
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. As quatro portas estão desniveladas. Os recobrimentos plásticos das curvaturas dos para-lamas, soleiras e para-choques têm boa montagem. O capô e a tampa traseira tem montagem satisfatória. REGULAR
Vão do motor
Há isolante acústico somente no painel de fogo, sendo o resultado da insonorização em relação ao habitáculo razoável com o motor em alta rotação. A tampa do cabeçote e os coletores de admissão e descarga não têm acabamento plástico superior. A sistematização dos vários componentes é racional, e o acesso à manutenção em geral, mesmo na posição de montagem transversal do motor, é boa. POSITIVO
Altura do solo
Não tem de série chapa em aço protetora para a zona inferior do motopropulsor. Não ocorreram interferências com o solo no nosso percurso misto de provas favorecido pela elevação das suspensões. POSITIVO
Climatização
Os quatro difusores de ar do painel têm formato circular e o corpo interno das aletas direcionais giram 360 graus. A vazão de ar é boa, e a rumorosidade de funcionamento, aceitável. Não ocorreu admissão de gases/fumaça. Os comandos manuais de temperatura, velocidade e direção do fluxo têm boa dimensão e pega. O controle do recírculo é por meio de haste deslizante e a tecla do ar-condicionado tem boa identificação quando o sistema está ligado. POSITIVO
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS está bem calibrado. As suas reações são homogêneas nos dois eixos, e a desaceleração foi balanceada e eficiente em frenagem de emergência simulada sobre asfalto seco e terra batida. O freio de estacionamento atuou normalmente. POSITIVO
Câmbio
A transmissão é do tipo automatizada e as trocas são realizadas por sistema eletro-hidráulico, com controle eletrônico e três programas de condução. No quadro de instrumentos tem display informando a opção selecionada. As letras D, N, R e símbolos e –, quando selecionados e reconhecidos pelo programa, têm iluminação destacada na base da alavanca no console central. Apresentou melhor funcionamento e rapidez no reconhecimento de trocas sucessivas em manobras de garagem/estacionamento, em que é preciso selecionar a ré, 1ª marcha e N. Numa utilização normal do veículo, as trocas estão mais suaves, com mínima queda da rotação do motor na passagem das marchas. Na prova de arrancada em subida acentuada, muito comum em Belo Horizonte, ao tirar o pé do freio e acelerar imediatamente, ocorre um pequeno deslocamento para trás e, depois do acoplamento da embreagem, o veículo sai da inércia muito lentamente. Nas reduções automáticas ou solicitadas (por meio de toques na alavanca principal ou nas aletas incorporadas ao volante), tem função punta taco muito útil e é evidente o ganho no funcionamento em geral deste câmbio em relação ao de primeira geração. POSITIVO
Motor
O sistema flex funcionou bem com boa partida a frio com álcool no tanque, além de partida a quente imediata. Mesmo com o motor pouco aquecido, a marcha lenta foi linear e a aceleração progressiva. A performance agrada, no uso urbano e em rodovias, para a cilindrada e massa do veículo. Com bagagem, três adultos e ar-condicionado ligado, ainda proporciona dirigibilidade razoável no uso misto, com aceleração e retomadas de velocidade satisfatórias. A curva desse motor, que tem o torque máximo (15.6kgfm a 2.500rpm – álcool) em baixa rotação, contribui bastante na condução urbana e em rodovias com velocidade limitada. POSITIVO
Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO
Nível interno de ruído
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre pisos irregulares, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. NEGATIVO
Suspensão
O conforto de marcha merecia um melhor acerto para um hatch leve com motor de potência limitada. As transferências das imperfeições do solo são evidentes, principalmente no eixo traseiro, com somente condutor, piorando quando carregado e com a pressão estabelecida para esta condição. Os pneus da série 55 não contribuem neste quesito, somente no handling. Apresentou boa estabilidade em curvas de raios variados com o veículo em alta velocidade pela inclinação mínima da carroceria, precisão e rapidez no contorno das mesmas. REGULAR
Direção
Para esta versão específica Rallye, que induz um uso mais constante sobre piso irregular e estrada de terra batida, os pneus homologados poderiam ser de uso misto da série 70, montados em aros de 14 polegadas e não da série 55 aro 15, que são muito vulneráveis a buracos, cortes laterais, deformações e rompimento com empeno do aro de liga leve. A coluna de direção tem regulagem angular em altura e distância, com ótimo curso, e o volante, boa pega. A precisão na reta e em curvas (terra batida seca e asfalto) é satisfatória. O diâmetro de giro satisfaz, assim como a velocidade do efeito/retorno. REGULAR
Iluminação
Há luz de cortesia somente nos para-sóis. O farol tem dupla parábola e apresentou boa eficiência no baixo e no alto (claridade, abertura e alcance) e conta com auxiliares de neblina conjugados aos de longo alcance (sem tela protetora contra pedras) embutidos no para-choque. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Quadro de instrumentos, console central e interruptores dos painéis de porta têm fácil identificação noturna. Na frente tem plafonier com duplo spot fixo integrado, o mesmo para o banco traseiro, com bom resultado em iluminação. REGULAR
Limpador do para-brisa
Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura de água, que atinge todo o para-brisa. As palhetas apresentam boa qualidade e varrem boa área. No vidro traseiro, o sistema também é eficiente. O reservatório de água instalado dentro do vão do motor tem fácil acesso. POSITIVO
Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço e o pneu na medida 175/70 R14T, diferente dos de uso, 205/55 R15 em roda de liga leve. Essa solução, que não é funcional no Brasil, altera completamente o comportamento dinâmico do automóvel, no caso de uso em rodovias, em que a velocidade máxima recomendada é de 80km/h, o que causa transtorno numa viagem, obrigando a imediata reparação do pneu/roda danificado. A operação de troca é normal. NEGATIVO
Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo. Ao dar comando para travar as portas, por meio de controle remoto inserido na própria chave, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. POSITIVO
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 285 litros e o encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada foi de 272 litros.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve 101cv (g)/104cv (e) de potência a 5.250rpm e torque máximo de 15,4kgfm (g)/15,6kgfm (e) a 2.500rpm
Transmissão
Tração dianteira, câmbio automatizado de cinco marchas
Direção
Pinhão e cremalheira, hidráulica (opcional)
Freios
Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, com ABS opcional
Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira,
independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais e
barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braços
longitudinais/roda de liga leve/6 x 15 polegadas/205/55 R15
Capacidades
Tanque, 55 litros; porta-malas, 285 litros; peso de 971 quilos; carga (passageiros e bagagem), 440kg.
Dimensões (A x B x C x D x E) (m) (*)
3,89 x 1,65 x 1,46 x 2,46 x 1,87
Desempenho (**)
Velocidade máxima -190km/h (g)/192km/h (e)
Aceleração até 100 km/h - 10,7s (g)/10,4s (e)
Consumo (**)
Cidade - 13,1km/l (g)/8,8km/l (e)
Estrada - 18,5km/l (g)/12,4km/l (e)
(*)
A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: medida de
conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco
traseiro)
(**) Dados dos fabricantes
ND - Não disponível
(g) gasolina e (e) etanol
Quanto custa?
O
novo VW Gol Rallye 1.6 é vendido a partir de R$ 40.700, com câmbio
manual. Já com o câmbio automatizado I-Motion, o preço parte de R$
43.360 e chega aos R$ 52.020, com todos os opcionais.
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência -
Computador de bordo, câmbio automatizado ASG, porta-objetos nos painéis
das portas, console central estendido, direção hidráulica,
limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos
dianteiros, travamento central das portas, sensor de estacionamento,
retrovisores externos elétricos, abertura elétrica interna do
porta-malas, temporizador do limpador do para-brisa, para-sóis
iluminados, coluna de direção com regulagem de altura e distância.
Aparência -
Bancos dianteiros com a logo Rallye, anel do difusor de ar em cinza
satin, painel de instrumentos em duas cores, rodas de liga leve aro 15
polegadas, para-choques dianteiros off-road, retrovisores na cor do
veículo, faróis máscara negra e lanternas traseiras escurecidas,
maçanetas em preto fosco, para-choque traseiro com aplique em cinza
cross, luzes de seta nos retrovisores, spoiler traseiro preto, moldura
da caixa de rodas off-road e soleira preta.
Segurança -
Cintos de segurança laterais traseiros retráteis, faróis de neblina
Dual Action, dois apoios de cabeça traseiros, brake light integrada à
tampa traseira, regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros e
imobilizador eletrônico de motor.
OPCIONAIS
Banco
traseiro com encosto bipartido, ar-condicionado, vidros elétricos,
travamento central com controle remoto, chave canivete com controle
remoto, luzes de leitura, destravamento da tampa traseira na chave,
alarme, imobilizador eletrônico com alarme antifurto, air bag duplo,
ABS, rádio CD Player com I-System, MP3, SD-Card, Bluetooth e entrada
para iPod e volante multifuncional.
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 7
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 7
Segurança 6
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 6
Acabamento 7
Custo/benefício 7