TAC Stark 2.3 Turbodiesel - Cabrito estiloso

O Stark 2.3 Turbodiesel não tem medo de encarar trilhas pesadas, pois conta com bom torque do motor e sistema 4x4 com roda livre, mas poderia ter pneus mais adequados

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postado em 21/11/2010 17:57 Enio Greco /Estado de Minas
Fotos: Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS
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AVALIAÇÃO TÉCNICA

Positivo

Altura do solo
Não ocorreram interferências com o solo. Os ângulos de ataque e saída (sem reboque) satisfazem bastante. Não tem de série proteção para a zona inferior do motopropulsor (que tem boa distância do solo), nem para o diferencial dianteiro e traseiro, tendo somente na zona frontal da suspensão dianteira, logo abaixo do para-choque, uma chapa em aço de boa espessura com furos para ventilação.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda com Phillips, uma halen e uma catraca.

Regular

Climatização
É por comando manual. Os quatro difusores de ar do painel têm formato circular e giram 360 graus, facilitando a distribuição do ar climatizado. A caixa de ar tem quatro velocidades e cinco opções de direcionamento do fluxo, com boa vazão. O teto solar sem cortina interna causa desconforto quando o sol está alto, além de excesso de claridade nos olhos. Apresentou funcionamento satisfatório, mas a tecla deslizante da opção de troca de ar no habitáculo/somente com recírculo interno tem difícil manuseio (muito dura).

Câmbio
O acionamento da tração é por meio de chaveta situada nos dois cubos de roda dianteiros. Uma alavanca interna instalada no túnel central ao lado do freio de mão seleciona as opções de 2H, 4H e 4L, com manuseio razoável em precisão e maciez. As relações de marchas/diferencial são satisfatórias na dinâmica do veiculo e conta com auxilio do alto torque do motor com turbo e intercooler. O engate das 1ª e 2ª marchas é mais pesado e seco, sendo o restante satisfatório. A posição da alavanca principal de marchas no túnel central não está bem definida (muito atrás), mesmo com a curvatura na base dela, na qual o movimento do braço direito fica longo para 2ª, 4ª e ré.

Motor
Sua performance é boa para o peso de 1.630kg. A rumorosidade de funcionamento não é muito baixa, mesmo com common-rail e injeção direta de diesel. E ocorre pequena transferência de vibração e ressonância (suportes e coxins do motopropulsor) em algumas faixas de rotação para dentro da cabine. O quadro de instrumentos tem conta-giros, mas sem indicar a faixa vermelha de rotação máxima. As retomadas de velocidade e aceleração satisfazem no uso misto. Sobre trilhas é prazeroso o seu comportamento dinâmico acoplado ao câmbio com 4x4.

Suspensão
O conforto de marcha para o uso urbano e em rodovias mistas de asfalto mal conservado, terra e calçamento é bem limitado, devido à alta transferência das imperfeições do solo para dentro. Já sobre piso de terra batida com algumas imperfeições e trafegando sobre trilhas variadas a baixa velocidade satisfaz bem em conforto, absorção a impactos e comportamento dinâmico. A estabilidade na terra quando se usa 4x4H é boa em velocidades compatíveis com o traçado, mas é limitada numa utilização mais esportiva (2H) sobre asfalto liso e seco, em que a inclinação da carroceria é acentuada, além de alterar a precisão no contorno de curvas de raio curto e médio. Merece destaque o trabalho das suspensões independentes nas quatro rodas no uso 4x4 em geral.

Direção

A coluna de direção tem ajuste angular em altura, com bom curso. A assistência é hidráulica, mas com cargas que a deixam muito leve, direta e imediata em velocidades mais altas em rodovias. Já na trilha e estrada de terra bem acidentada a baixa velocidade está bem definida pela rapidez de mudança de direção, com bom diâmetro de giro. A precisão na reta e em curvas é razoável e a velocidade do efeito/retorno satisfaz.

Iluminação
O farol é de refletor simples, sem regulagem elétrica em altura e conta com auxílio dos de neblina embutidos no para-choque, mas sem tela protetora contra pedriscos. Apresentaram resultado normal em iluminação no baixo e no alto. Os faróis, setas dianteiras e luzes de ré traseira não têm o complemento da carcaça plástica atrás do corpo deles, somente guarda-pó/água no acesso às lâmpadas. Não tem luz de cortesia em nenhum local. No teto tem plafonier junto ao retrovisor com duas lanternas/spots fixos bipartidos.

Estepe/Macaco
O estepe, que tem o pneu e roda igual aos de uso, está instalado em suporte fixo atrás da tampa traseira. O kit de troca está acondicionado em fundo falso no assoalho, dentro do porta-malas. Não tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal e suja para veículos deste segmento e os pontos de apoio do macaco são nas suspensões.

Limpador de para-brisa
Os esguichos, incorporados nos braços das palhetas, apresentaram boa vazão de água e as palhetas varrem uma área satisfatória. Não há limpador no vidro traseiro. É fácil a identificação e manuseio do reservatório de água instalado dentro do vão do motor.


Alarme
A chave de ignição é codificada. Não tem proteção volumétrica no habitáculo, nem a perimétrica das partes móveis. Os vidros das portas têm função de abertura/fechamento por um toque e o sistema antiesmagamento atuou normalmente.

Negativo

Acabamento da carroceria
Com o tanque cheio, ocorreu pequeno vazamento de óleo diesel pela tampa do bocal em curvas mais acentuadas. A qualidade da pintura contém impurezas, má preparação da fibra, rebarbas de tinta, mau isolamento da tomada de ar superior do capô (grafite fosco com o amarelo do capô). As portas estão desniveladas e têm folga fixa diferente entre os dois lados. O capô e a tampa traseira têm montagem aceitável. A extremidade do adesivo 4x4 aplicado sobre a lateral traseira já tem pontos com destaque/desprendimento. Os três coxins que apoiam a estrutura metálica do estepe na tampa traseira têm péssimo acabamento e são picotados.

Vão do motor
O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado quando aberto por duas molas a gás. O resultado da insonorização do vão (somente material termo-acústico no painel de fogo) é bem discreto para uma motorização a diesel. O vão é pequeno e o motor e seus componentes externos o preenchem totalmente, dificultando o acesso à manutenção de vários itens. A extremidade anterior da cobertura plástica do cabeçote interfere com o capô. O leiaute do vão não está benfeito e são vários os pontos com interferências mecânica e estática de mangueiras, chicotes e tubulações, como: das mangueiras superior e inferior do radiador, que interferem com a base inferior do reservatório de expansão e revestimento plástico da caixa de rodas; mangueira do compressor do ar-condicionado, que interfere com o alternador e suporte lateral do motor/câmbio; cabo positivo da bateria com carcaça plástica do sistema do guincho elétrico; mangueira de saída do vaso de expansão com carcaça da buzina, todos já apresentando desgaste.

Freios
Em frenagem de emergência simulada sobre asfalto liso seco e terra batida, o eixo traseiro manifesta-se primeiro com maior carga, blocando as rodas e alterando bem a trajetória imposta, o que causa perigo de acidente conforme a velocidade imprimida. O pedal e freio têm pouca sensibilidade e é do tipo esponjoso, sendo necessário aplicar mais força. No uso 4x4, em baixa velocidade, seu comportamento dinâmico satisfaz, mas em rodovias, com maior velocidade, requer mais atenção.

Vedação
Apresentou falha na vedação da tampa traseira com forte infiltração por cima, molhando bem o vão de carga e o kit de troca da roda/pneu.

Nível interno de ruídos
É altíssimo o nível de ruídos no habitáculo quando sobre piso de paralelepípedo, asfalto ruim e terra irregular, causando desconforto auditivo. O efeito aerodinâmico inicia-se a 90km/h e é crescente com a velocidade.

Volume do porta-malas
O encontrado foi 125 litros, sem ultrapassar a altura e posição normal do encosto do banco traseiro, e com fechamento normal da tampa traseira.


Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Painel tem comandos à mão, com volante e outros elementos herdados do Fiat Palio - Painel tem comandos à mão, com volante e outros elementos herdados do Fiat Palio


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 2.300cm³ de cilindrada, 16V, turbodiesel intercooler, que gera 127cv de potência máxima a 3.600rpm e torque máximo de 30,7kgfm a 1.800rpm

TRANSMISSÃO
Tração 4x4 com reduzida e diferencial com bloqueio na traseira, transmissão manual de cinco velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira e traseira independentes com braços duplos A, molas helicoidais e duplo amortecedor/ 7 x 16 polegadas (liga leve) / 255/70 R16

DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e traseira

CAPACIDADES
Tanque, 70 litros; de carga (passageiros e bagagem), 375kg

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
- Ar-condicionado, direção hidráulica, acionamento elétrico dos vidros com um toque para subida, travas das portas com acionamento elétrico, porta-objetos nas portas e painel, porta-copos no console central, relógio digital, banco traseiro rebatível, retrovisores externos elétricos com luzes de direção integradas, luz de cortesia dianteira com temporizador, volante com regulagem de altura, espelhos de cortesia com porta-documentos nos para-sóis, preparação para som, iluminação do porta-malas e tomada 12 volts.

Aparência - Rodas de liga leve.

Segurança - Vidros com sistema antiesmagamento, cintos de segurança de três pontos para os quatro ocupantes, quatro encostos de cabeça e farol de neblina.

OPCIONAIS
Snorkel, teto solar elétrico, guincho dianteiro elétrico, rack de teto, farol de longa distância (de milha), skid plate metálico e volante revestido em couro.

QUANTO CUSTA
O TAC Stark tem preço sugerido de R$ 98.780. Com todos os opcionais chega a R$ 111.200.

NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 5
Porta-malas 4
Suspensão/direção 6
Conforto/ergonomia 6
Itens de série/opcionais 6
Segurança 5
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 6
Acabamento 6
Custo/benefício 7


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