do passageiro, chave com duplo telecomando e localizador do veículo, coluna de direção com regulagem de altura, degraus laterais, direção hidráulica, ganchos internos e externos para amarração de carga na caçamba, capota marítima, janela traseira corrediça, para-sol com espelho de cortesia, porta-objetos diversos, relógio e calendário digital no painel, tela multifunções no painel central, travas elétricas nas portas com telecomando, vidros elétricos com comando sequencial no lado do motorista, travamento automático das portas em velocidade.

Aparência – Barras no teto para bagageiro com dupla posição, faróis com lentes lisas e máscara negra, frisos laterais, grade frontal com aplique off-road, maçanetas internas e painel com detalhes de alumínio, pedaleira de alumínio, para-choque dianteiro pintado na cor da carroceria, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus de uso misto, vidros verdes, proteções plásticas laterais e dianteiras
na cor preta e volante de três
raios em espuma.

Segurança – Apoios de cabeça com regulagem de altura, terceira luz de freio (brake light), chave de ignição codificada, cintos de segurança de três pontos retráteis e com bloqueio de folga, faróis de neblina, grade protetora do vidro traseiro, lanterna traseira de neblina, tampas do tanque de combustível e da caçamba com travamento à chave, indicador de portas abertas.

OPCIONAIS
Duplo airbag frontal e pintura metálica.

Capacidade para carregar até 650 kg satisfaz para o porte da picape - Capacidade para carregar até 650 kg satisfaz para o porte da picape

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