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Estado de Minas FLUENCE PRIVILÈGE 2.0 16V FLEX CVT

O novo trunfo da Renault

Equipamentos de segurança e câmbio de variação contínua são os principais apelos do novo sedã da marca francesa. Visual agrada, mas consumo é elevado. Leia o teste


postado em 31/01/2011 15:45 / atualizado em 31/01/2011 16:13

(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS)
(foto: Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS)
O Fluence foi desenvolvido inicialmente para países emergentes, nos quais a carroceria de três volumes faz sucesso, apesar de ser a menos prática. Porém, há até versão com motor elétrico do modelo. Na terceira geração do Mégane não há carroceria sedã e o Fluence preenche a lacuna, sendo vendido também no mundo desenvolvido. Modelo está equipado de série com airbags frontais, laterais, de cortina e sistema ABS de freios.

 

Veja a galeria de fotos completa do Renault Fluence Privilège 2.0 16V flex CVT

 

Influência japonesa

A Renault tomou emprestado da Nissan o motor 2.0, que usa corrente na distribuição em vez de correia dentada, e o câmbio CVT, de variação contínua, com infinitas relações de transmissão. O câmbio tem funcionamento suave e as trocas são imperceptíveis, estando sempre na faixa de rotação ideal. Basta pressionar o acelerador para se ter a melhor relação de transmissão em todos os momentos. O Fluence é o sucessor do Mégane sedã no Brasil e encara adversários indigestos (ver quadro de concorrentes) no segmento dos médios. A perua Mégane Grand Tour continua sendo produzida no Paraná.

VISUAL As linhas da carroceria agradam à primeira vista e a frente alargada com faróis horizontalizados causa impacto. A traseira elevada e lanternas também na horizontal completam o visual da carroceria. O senão são as folgas irregulares entre as partes móveis e o monobloco (ver avaliação técnica), que dão impressão de desleixo na montagem. O interior é agradável, com acabamento de qualidade, mas sem refinamento. Chama a atenção a posição inclinada do quadro de instrumentos, que foge ao convencional, e os bancos forrados em couro de tonalidade clara. Apesar do clima tropical, a maioria dos brasileiros prefere forração escura por não aparentar sujeira.

TECNOLOGIA O sistema de navegação (GPS) integrado ao painel é muito eficiente e de série nesta versão topo de linha. Para poder ligar o carro, usa-se cartão em vez de chave, como no Mégane. A diferença é que o cartão não precisa estar inserido na fenda do painel central. Basta colocá-lo no bolso que o sistema permite, além da partida no motor por meio do comando localizado no painel, abrir as portas e também fechá-las, estando o motorista a mais de quatro metros de distância do veículo.
GPS fica em local visível no centro do painel central e não comete equívocos
GPS fica em local visível no centro do painel central e não comete equívocos


ESPAÇO
Se os ocupantes da frente desfrutam de bom espaço para a cabeça, o mesmo não ocorre no banco traseiro pela caída abrupta da curvatura do teto. Ocupante de maior estatura esbarra a cabeça no teto. Em compensação, as pernas ficam sempre em posição confortável. Outro senão é que o desenho das portas traseiras dificulta entrar e sair do carro (ver avaliação ergonômica). O porta-malas comporta muita bagagem e o encosto do banco traseiro é rebatível, facilitando colocar objeto comprido.

SEGURANÇA
São de série airbags frontais, laterais e de cortina e ABS em todas as versões. Há ainda apoios de cabeça e cinto retráteis de três pontos para todos, incluindo o passageiro do assento central traseiro. A boa calibragem dos sistema de suspensão mescla conforto e estabilidade, proporcionando firmeza nas curvas. Porém, os pneus de perfil baixo transferem mais as irregularidades do piso para dentro por ter menos borracha e mais metal no conjunto formado com a roda.

DIRIGINDO A maioria dos comandos está ao alcance das mãos do motorista. A melhor posição de dirigir é logo encontrada. Basta acelerar para sentir a disposição do Fluence, que tem desempenho muito bom em todas as situações por causa também do câmbio CVT. Entretanto, o consumo com etanol ou gasolina é elevado. Na cidade, a média registrada pelo computador de bordo variou de 5,7km/l a 6,2 km/l com gasolina e com etanol, de 4km/l a 5km/l, com motorista e passageiro e ar-condicionado desligado. Na estrada, depende muito da velocidade e topografia, variando de 7km/l a 10km/l com etanol, rodando em velocidades inferiores a 100km/h.

CONCLUSÃO Os amantes da carroceria sedã têm mais uma boa opção no segmento. O Fluence agrada na maioria dos quesitos, principalmente segurança e desempenho.

 

Um argentino na espreita

Renault Fluence tem muitos atributos para disputar mercado no concorrido segmento dos sedãs médios. Veja como o carro se comportou no teste e suas principais qualidades frente aos adversários.

 

AVALIAÇÃO TÉCNICA

 

Acabamento da carroceria
A pintura tem alguns pontos com impureza. Os frisos protetores estão instalados na base inferior das portas e terão eficiência limitada contra amassados que ocorrem em estacionamentos apertados. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada. As quatro extremidades dos para-choques estão desalinhadas na união com a carroceria. As portas estão desniveladas em relação à carroceria e as traseiras têm folgas fixas diferentes entre os dois lados. O capô está descentralizado em relação aos faróis/para-lamas e desalinhado em relação ao para-choque dianteiro, que tem folga fixa bem diferenciada. NEGATIVO

Vão do Motor

É muito bom o resultado da insonorização em relação ao habitáculo. O motor e os seus componentes externos preenchem bem o vão, limitando bastante o acesso à manutenção. O capô tem bom ângulo de abertura. O reservatório de gasolina da partida a frio está instalado dentro do painel de fogo, lado direito, e há luz espia no quadro de instrumentos indicando quando vazio. Os itens de verificação permanente têm fácil identificação e acesso. REGULAR

Altura do Solo

Toda a parte inferior do motor e câmbio tem proteção por chapa em aço de boa espessura. A altura do solo é razoável para condução usual sobre pisos mistos (asfalto, terra batida e paralelepípedo), saídas de garagem em desnível e ao transpor quebra-molas padronizados. POSITIVO

Climatização

É automática digital, com opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. A caixa de ar é de oito velocidades e há tecla específica para refrigeração lenta e rápida. Para os passageiros de trás, há dois pequenos difusores de ar, com boa vazão, instalados no fim do console central. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória e está bem vedado. POSITIVO

Freios

O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. Os conjuntos dianteiro e traseiro estão bem dimensionados. O freio de estacionamento atuou normalmente. É boa a desaceleração com reações uniformes nos dois eixos, e na manutenção da trajetória. Depois de uso severo em longa descida sinuosa, a resistência térmica foi positiva. POSITIVO

Câmbio

Merece destaque o funcionamento deste câmbio CVT. A Renault oferece duas opções inteligentes de condução com câmbio CVT, de variação contínua, e no uso manual sequencial com seis marchas, por meio de toques na alavanca principal (não há aletas atrás dos raios do volante). É extremamente funcional, confortável, com suavidade de marcha e produz dinâmica muito boa para o peso do carro, sendo muito superior o comportamento dinâmico em relação ao câmbio automático convencional. POSITIVO

Motor

A sua performance é muito boa para a cilindrada e massa do veículo, com aceleração e retomadas de velocidade eficientes no uso misto (cidade/estrada). O seu funcionamento é elástico e com ruído baixo para cabeçote 16V. A sua curva (potência/toque x rpm) é honesta com boa potência máxima disponível e torque máximo atuando numa rotação bem mais usual para multiválvulas. O sistema flex funcionou bem e há pequeno ganho na dinâmica abastecido com álcool. POSITIVO

Vedação

Boa contra água. POSITIVO

Nível interno de ruídos

O efeito aerodinâmico é contido mesmo em alta velocidade, mas ao trafegar sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim, surgem vários ruídos no habitáculo. REGULAR

Suspensão

Está muito bem elaborada e definida a relação entre conforto e comportamento dinâmico na calibragem das suspensões, geometria e pneus homologados. O conforto de marcha é bem razoável para a baixa qualidade de algumas ruas urbanas e rodovias estaduais e federais. A estabilidade surpreende pela precisão e rapidez em que contornam curvas de raios variados com inclinação moderada da carroceria.POSITIVO

Frisos nas portas têm mais função estética do que de proteção
Frisos nas portas têm mais função estética do que de proteção


Direção

O volante tem boa pega e a coluna de direção, ajuste manual em distância e altura, ambos com bom curso. A assistência é elétrica e variável com a velocidade do veículo. É bem confortável, leve e ágil no uso urbano, sendo firme em estradas e com boas reações, trazendo segurança. A velocidade do efeito/retorno agrada e o diâmetro de giro deveria ser menor. A precisão na reta e em curvas é muito boa, e é baixo o ruído do conjunto em curva sobre piso irregular. POSITIVO

Iluminação
O sistema tem sensor crepuscular. Na partes frontal e central do teto há lanterna e dois spots fixos integrados, com resultado positivo em iluminação para a área do habitáculo. Os faróis eficientes têm xenônio no baixo, duplo refletor com lâmpadas halógenas para o facho alto e auxiliares de neblina embutidos no para-choque. A regulagem de altura em função da carga transportada é automática e há lavador das lentes. As luzes de cortesia estão presentes nos para-sóis, porta-luvas, porta-malas e base inferior das portas dianteiras. POSITIVO

Limpador de para-brisa

Há sensor de chuva. As palhetas têm boa qualidade e os quatro esguichos, ótima vazão. A área varrida no para-brisa é satisfatória no lado direito e insuficiente no lado do condutor, diminuindo o campo de visão. É fácil o acesso ao reservatório d’água instalado dentro do vão do motor. REGULAR

Estepe/Macaco
A operação de troca é normal, mas, ao utilizar o estepe (roda em aço e pneu diferente dos de uso), deve-se instalar os parafusos específicos de roda que vêm no kit. Essa solução de pneu reserva diferente dos de uso não é funcional no Brasil, além de alterar o comportamento dinâmico do veículo, o que incomoda em viagem longa. O estepe fica dentro do porta-malas. Não há porca autoadaptadora antifurto. REGULAR

Alarme
A chave de ignição foi substituída pelo cartão, que pode ser inserido no console ou permanecer no bolso do condutor. O sistema reconhece a proximidade e libera o botão de partida start/ stop. Vidros de todas as portas são abertos e fechados por um toque, com sistema antiesmagamento eficiente. Não existe proteção no habitáculo contra invasão pela quebra dos vidros nem contra abertura forçada das partes móveis.REGULAR

Volume do porta-malas
O declarado é 530 litros, mas a medição aponta 480 litros, com o banco traseiro na posição normal, triângulo de segurança dentro do vão e prejudicado pelo mecanismo com largas curvaturas de sustentação da tampa, que invadem as áreas laterais no porta-malas e das barras transversais que fazem o efeito mola.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

 

FICHA TÉCNICA
Motor

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, com comando de válvulas variável e distribuição por corrente, de 1.997cm³ de cilindrada que desenvolve potências de 140cv (gasolina) e 143cv (álcool) a 6.000rpm e torques máximos de 19,9kgfm (gasolina) e 20,3kgfm (etanol) a 3.750rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT com opção de trocas sequenciais de seis marchas

Suspensão/Roda/Pneu
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira eixo soldado em “H” de deformação programada e barra estabilizadora integrada / 6,5 x 17 polegadas (em liga leve)/ 205/55R17

Direção
Elétrica com assistência variável

Freios
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)

Capacidades
Tanque, 60 litros; carga (passageiros e bagagem), 413kg

 

 

 

EQUIPAMENTOS

De série
Conforto/conveniênci
a – Ar-condicionado automático digital com saídas na traseira; acendimento automático dos faróis; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rabatível; bluetooth; comando satélite de áudio e celular na coluna de direção; coluna de direção regulável em altura e distância; comandos internos de abertura da tampa do tanque de combustível e do porta-malas; computador de bordo; console central traseiro com porta-objetos e acendedor de cigarro; chave-cartão mãos livres com fechamento/abertura de portas por meio de sensores de reconhecimento; partida do motor e desligamento por meio do comando no painel; console central traseiro com porta-latas; direção elétrica com assistência variável; fechamento automático dos vidros e teto solar por meio de comando de travamento das portas na chave-cartão; iluminação externa de acompanhamento; limpador de para-brisa com temporizador e cadência variável de controle inteligente; espelho de cortesia nos para-sóis; desembaçador e rebatíveis eletricamente e sinalizadores de direção integrados; retrovisor interno eletrocrômico; sensor de chuva e de estacionamento traseiro; vidros dianteiros e traseiros com função um toque e sistema antiesmagamento; spots de leitura dianteiro; rádio CD MP3 3D Sound ARKAMYS com conexão USB/iPOD e AUX e quatro alto-falantes e quatro tweeters, retrovisores externos elétricos, eletrorretráteis, com indicador de direção; sistema de nevageção Carminat TOM TOM integrado ao painel com controle remoto e tela colorida de cinco polegadas.

Estética – Retrovisores e para-choques na cor da carroceria; acabamento cromado nos faróis de neblina, quadro de instrumentos, grade, ponteira de escapamento, porta-malas e vidros laterais; volante, manopla do câmbio e da alavanca de freio de estacionamento em couro; forração em couro dos bancos e rodas de liga leve.

Segurança – Aviso sonoro de chave na ignição, de luzes acesas, não travamento do cinto de segurança e reserva de combustível, desembaçador do vidro traseiro, airbags frontais, laterais e duplos de cortina; alarme; farol de neblina; freios ABS com distribuição de frenagem e auxílio de frenagem de urgência; cinco apoios de cabeça; controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR); faróis com duplo refletor; lanternas de neblina; regulador e limitador de velocidade e travamento automático das portas.

Opcionais
Faróis de xenônio, com regulagem de altura e lavador e teto solar elétrico com sistema antiesmagamento.

NOTAS (0 A 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 9
Segurança 10
Estilo 8
Consumo 5
Tecnologia 8
Acabamento 7

QUANTO CUSTA
O Renault Fluence Privilège tem preço sugerido de R$ 75.990 e com todos opcionais, R$ 79.990; a versão Dynamique com câmbio manual, R$59.990 e CVT, R$ 64.990.

Traseira elevada dificulta visão, que é compensada pelo sensor de obstáculos
Traseira elevada dificulta visão, que é compensada pelo sensor de obstáculos

 

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