AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A
pintura tem bom acabamento. As portas apresentam pontos com
desnivelamento em relação à carroceria. O capô e a tampa do porta-malas
têm montagem satisfatória. A capota elétrica retrátil apresentou bom
funcionamento (abertura/fechamento) com encaixes perfeitos, alinhados e
centralizados. A montagem dos faróis, lanternas, retrovisores e
para-choques está bem feita. As portas e laterais traseiras não têm
friso protetor.
Vão do motor
O capô tem
bom ângulo de abertura e é sustentado por mola a gás. O resultado do
isolamento acústico do vão é satisfatório em relação ao habitáculo
(capota fechada).
Altura do solo
Para um automóvel esportivo, com motor de boa potência, a altura do solo é razoável e não ocorreram interferências numa condução normal e cautelosa quando o carro roda sobre piso irregular. Por prevenção, tem chapa metálica em alumínio, que integra toda a zona inferior do motopropulsor e parte da suspensão dianteira.
Climatização
É automático digital. Apresentou ótimo funcionamento, com boa vazão de ar pelos difusores do painel e tem opção de regulagem e temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Está bem vedado com somente recírculo.
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico na cidade e em rodovias. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação.
Câmbio
É automático, com seis marchas, do tipo Tiptronic, com dupla embreagem e opção de uso manual sequencial, por meio de aletas incorporadas ao volante e também com toques na alavanca principal. As relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas para esta motorização com turbo e massa do automóvel, proporciona uma dirigibilidade prazerosa, sem trancos e trocas muito rápidas. As respostas em kick-down são imediatas e a aceleração é instantânea e progressiva. Tem opção de uso mais esportivo com a alavanca na posição S. O quadro de instrumentos tem display informando o modo e marcha selecionada.
Motor
É brilhante a sua performance, e o turbo está bem dimensionado. Proporciona uma dirigibilidade muito agradável no uso misto.
Vedação
Boa contra a poeira e água. A capota retrátil faz boa vedação em relação ao habitáculo.
Nível interno de ruído
Com a capota fechada, o nível interno de ruídos é moderado, assim como o efeito aerodinâmico.
Suspensão
O conforto de marcha é limitado, com significativa transferência das imperfeições do solo para dentro, quando o carro roda sobre piso irregular usual urbano e em estradas mal conservadas. A estabilidade é notável, com excelente rapidez em curvas de raios variados e mínima inclinação da carroceria. Numa condução bem esportiva, atuaram com eficiência os controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Direção
A precisão na reta e em curvas é muito boa. A coluna de direção tem ajuste em altura e distância, com ótimo curso e boa pega no volante.
Iluminação
Tem sensor crepuscular. O grupo óptico dianteiro é bi-xenon, com ótima eficiência na luz baixa e alta, auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque, facho alto direcional conforme o esterçamento da direção e regulagem automática de altura em função da carga transportada. As lanternas traseiras são com LEDs. Tem luz de cortesia na zona dos pés de todos os ocupantes, para-sóis, porta-luvas e porta-malas. Junto ao retrovisor, há um plafonier, com duas lanternas/spots fixos integrados.
Limpador do para-brisa
O sistema tem sensor de chuva. Os esguichos são do tipo spray em V e palhetas de boa qualidade varrem uma área satisfatória. É fácil o acesso ao reservatório de água, instalado dentro do vão do motor.
Estepe/macaco
O estepe é do tipo de emergência, com dimensões especiais e para somente pequenos percursos a baixa velocidade. Está instalado no fundo do assoalho, dentro do porta-malas. Ao seu lado, dentro de caixa plástica, está o kit de troca. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento que encobrem a cabeça das porcas, com grampo que vem no kit. Tem porca auto-adaptadora antifurto. Devido à baixa qualidade de algumas ruas urbanas e rodovias, os pneus homologados para o Brasil da série 45 são extremamente vulneráveis a buracos e têm altíssimo custo de reposição.
Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips.
Alarme
A chave de ignição é do tipo canivete com transponder. Tem proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada e a volumétrica, contra a invasão através da quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente se continuar pressionando a tecla e o sistema antiesmagamento atuou com eficiência.
Volume do porta-malas
O declarado é de 205 litros, com a capota aberta, e de 380 litros, com a capota fechada, os mesmos números encontrados na nossa medição.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Conforto/conveniência Ar-condicionado climatronic de
duas zonas, descansa braço central dianteiro com tomada 12V, bancos
revestidos em couro, bancos dianteiros esportivos com aquecimento
individual e ajuste lombar elétrico, Sistema Easy-Entry, rádio
CD/Player MP3 com acumulador para seis CDs, oito alto-falantes,
para-sóis iluminados com espelho de cortesia, travamento central com
controle remoto para as portas, porta-malas e tampa do tanque de
combustível, volante de direção multifuncional revestido em couro e com
aletas para trocas de marchas, computador de bordo, função
Coming/Leaving home, iluminação de cortesia na área dos pés,
porta-luvas com chave, iluminação e possibilidade de refrigeração,
dispositivo para cargas longas no encosto do banco traseiro, farol
bi-xenon, regulagem automática do facho dos faróis, direção
servotronic, espelho retrovisor interno com antiofuscante automático,
retrovisores externos com controle elétrico, rebatível, com aquecimento
e recolhimento automático ao engate da ré, sensor de chuva, controlador
de velocidade (piloto automático), estepe com roda compactada aro 16
polegadas, coluna de direção ajustável em altura e distância, vidros
elétricos, defletor de vento.
Aparência
Frisos internos e pedaleiras em alumínio, contorno cromado nas saídas
de ar, revestimento do teto em preto, lanterna traseira com LEDs,
moldura da grade do radiador cromada, para-choques e retrovisores
pintados na cor da carroceria, rodas de liga leve com aro de 17
polegadas.
Segurança Lavador dos faróis,
airbag para motorista e passageiro, air bag lateral com proteção
combinada para cabeça, faróis de neblina, cintos de segurança
automático de três pontos, controle de desgaste da pastilha de freio,
ABS, ASR, ESP, alarme antifurto, freios a disco nas quatro rodas,
lanterna traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro e
sistema de proteção em caso de capotamento.
OPCIONAIS
Não tem.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro,
transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, 1.984cm³
de cilindrada, que desenvolve 200cv de potência a 6.000rpm e torque
máximo de 28,5kgfm a 4.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático de seis marchas Tiptronic DSG
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados dianteiros e sólidos traseiros, com ABS, ASR e ESP
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, independente, com braços transversal e longitudinal
RODAS
De liga leve/7 x 17 polegadas
PNEUS
235/45 R17
CAPACIDADES
Tanque, de 55 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 460 quilos
PESO
1.560kg
NOTAS (0 a 10)
QUANTO CUSTA
O VW Eos tem preço sugerido de R$ 161.800.
Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 10
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8