Acompanhe também o Vrum pelo Twitter
Positivo
Altura do solo
Não houve interferências com o solo, numa condução normal do automóvel. Por prevenção, há chapa em aço englobando toda a zona inferior do motopropulsor.
Climatização
É por comando manual. O sistema é eficiente, seja pelo tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo, seja pela vazão/angulação dos difusores de ar do painel. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória e a vedação, boa.
Freios
Apesar de não ter ABS, apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso misto. Estão bem calibrados e dimensionados, além de ter boa sensibilidade do pedal e reações equilibradas nos dois eixos. O freio de estacionamento atuou normalente.
Câmbio
A qualidade de engate é boa em maciez e precisão e as relações de marchas/ diferencial satisfazem bem no uso urbano e em rodovias com poucos aclives. Apesar de ter o cabeçote com quatro válvulas por cilindro e torque máximo do motor atuando em rotação mais alta (4.250rpm), o rendimento do câmbio no uso urbano é razoável mesmo com ar-condicionado ligado.
Motor
O sistema Hi-Flex funcionou bem com qualquer combustível (gasolina/etanol) ou misturado. A partida a frio foi imediata (somente etanol no tanque) com boa manutenção da marcha lenta e aceleração progressiva mesmo com o motor pouco aquecido. O torque máximo e a potência são muito bons para a cilindrada e arquitetura do cabeçote. As retomadas de velocidade e aceleração são satisfatórias, mas para uma dinâmica mais ágil no uso misto é necessário manter sempre a rotação elevada.
Vedação
Boa contra água.
Suspensão
Merecem destaque o conforto de marcha e a estabilidade desta versão, que tem o melhor acerto de suspensão para veículos hatch 1.0 no mercado nacional.
Direção
A coluna de direção não tem regulagem em altura, mas o volante tem boa pega e está numa altura satisfatória. Apresentou reações equilibradas e com boa sensibilidade. A precisão na reta e em curvas satisfaz bem. A velocidade do efeito/retorno e o diâmetro de giro em manobras são bons.
Iluminação
O farol dianteiro com dupla parábola é eficiente no baixo e no alto, mas não tem auxiliares de neblina nem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. A iluminação no habitáculo (zona do teto) é composta por somente uma lanterna oval junto ao retrovisor, com resultado razoável para a área da cabine. O quadro de instrumentos e o console central têm boa identificação noturna, e há luz de cortesia somente no porta-malas.
Estepe/ macaco
A roda em aço e o pneu reserva são iguais aos de uso. A operação de troca é normal. As calotas integrais fixadas no aro sobre pressão são vulneráveis a furto. A alavanca de acionamento do macaco tem proteção para as mãos, e há grampo específico no kit para retirar as calotas.
Limpador de para-brisa
Ao esguichar água por meio de esguichos com quatro jatos, palhetas de boa qualidade entram automaticamente em funcionamento, varrendo uma boa área no para-brisa. No vidro traseiro, o sistema é também eficiente. É fácil o acesso no vão motor ao reservatório dágua.
Alarme
A chave de ignição é codificada e há proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada.
Regular
Acabamento da carroceria
As quatro portas têm desnivelamentos em relação à carroceria. A garantia contra corrosão é de seis anos.
Vão do motor
O acesso à manutenção em geral é bom, sendo mais limitado aos componentes do sistema de freios (cilindro mestre, reservatório do fluido de freio e servo-freio). O resultado da insonorização (somente parte do painel de fogo) é razoável.
Negativo
Nível interno de ruídos
Os ruídos no habitáculo são evidentes quando se trafega sobre paralelepípedo, asfalto ruim e estrada de terra. O efeito aerodinâmico é bem acentuado em velocidade mais alta.
Volume do porta-malas
O declarado é de 255 litros e o encontrado foi 282 litros com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagajito fechada, sendo normal o fechamento da tampa traseira.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros, 999 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de potências máximas de 76cv (gasolina) e 77cv (etanol) a 6.000 rpm e torques de 10kgfm (gasolina) e 10,2kgfm (etanol) a 4.200 rpm
Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, McPherson, com triângulo inferior e barra estabilizadora; traseira, semi-independentes com barra estabilizadora; 5,5 x 14 em aço; 175/65 R14
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Capacidades
Peso, 880 quilos; tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 525 quilos
Equipamentos
De série
Conforto/conveniência Apoios de braço nas portas dianteiras e traseiras; ar quente; banco traseiro rebatível; console central com cinzeiro e acendedor de cigarro; iluminação interna central; para-sol do motorista com porta documentos; preparação para som; porta-luvas com dois porta-copos na tampa; retrovisores com controle manual interno
Segurança Terceira luz de freio; cintos retráteis dianteiros de três pontos com regulagem de altura; desembaçador do vidro traseiro; fechadura inviolável (giro falso); travas de segurança nas portas traseiras
Aparência Calotas integrais, para-choques na cor do veículo; faixas de proteção laterais; vidros verdes.
Opcionais
Alarme, dois apoios de cabeça traseiros, ar-condicionado, direção hidráulica, conta-giros, limpador/lavador do vidro traseiro, iluminação do porta-malas, luz interna central dianteira, travamento automático das portas a 6km/h; temporizador de iluminação interna, travas elétricas das portas e do porta-malas com comando a distância por radiofrequência, vidros dianteiros elétricos.
Quanto custa
O Renault Clio Campus 1.0 tem preço sugerido de R$ 27.650 e completo, R$ 32.800.
.