VW Passat CC R Line 3.6 V6 - Um show de automóvel

Cupê de quatro portas e cinco lugares impressiona pelo visual arrojado e desempenho que entusiasma os mais afoitos. Seu ponto fraco é a pouca altura em relação ao solo

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postado em 16/03/2011 15:58 / atualizado em 16/03/2011 16:25 Enio Greco /Estado de Minas

 

Realmente, a indústria automobilística mundial vem se transformando ao longo dos anos. Prova disso é a Volkswagen, que lá fora deixou o “carro do povo” de lado e passou a produzir automóveis de luxo. O Passat CC R é um exemplo. Com estilo, conforto, segurança e muita tecnologia, o cupê de quatro portas não fica devendo nada aos concorrentes de marcas mais nobres, como Mercedes-Benz e BMW. A diferença está na logomarca fixada na frente do carro. Equipado com motor V6 de 300cv e câmbio automático de seis velocidades e dupla embreagem, o modelo tem desempenho impecável. É puro prazer de dirigir. Seus pontos negativos são a pouca altura em relação ao solo e o teto muito baixo, que dificulta o acesso ao interior.

 

CÓPIA? Testamos o Passat CC R Line, uma versão desenvolvida pela Volkswagen R Gmbh, subsidiária do grupo alemão, que confere aos modelos da marca uma característica explicitamente esportiva, com equipamentos exclusivos e eficiente conjunto mecânico. Misto de sedã e cupê, o Passat CC é carro de chamar a atenção. “Podia jurar que era um Mercedes-Benz”, afirmou o frentista de um posto impressionado com a beleza do carro. Não é à toa que na Europa o CC (Comfort Coupé) é maldosamente traduzido como “cópia carbono” do Mercedes CLS. E não é exagero, pois, apesar das dimensões avantajadas, o cupê tem linhas fluidas e aerodinâmicas, que sugerem elegância e esportividade. A frente longa tem vincos no capô que formam o V característico da marca, emoldurando a grade até a parte inferior do para-choque.

 

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ADEREÇOS A versão R Line traz itens de discreta preparação esportiva visual, como spoiler dianteiro, saias laterais e belas rodas de liga leve aro 18 polegadas, com pneus de perfil 40, pouco apropriados para o danificado solo brasileiro. É carro para deslizar suave nos bem conservados ‘tapetes’ europeus. Os faróis são de duplo refletor, com lâmpadas de xenônio e sistema direcional, que manda o facho de luz para os lados em curvas, ampliando o campo de visão. O para-choque dianteiro tem desenho robusto, mas é muito baixo e raspa facilmente em entradas e saídas de rampas. O para-brisa com inclinação acentuada, o teto arqueado e baixo e a traseira curta definem o estilo desse cupê de quatro portas. Aliás, o teto é tão baixo que dificulta o acesso ao interior do carro. É preciso ter cuidado para não bater a cabeça. A visibilidade traseira também fica prejudicada pelas colunas largas e vidro estreito.

TECNOLOGIA Outro sinal que indica a evolução dos modelos produzidos pela Volkswagen é a quantidade de tecnologia aplicada no Passat CC R Line. A começar pela câmera instalada no logotipo da tampa do porta-malas. Quando o motorista engata a marcha a ré, o círculo da marca se levanta e abre espaço para uma pequena câmera captar as imagens que são exibidas em uma tela no painel principal. Este sistema, aliado ao sensor de estacionamento (na frente e atrás), auxilia e muito o motorista em manobras. Mas se você for do estilo preguiçoso e não quer perder tempo com isso, o CC R Line traz ainda o Park Assist, que mede o tamanho da vaga em paralelo e estaciona o carro para o motorista, que só pisa no acelerador e freio. Tem também o ACC, que controla a velocidade e a distância em relação ao carro que trafega à sua frente, e o Auto Hold, um sistema conjugado com o freio de estacionamento eletrônico que não permite que o carro ande para trás em arrancadas em subidas íngremes. Também tem segurança de sobra, com seis airbags, apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores para os cinco ocupantes. Além de ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade, e sensores de chuva, faróis e pressão dos pneus.

 

ESPAÇO Se ele é grande por fora, não nega espaço do lado de dentro. O Passat CC acomoda todos os ocupantes com muito conforto e ainda conta com porta-malas que tem ótimo volume para um cupê. Apenas o assento do meio no banco traseiro é prejudicado pela elevação do túnel central no assoalho, que rouba espaço para as pernas. Mas, de uma maneira geral, os bancos esportivos revestido em couro são anatômicos e confortáveis. Os dianteiros têm ajuste elétrico e o do motorista conta com memória. Os comandos estão bem localizados, facilitando o acesso, e o volante de três raios, com desenho esportivo e boa pega, pode ser ajustado em altura e distância e ainda há teclas que interagem com o som, controlador de velocidade e computador de bordo. O acabamento interno é sofisticado, com arremates perfeitos e material de boa qualidade, como o plástico emborrachado que cobre o painel. Os instrumentos do painel têm fundo preto e são de fácil visualização.

DESEMPENHO Além de tudo isso, o CC R Line conta com um conjunto mecânico que garante a esportividade sugerida pelo visual. O motor V6 de 300cv, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis velocidades, e tração integral 4Motion, garante desempenho prazeroso para quem gosta de dirigir. É só pisar no acelerador que o carro responde com força, com arrancadas nervosas e retomadas de velocidade seguras. O sistema de dupla embreagem garante mudanças de marcha suaves, sem o mínimo tranco, com total aproveitamento da força do motor. E se o motorista for mais exigente, pode trocar as marchas no próprio câmbio ou nas aletas atrás do volante. Direção e suspensões bem calibradas completam o conjunto, garantindo total equilíbrio em curvas de alta velocidade. O nível de transferência das irregularidades do solo para dentro do carro é totalmente aceitável levando-se em consideração a proposta do carro. E para segurar a fera, o sistema de freio com a sopa de letrinhas faz a sua parte. Em relação ao consumo, o computador de bordo registrou 5,7km/l na cidade e 10,8km na estrada, sem ultrapassar os 110km/h.

 

 

VEREDICTO Quem dirige uma VW Passat CC acaba se questionando se realmente vale a pena investir quase o dobro do preço para comprar modelo similar das chamadas marcas premium. O carro oferece tudo e mais um pouco e ainda deixa o cidadão bonito na fita. É questão de deixar a vaidade de lado e pensar no custo/benefício.

 

AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria

A pintura tem bom acabamento. As quatro portas têm pontos com desnivelamento em relação à carroceria, além de folgas fixas diferentes entre os dois lados sobre a coluna B. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada no lado direito. O capô tem boa montagem. Os para-choques, frisos das portas, minissaias das soleiras, faróis, espelhos, retrovisores, canaletas, lanternas estão bem montados. REGULAR

Vão do motor

O motor V6 preenche bem o vão, limitando o acesso à manutenção de alguns componentes. A sistematização do vão é racional, e os itens de verificação constante têm fácil identificação. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é ótima, assim como o ângulo de abertura do capô. REGULAR

 

 

Altura do solo
Tem chapa em aço na parte inferior do motopropulsor. Ocorreram interferências com o solo na zona anterior e central do chassi, numa condução normal do automóvel sobre piso misto, saídas de garagem com desnível e ao transpor quebra-molas mais salientes. REGULAR

Climatização

O sistema é o Climatronic automático, com a opção de regulagem de temperatura diferenciada para motorista e passageiro. Apresentou ótimo funcionamento, com boa vazão de ar pelos difusores do painel e o do fim do console central para os passageiros de trás. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória. Os comandos são fáceis de operar e o tempo gasto para climatizar a cabine foi reduzido. Está bem vedado. A zona das cabeças do condutor e passageiro são prejudicadas pela incidência do sol e excesso de claridade nos olhos, devido ao tipo de cortina perfurada do teto solar, que só bascula. POSITIVO

 

Freios
São muito eficientes e estão muito bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. Tem sistema Auto Hold, que auxilia bastante sobre piso inclinado (arrancada/ retro-marcha). O freio de estacionamento é eletrônico, com acionamento por meio de tecla instalada no painel. Numa condução bem esportiva, com frenagens fortes em entrada de curvas e longa descida sinuosa, não ocorreu afundamento exagerado do eixo dianteiro, além da manutenção da trajetória imposta, ótima desaceleração e ausência de fading. O conjunto dianteiro de pinças, pastilhas e discos apresentaram rumorosidade do tipo metálica sobre piso irregular. POSITIVO

 

 

 

Câmbio
A tração é integral (4motion) e a transmissão DSG é automática com dupla embreagem e sistema Tiptronic, com opção de troca manual seqüencial na própria alavanca principal e por meio de aletas incorporadas ao volante. As relações das seis marchas são eficientes em função da curva do motor e massa do veículo, e a resposta em kick-down é imediata e eficiente. As trocas são suaves, sem trancos, mas, quando no modo manual, são automáticas ao atingir a rotação pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrônico do câmbio. POSITIVO

Motor

Proporciona dirigibilidade muito prazerosa e segura no uso na cidade e na estrada, sendo limitado eletronicamente em 250km/h. É muito elástico, silencioso e sem vibrações o seu funcionamento. A aceleração é notável, e as retomadas de velocidades brilhantes. POSITIVO

Vedação

Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruído
A trafegar sobre pisos irregulares surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é muito baixo, mesmo em alta velocidade. REGULAR

Suspensão

O conforto de marcha surpreendeu pelo nível aceitável das transferências das imperfeições do solo para dentro para um automóvel de alta performance e equipado com pneus da série 40 (baixo conforto, muito vulneráveis a buracos, comuns no Brasil, além de ter altíssimo custo de reposição). A estabilidade é notável pela alta precisão que contorna curvas de raios variados, em velocidade elevada, na qual o sistema 4motion contribui muito. Ao iniciar a perda da estabilidade direcional e lateral, atuaram com eficiência os sistemas eletrônicos de estabilidade e tração, mantendo o carro numa trajetória segura e em velocidade compatível com o raio da curva e inclinação da carroceria. POSITIVO

 

 

 

Direção
A assistência é eletro-hidráulica, com cargas muito bem definidas para o uso urbano e em manobras de estacionamento com baixo esforço e maciez. Na estrada é sensível, com reações balanceadas e boa firmeza. A precisão na reta e em curvas é excelente e há controle eletrônico da pressão dos pneus. A velocidade do efeito/retorno agrada e o diâmetro de giro satisfaz. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso e volante com boa pega. POSITIVO

Iluminação

O sistema tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, para-sóis e base inferior dos retrovisores externos. Os faróis são bixenônio, muito eficientes no baixo e no alto, e contam com auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque. A iluminação do habitáculo é satisfatória, com boa distribuição. Os ponteiros do quadro de instrumentos têm iluminação permanente, assim como o grupo óptico dianteiro na repartição com lâmpadas halógenas, o que é muito útil e seguro numa utilização em rodovias durante o dia. O console central e interruptores nos painéis das portas têm fácil leitura noturna. Ao virar mais o volante em manobras, luzes direcionais instaladas no para-choque são acionadas, contribuindo com o campo de visão. POSITIVO

Limpador do para-brisa

O sistema tem sensor de chuva. São seis os jatos de água que atingem toda a área a ser varrida por palhetas de qualidade, proporcionando bom campo de visão. É fácil o acesso para reposição de água instalado dentro do vão do motor. POSITIVO

Estepe/macaco

O estepe tem a roda e pneu iguais aos de uso. Está instalado dentro do porta-malas, no assoalho. O kit de troca está a seu lado e tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar o acabamento plástico que encobre a cabeça das porcas e soltar as tampas no recobrimento das soleiras (minissaias) para encaixar o macaco. POSITIVO

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO

Alarme

O sistema é completo, com chave de ignição especial com telecomando e proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo. Os vidros sobem e descem se continuar pressionando as teclas do controle remoto inserido na chave de ignição. Tem função um toque nos interruptores dos vidros elétricos das quatro portas, todos com sistema antiesmagamento, que atuou com precisão. POSITIVO

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é de 452 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

 

 

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, seis cilindros em linha, a gasolina, 3.597cm³ de cilindrada, 24 válvulas, 300cv de potência máxima a 6.600rpm e torque máximo de 35,6kgfm a 2.400rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral 4Motion, com transmissão automatizada de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis marchas

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, interdependente, com braços transversais longitudinais / 8 x 18 polegadas (em liga leve) / 235/40 R18

FREIOS
A discos ventilados nas quatro rodas, com ABS

CAPACIDADES
Tanque, 68 litros; de carga (passageiros e bagagem), 495 quilos; peso (kg), 1.635


NOTAS (0 A 10)
Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 10

EQUIPAMENTOS
CONFORTO/CONVENIÊNCIA
– Abertura interna das tampas de combustível e do porta-malas, abertura do porta-malas por controle remoto, acendedor de cigarro, ar-condicionado Climatronic de duas zonas climáticas, bancos dianteiros com ajuste elétrico/aquecíveis, bancos revestidos em couro, banco traseiro bipartido e rebatível, console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, descansa-braço central com porta-copos no banco traseiro, rádio CD Player com acumulador para seis discos, oito alto-falantes com entrada auxiliar, volante multifuncional de três raios revestido em couro, com controle de rádio, computador de bordo e aletas para troca de marchas, sistema por keyless, travamento central com controle remoto, todos vidros elétricos com função um toque, retrovisores com regulagem elétrica, sinalizador de direção e antiofuscamento automático, direção eletrohidráulica progressiva, travamento automático das portas com o veículo em movimento, chave de ignição eletrônica, volante com regulagem de altura e distância, retrovisor interno com antiofuscamento, indicador de perda de pressão de pneus, sensores de chuva e crepuscular, controle automático de velocidade, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, função coming/living home, assistente de estacionamento com câmera traseira e sistema ACC, que mantém a velocidade programada pelo motorista e a distância em relação ao veículo da frente.

APARÊNCIA – Para-choques, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, rodas de liga leve aro 18, vidros verdes, lanterna traseira e luzes de direção com LEDs, aplicações decorativas em alumínio escovado no painel, console central e laterais das portas, frisos cromados na carroceria.

SEGURANÇA – Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), cintos retráteis de três pontos dianteiros e traseiros com pré-tensionador, desembaçador do vidro traseiro, apoios de cabeça, freios a disco nas quatro rodas com ABS/ASR/ESP , faróis bixenônio direcionais com lavador e regulagem de automática de altura do facho e acendimento automático, pneus especiais com proteção interna contra furos, protetor de cárter, farol e lanterna de neblina, freios a disco nas quatro rodas, alarme antifurto e imobilizador eletrônico de motor.

OPCIONAL
Teto de vidro com abertura angular, Bluetooth, pintura metálica ou perolizada.

QUANTO CUSTA

O Passat CC R Line tem preço sugerido de R$ 189.130 e com todos os opcionais chega a R$ 199.180.

 

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