Audi RS6 Avant - Se provocar, ela morde

Já pensou em ter um carro superesportivo e outro para a família? Que tal os dois em um só? Assim é o RS6 Avant, perua da Audi com um belo motor V10 e respeitaveis 580 cv de potência

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/11/2010 08:55 / atualizado em 18/12/2010 19:39 Marcello Oliveira /Portal Vrum
Fotos: Audi/Divulgação
Acompanhe também o Vrum pelo Twitter

De São Paulo - Você deve imaginar que toda perua foi feita para passear com a família nos finais de semana e esquecer a condução esportiva daquele cupê dos sonhos. Outro esteriótipo de carro familiar é aquele jeitão 'sem sal', estilo 'tiozão', um carro que se vê com facilidade nas portas de escolas, pois são usados durante a semana pelas donas de casa que levam os filhos ao colégio e depois vão ao supermercado. Realmente esta ideia não está errada, mas seus conceitos engessados de carro-família irão por água abaixo após conhecer a envenenada perua RS6, da Audi.

Veja a galeria completa de fotos do Audi RS6 Avant!

Nossa reportagem pilotou a máquina pelas ruas de São Paulo, experimentamos o lento trânsito da marginal Tietê, observamos a reação de outros motoristas e conhecemos a fera que se esconde debaixo do capô.

Visual que assusta
Para começar, para-lamas alargados e rodas aro 20 pintadas em cinza fosco, tiram qualquer ideia conservadora de uma perua tradicional. Outro charme que se impõe, não somente na RS6 Avant, mas em toda gama Audi, são as lanternas e farois em LEDs. No interior, bancos em formato concha não possuem apenas apelo estético para uma inevitável comparação com os carros de competição. Eles seguram mesmo o corpo e são realmente necessários.

Por dentro, o volante com a parte inferior achatada reforça a identidade esportiva, mas o revestimento em camurça, que é confortável nas primeiras manobras, faz as mães transpirarem demais.

Decolagem autorizada
Ao dar a partida, quem está dentro do RS6 escuta um ruído abafado, mas do lado de fora, o berro parece melodia para quem curte os carrões esportivos. O motor é um V10 5.0 litros, 32V, que gera singelos 580 cv de potência. É o mesmo que equipa a Lamborghini Gallardo.

A sensação no arranque do RS6 pode ser comparada a corrida de um jato para a decolagem, a diferença é que o Audi chega aos 100 km/h em menos de cinco segundos, daí a necessidade dos bancos em formato concha, que abraça o corpo nas curvas.

Obviamente que, com todo esse poder de fogo nas mãos, o condutor de um RS6 não tem paciência de ficar atrás de ninguém e as ultrapassagens são constantes na vida do feliz proprietário, mas algum 'desavisado' pode estar ao lado, ocupando o ponto cego do espelho retrovisor. Claro que a Audi pensou nisso, criando um sistema de sensores, que te avisam através de LEDs instalados na parte interna dos dois retrovisores, que há carros que podem atrapalhar sua intenção de mudar de faixa. Quanto mais intenso for luminosidade do LED piscante - que entra em ação ao acionar a seta de direção - , mais perto está o obstáculo em seu ponto cego. Um mimo que ajuda bastante a evitar 'desagrados' de pequenas colisões no trânsito.

Em uma reta, a RS6 Avant chega aos 280 km/h. Ela iria além, caso a Audi não limitasse sua velocidade.

Uma simples parada no posto vira atração, ainda mais se logo atrás vier o resto do comboio Audi, composto por um R8 Spyder e por um novíssimo A1, bem no dia do lançamento dos dois modelos para o mercado nacional.

"O RS6 é um carro que você pode explorar todo o potencial esportivo em uma pista ou ir até a padaria da esquina comprar pão", exemplifica o diretor de treinamento da Audi para a América Latina, Lothar Werninghaus, para mostrar que a perua pode ser domável e levar a família no clube no final de semana como qualquer veículo familiar com algumas centenas de cavalos a menos no motor. Para transportar a esposa, os filhos, a sogra, cachorro e papagaio, pode-se optar por uma condução mais confortável. Como? Simples, basta girar o seletor no console, escolhendo o modo 'Confort', deixando a suspensão mais macia. Se você quer aproveitar os atributos esportivos em seu dia-dia, o modo 'Dynamic' é o indicado, por fim, para sugar todo o potencial que honra a sigla RS, escolha a posição 'Sport'. O perfil de direção pode ser ajustado mesclando suas preferências também no câmbio, que é automático de seis velocidades com opção de trocas manuais em aletas na coluna de direção.

Claro que tudo isso tem seu preço e não é barato. A RS6 Avant é vendida por R$ 514 mil e o sedã por R$ 499 mil.

Com a RS6 Avant, esqueça aquela perua careta que você conhece - Com a RS6 Avant, esqueça aquela perua careta que você conhece


Tags:

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
Queremos sua ajuda para deixar a experiência no VRUM ainda melhor! Participe Participe