Fiat Idea 1.8 Sporting - Avaliação técnica, itens de série e opcionais

Versão Sporting tem muitos itens de série, mas os principais de segurança são opcionais

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postado em 08/11/2010 14:49 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Lanternas de LEDs e tampa traseira sem recortes melhoram visual do monovolume - Jair Amaral/EM/D.A Press Lanternas de LEDs e tampa traseira sem recortes melhoram visual do monovolume

Avaliação técnica
Acabamento da carroceria

A qualidade da pintura é razoável. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. O capô e a tampa traseira estão descentralizados e desnivelados. Os recobrimentos plásticos das soleiras, para-choques, lanternas, faróis, frisos protetores das portas e pestanas dos vidros têm boa montagem. As barras longitudinais do teto têm os acabamentos plásticos anteriores mal montados. Os adesivos na cor preto brilhante que encobrem as colunas B e C não têm a mesma continuidade, deixando um degrau entre as partes. REGULAR

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Vão do motor
O ângulo de abertura do capô, que é sustentado por vareta manual, é ótimo. A área livre do vão é pequena. A sistematização dos vários componentes é razoável e é fácil a identificação e manuseio dos itens de verificação permanente, exceto a do reservatório de fluido de freio. O condensador do ar-condicionado apresenta vários pontos com as aletas de ventilação amassadas para um automóvel novo. O resultado do isolamento termo-acústico (interno do capô e parte do painel de fogo) em relação ao habitáculo é satisfatório, mesmo com o coletor de descarga do motor próximo do painel de fogo. O acesso à manutenção é bem limitado na zona posterior do motor e no sistema de freios (cilindro mestre, servo freio etc.), pois este invade a cobertura do painel de fogo. O reservatório de gasolina para partida a frio está embutido na carroceria, lado direito, com capacidade de 1,28 litros, mas tem luz espia no quadro de instrumentos indicando quando vazio. O bocal de enchimento tem diâmetro e posicionamento ruins e, ao reabastecer, deve-se ter cuidado com o refluxo de gasolina devido ao posicionamento da mangueira (alto e plana) que conecta o gargalo com o reservatório. O reservatório de expansão que é fixado em suporte plástico na estrutura também plástica do radiador tem movimento muito flexível no momento de abertura e fechamento da tampa do bocal. REGULAR


Altura do solo
Toca com frequência a aba inferior do para-choque dianteiro e proteção inferior do motopropulsor ao trafegar sobre piso irregular normal de estrada de terra, transpor quebra-molas e em saídas de garagem com desnível. REGULAR

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Climatização
É por comando manual. Não tem opção de difusor de ar específico para os passageiros de trás, nem regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. O tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo, após deixar o veículo trancado ao sol por meia hora, foi satisfatório. A rumorosidade de funcionamento é razoável na máxima velocidade, mas não está bem vedado à admissão de gases/fumaça de fora, quando com somente recírculo interno de ar. REGULAR

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso urbano e em rodovias. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação e o ABS boa calibração. O espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade imprimida. Numa condução bem esportiva, a reação homogênea nos dois eixos permite frear forte na entrada de curvas sem alterar a trajetória imposta e afundamento exagerado do eixo dianteiro, além de ter boa desaceleração. O freio de estacionamento funcionou normalmente. POSITIVO


Câmbio
É manual com cinco marchas à frente. As relações de marchas/diferencial atendem razoavelmente a curva do motor e massa do veículo, proporcionando boa dirigibilidade no uso misto. A qualidade de engate foi satisfatória em precisão e maciez, mas apresentou eventual mal engrenamento da marcha a ré (em regime de marcha lenta), além do curso longo da alavanca. REGULAR


Motor
É elástico, tem baixo ruído de funcionamento e soluções de engenharia que são práticas na manutenção. A arquitetura do cabeçote com quatro válvulas por cilindro é bem sentida a baixo regime de rotação (abaixo de 2.000rpm), pois o torque máximo é a 4.500rpm. A sua performance satisfaz no uso urbano e em rodovias, mesmo com alguns aclives e ar-condicionado ligado. Rende melhor com somente etanol. As retomadas de velocidade e aceleração do retilíneo plano são eficientes a partir das 2.500rpm e em trechos com subidas a partir das 3.000rpm. POSITIVO


Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO


Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Sobre piso de asfalto ruim, terra e paralelepípedo surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. NEGATIVO


Suspensão

O conforto de marcha merecia um melhor acerto, mesmo para esta versão Sporting 1.8, pois são evidentes as transferências das imperfeições do solo para dentro (equipado com pneus da série perfil 55). A estabilidade é boa numa condução normal e razoável em um uso mais esportivo sobre piso de asfalto liso e seco. A inclinação da carroceria é acentuada em situação de manobra de forte desvio e retorno imediato à faixa original, com o veículo em alta velocidade, e numa utilização esportiva em curvas de raio curto e médio sequenciais feitas no limite da aderência lateral, onde se usam a 2ª e 3ª marchas continuamente. REGULAR

Direção
As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso urbano e em manobras, mas são um pouco leves demais em rodovias com o veículo em velocidade e carregado. A coluna de direção tem ajuste angular em altura e o volante boa pega. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre calçamento e estrada de terra. A velocidade do efeito-retorno e o diâmetro de giro em manobras satisfazem. A precisão na reta e em curvas é razoável com reações uniformes e balanceadas em relação ao eixo traseiro. POSITIVO


Iluminação
Os novos faróis, que têm construção com duplo refletor, têm melhor eficiência no baixo e no alto que o anterior, mas não têm regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Conta com auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque. O sistema tem sensor crepuscular e existem luzes de cortesia somente no porta-malas e porta-luvas. Na zona do teto tem uma lanterna central e plafonier na zona anterior, com a lanterna integrada com dois spots fixos. O quadro de instrumentos e console central têm boa identificação noturna. REGULAR

Limpador do para-brisa

O sistema tem sensor de chuva. A área de varredura no para-brisa é razoável e os seis jatos dos esguichos satisfazem. No vidro traseiro o esguicho é de cima para baixo, com vazão eficiente, e a palheta de qualidade varre uma boa área. É ruim o diâmetro e inclinação do bocal e posição da mangueira de acoplamento do terminal ao reservatório, que é alta e plana, onde ocorre refluxo de água até enchê-lo. REGULAR


Estepe/macaco
O estepe tem a roda e o pneu iguais aos de uso. Está instalado dentro do porta-malas no assoalho e abaixo dele, em suporte, está o kit de troca (macaco e chave de roda). A operação de troca é normal e os pontos de apoio do macaco estão indicados nas soleiras. Tem porca autoadaptadora antifurto. POSITIVO


Ferramentas
Tem uma chave de fenda conjugada com Philips. POSITIVO


Alarme
O sistema é completo com chave de ignição codificada, proteção volumétrica contra invasão do habitáculo pela quebra dos vidros e proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada. Ao dar comando por controle remoto inserido na própria chave de ignição para travar as portas, os vidros sobem automaticamente se continuar pressionando a tecla. O sistema antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO

Volume do porta-malas
O declarado é de 380 litros e o encontrado foi de 340 litros, prejudicado pela caixa subwoofer e o triângulo de segurança, estando a tampa do bagagito fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fiat/Divulgação


FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve 130cv (g)/132cv (e) de potência a 5.250rpm e torques máximos de 18,4kgfm (g)/18,9kgfm (e) a 4.500rpm


TRANSMISSÃO

Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas


DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica


FREIOS
Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, com ABS (opcional)


SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; traseira, semi-independente, com travessa de torção de seção aberta/roda de liga leve/6 x 16 polegadas/195/55 R16
CAPACIDADES
Tanque, 48 litros; carga útil, incluindo condutor (passageiros e bagagem), 400 quilos; peso, 1.280kg; porta-malas, 380 litros

DESEMPENHO (**)

Velocidades máximas de 184km/h (g) e 185km/h (e); aceleração até 100km/h em 10,6s (g) e 10,2s (e); consumo cidade de 11,3km/l (g) e 7,8km/l (e); consumo estrada 15km/h (g) e 10,2km/l (e)

DIMENSÕES (A x B x C x D x E) (m) (*)

3,95 x 1,69 x 1,70 x 2,51 x 1,85

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: medida de conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco traseiro)
(**) Dados dos fabricantes
(g) gasolina e (e) etanol


EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Conforto/conveniência - Ar-condicionado e para-brisa degradê, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoio de braço central e regulagem de altura no banco do motorista, banco traseiro bipartido, bolsas porta-objetos e porta-revistas, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas e vidros, check luzes e portas, comando elétrico de abertura do porta-malas, comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, console central com porta-objetos e porta-copos, console no teto com quatro porta-objetos e espelho suplementar, direção hidráulica, para-sóis com espelho, Follow me home, iluminação no porta-malas, limpador e lavador dos vidros dianteiro e traseiro com intermitência, limpador traseiro com acionamento automático à ré, luzes de leitura dianteira e traseira com dimmer, My Car Fiat, porta-luvas superior e inferior, predisposição para alarme e som, retrovisores externos com comando interno elétrico, travas elétricas com comando centralizado e travamento automático das portas a 20km/h, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento e volante com regulagem de altura.

Aparência - Barras longitudinais no teto, para-choques, maçanetas e frisos na cor da carroceria, grade frontal com acabamento cromado, lanternas traseiras com LEDs, retrovisores externos na cor da carroceria e com luzes indicadoras de direção, revestimento externo na coluna central das portas, spoiler na tampa traseira na cor do veículo, rodas de liga leve aro 16 e vidros verdes.

Segurança - Três apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, terceira luz de freio, cintos de segurança dianteiros de três pontos retráteis com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, luz indicadora de portas abertas e imobilizador eletrônico de motor (Fiat Code).

OPCIONAIS
Airbags frontais e laterais dianteiros, freios ABS, bancos revestidos parcialmente em couro, parafusos antifurto das rodas, rádio/CD Player com MP3, viva voz Bluetooth e entrada USB, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, retrovisor interno eletrocrômico, subwoofer, teto solar elétrico Skydome e vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento.

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