Volkswagen Eos 2.0 TSI - Conversível bem recheado

Cupê esportivo VW Eos tem ampla lista de equipamentos de série, que inclui vários itens de segurança. Confira como o modelo se saiu nas avaliações e veja seus detalhes

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postado em 23/09/2010 15:48 Enio Greco /Estado de Minas
Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A. Press

AVALIAÇÃO TÉCNICA

Acabamento da carroceria
A pintura tem bom acabamento. As portas apresentam pontos com desnivelamento em relação à carroceria. O capô e a tampa do porta-malas têm montagem satisfatória. A capota elétrica retrátil apresentou bom funcionamento (abertura/fechamento) com encaixes perfeitos, alinhados e centralizados. A montagem dos faróis, lanternas, retrovisores e para-choques está bem feita. As portas e laterais traseiras não têm friso protetor.  

Vão do motor
O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado por mola a gás. O resultado do isolamento acústico do vão é satisfatório em relação ao habitáculo (capota fechada). O acesso à manutenção é razoável, apesar do motor e seus componentes externos (filtro de ar, bateria, caixa de fusíveis, reservatório de expansão etc.) preencherem bem o vão.  

Altura do solo
Para um automóvel esportivo, com motor de boa potência, a altura do solo é razoável e não ocorreram interferências numa condução normal e cautelosa quando o carro roda sobre piso irregular. Por prevenção, tem chapa metálica em alumínio, que integra toda a zona inferior do motopropulsor e parte da suspensão dianteira.

Climatização
É automático digital. Apresentou ótimo funcionamento, com boa vazão de ar pelos difusores do painel e tem opção de regulagem e temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Está bem vedado com somente recírculo.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico na cidade e em rodovias. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. A desaceleração é uniforme, rápida e sem alteração da trajetória. O ABS tem boa calibração e o freio de estacionamento, que atuou normalmente, com alavanca junto ao banco do condutor.  

Câmbio
É automático, com seis marchas, do tipo Tiptronic, com dupla embreagem e opção de uso manual sequencial, por meio de aletas incorporadas ao volante e também com toques na alavanca principal. As relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas para esta motorização com turbo e massa do automóvel, proporciona uma dirigibilidade prazerosa, sem trancos e trocas muito rápidas. As respostas em kick-down são imediatas e a aceleração é instantânea e progressiva. Tem opção de uso mais esportivo com a alavanca na posição S. O quadro de instrumentos tem display informando o modo e marcha selecionada.  

Motor
É brilhante a sua performance, e o turbo está bem dimensionado. Proporciona uma dirigibilidade muito agradável no uso misto. A aceleração é excelente e muito rápida e as retomadas de velocidade, notáveis. A calibração do turbo com o gerenciamento eletrônico está muito bem elaborada com ausência de trancos, favorecido pela ampla faixa de torque máximo de 28,5kgfm, atuando de 1.700rpm a 5.000rpm. O nível de ruídos de funcionamento é baixo.  

Vedação
Boa contra a poeira e água. A capota retrátil faz boa vedação em relação ao habitáculo.
 
Nível interno de ruído
Com a capota fechada, o nível interno de ruídos é moderado, assim como o efeito aerodinâmico.  

Suspensão
O conforto de marcha é limitado, com significativa transferência das imperfeições do solo para dentro, quando o carro roda sobre piso irregular usual urbano e em estradas mal conservadas. A estabilidade é notável, com excelente rapidez em curvas de raios variados e mínima inclinação da carroceria. Numa condução bem esportiva, atuaram com eficiência os controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Direção
A precisão na reta e em curvas é muito boa. A coluna de direção tem ajuste em altura e distância, com ótimo curso e boa pega no volante. A velocidade do efeito-retorno e o diâmetro de giro satisfazem. O modelo é equipado com sistema ativo de proteção contra capotamento (ARP), que detecta o limite da inclinação lateral e a velocidade imposta.

Iluminação
Tem sensor crepuscular. O grupo óptico dianteiro é bi-xenon, com ótima eficiência na luz baixa e alta, auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque, facho alto direcional conforme o esterçamento da direção e regulagem automática de altura em função da carga transportada. As lanternas traseiras são com LEDs. Tem luz de cortesia na zona dos pés de todos os ocupantes, para-sóis, porta-luvas e porta-malas. Junto ao retrovisor, há um plafonier, com duas lanternas/spots fixos integrados.

Limpador do para-brisa
O sistema tem sensor de chuva. Os esguichos são do tipo spray em V e palhetas de boa qualidade varrem uma área satisfatória. É fácil o acesso ao reservatório de água, instalado dentro do vão do motor.  

Estepe/macaco
O estepe é do tipo de emergência, com dimensões especiais e para somente pequenos percursos a baixa velocidade. Está instalado no fundo do assoalho, dentro do porta-malas. Ao seu lado, dentro de caixa plástica, está o kit de troca. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento que encobrem a cabeça das porcas, com grampo que vem no kit. Tem porca auto-adaptadora antifurto. Devido à baixa qualidade de algumas ruas urbanas e rodovias, os pneus homologados para o Brasil da série 45 são extremamente vulneráveis a buracos e têm altíssimo custo de reposição.  
Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips.

Alarme

A chave de ignição é do tipo canivete com transponder. Tem proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada e a volumétrica, contra a invasão através da quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente se continuar pressionando a tecla e o sistema antiesmagamento atuou com eficiência.

Volume do porta-malas
O declarado é de 205 litros, com a capota aberta, e de 380 litros, com a capota fechada, os mesmos números encontrados na nossa medição.
 
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan


EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

Conforto/conveniência – Ar-condicionado climatronic de duas zonas, descansa braço central dianteiro com tomada 12V, bancos revestidos em couro, bancos dianteiros esportivos com aquecimento individual e ajuste lombar elétrico, Sistema Easy-Entry, rádio CD/Player MP3 com acumulador para seis CDs, oito alto-falantes, para-sóis iluminados com espelho de cortesia, travamento central com controle remoto para as portas, porta-malas e tampa do tanque de combustível, volante de direção multifuncional revestido em couro e com aletas para trocas de marchas, computador de bordo, função Coming/Leaving home, iluminação de cortesia na área dos pés, porta-luvas com chave, iluminação e possibilidade de refrigeração, dispositivo para cargas longas no encosto do banco traseiro, farol bi-xenon, regulagem automática do facho dos faróis, direção servotronic, espelho retrovisor interno com antiofuscante automático, retrovisores externos com controle elétrico, rebatível, com aquecimento e recolhimento automático ao engate da ré, sensor de chuva, controlador de velocidade (piloto automático), estepe com roda compactada aro 16 polegadas, coluna de direção ajustável em altura e distância, vidros elétricos, defletor de vento.
 
Aparência – Frisos internos e pedaleiras em alumínio, contorno cromado nas saídas de ar, revestimento do teto em preto, lanterna traseira com LEDs, moldura da grade do radiador cromada, para-choques e retrovisores pintados na cor da carroceria, rodas de liga leve com aro de 17 polegadas.
 
Segurança – Lavador dos faróis, airbag para motorista e passageiro, air bag lateral com proteção combinada para cabeça, faróis de neblina, cintos de segurança automático de três pontos, controle de desgaste  da pastilha de freio, ABS, ASR, ESP, alarme antifurto, freios a disco nas quatro rodas, lanterna traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro e sistema de proteção em caso de capotamento.

OPCIONAIS
Não tem.

Com a capota aberta, modelo ganha aspecto bem mais agressivo - Com a capota aberta, modelo ganha aspecto bem mais agressivo


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, 1.984cm³ de cilindrada, que desenvolve 200cv de potência a 6.000rpm e torque máximo de 28,5kgfm a 4.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático de seis marchas Tiptronic DSG

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados dianteiros e sólidos traseiros, com ABS, ASR e ESP
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, independente, com braços transversal e longitudinal
RODAS
De liga leve/7 x 17 polegadas
PNEUS
235/45 R17

CAPACIDADES
Tanque, de 55 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 460 quilos

PESO
1.560kg

NOTAS (0 a 10)
QUANTO CUSTA
O VW Eos tem preço sugerido de R$ 161.800.

Desempenho     10
Espaço interno    8
Porta-malas    8
Suspensão/direção    9
Conforto/ergonomia    8
Itens de série/opcionais     10
Segurança    9
Estilo    9
Consumo    8
Tecnologia    9
Acabamento    9
Custo/benefício    8   

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