COMPARATIVO

Citroën C3 Picasso Exclusive 1.6 X Honda Fit EX 1.5 - Duelo urbano

Monovolumes são veículos voltados para a família em que praticidade, espaço interno, porta-objetos em abundância e porta-malas de boa capacidade são itens essenciais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/07/2011 20:07 / atualizado em 21/07/2011 20:33 Paulo Eduardo /Estado de Minas

Fotos: Marlos Ney Vidal/EM/D.A PRESS
O Honda Fit é o modelo mais desejado no segmento dos monovolumes compactos. O veículo de origem japonesa mede menos de quatro metros de comprimento, é manobrado facilmente em espaços apertados e tem na praticidade um dos trunfos. É muito fácil rebater os bancos e transformá-lo em um furgão. O C3 Picasso entra no segmento para valer, com linhas ousadas e pouco convencionais que chamam bastante a atenção e são equilibradas. Há muitos porta-objetos no interior e a praticidade é também um dos destaques apesar de medir quase 20cm a mais de comprimento do que o Fit. Leia o comparativo.

 

Disputa acirrada

Confira os principais equipamentos, que são todos de série no Honda. E no Citroën, há somente dois opcionais.
FICHAS TÉCNICAS
CITROËN C3 PICASSO

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.587cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 110cv (gasolina) e 113cv (álcool) a 5.800rpm e torques máximos de 14,5kgfm (gasolina) a 4.000rpm e 15,8kgfm (álcool) a 4.500rpm

Transmissão

Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica de vazão variável

Suspensão/roda/pneu

Dianteira, rodas independentes, do tipo McPherson, com braços inferiores triangulares e barra estabilizadora; e traseira, travessa deformável e barra estabilizadora / em liga leve de 16 polegadas / 195/55 R16

Freios

Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS e repartidor eletrônico de frenagem

Capacidades

Peso (kg) , 1.362; de carga (passageiros e bagagem), 407kg; tanque (litros), 55

HONDA FIT EX
Motor

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.496cm³ de cilindrada, que desenvolve 115cv (gasolina) e 116cv (etanol) de potência máxima a 6.000rpm e torque máximo de 14,8kgfm (gasolina/álcool) a 4.800rpm

Transmissão

Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

Direção

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

Suspensão/roda/pneu

Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com barra de torção / 6 x 16 polegadas (em liga leve) / 185/55 R16

Freios

Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem)

Capacidades

Tanque, 42 litros; peso, 1.103 quilos; de carga (passageiros e bagagem), 362kg

EQUIPAMENTOS
CITROËN C3 PICASSO
De série
Aparência
– Maçanetas com acabamento cromado; para-choques na cor do veículo; retrovisores externos com detalhes cromados; manopla de câmbio esportivo; revestimento dos bancos em couro; rodas de liga aro 16 e volante em couro com detalhes cromados.

Conforto/conveniência – Controlador automático de velocidade; vidros, travas e retrovisores externos com comando elétrico; apoio de braço central dianteiro; ar-condicionado digital; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro com encosto rebatível 1/3 e 2/3; chave com comando à distância de abertura das portas e destravamento do estepe; ganchos para bagagem no porta-malas; luzes de leitura dianteira e traseira; mesinhas atrás dos encostos dos bancos dianteiros; computador de bordo; travamento automático de portas, porta-luvas refrigerado; porta-revistas no costado dos bancos dianteiros; rádio CD Player com MP3 com comando no volante seis alto-falantes entrada USB e ipod Bluetooth som digital; tomadas de 12V dianteira e volante com comandos de rádio e controle multifunção.

Segurança – ABS com EBD, airbag duplo frontal; acendimento automático do pisca em caso de frenagem de urgência; imobilizador eletrônico de motor; aviso sonoro da falta de uso do cinto de segurança; alarme com abertura de portas à distância; faróis de neblina; apoios de cabeça para todos ocupantes; faróis e lanternas de neblina.

Opcionais
Airbags de tórax laterais dianteiros e navegador com tela integrada de 7 polegadas.
 
 
HONDA FIT EX
De série

Aparência – Antena no teto, para-brisa degradê, para-choque e retrovisores na cor da carroceria, revestimento dos bancos em veludo, friso lateral na cor do veículo, vidros verdes.

Conforto/conveniência
– Ar-condicionado digital, aviso sonoro de faróis acesos, computador de bordo, coluna de direção ajustável em altura e distância, banco traseiro reclinável e bipartido, para-sóis com espelhos, rádio CD MP3/WMA com SVC e conexão P2 integrado no painel, acabamento do volante em couro com controles de áudio, quatro alto-falantes e tweeter, abertura interna do compartimento de partida a frio, apoio para o pé, dois ganchos de fixação no porta-malas, porta-CDs, regulagem de altura do banco do motorista, porta-luvas duplo, porta-objetos nas quatro portas, soquetes para cabo USB e de alimentação para acessórios 12 volts, display de informações no painel, controle automático de velocidade, vidros do motorista com função um toque (subida/descida), vidros elétricos com temporizador,

Segurança – Airbag duplo frontal, alarme, apoios de cabeça para todos, aviso de segurança terceira luz de freio, retrovisores elétricos com sinalizador de direção, desembaçador e limpador do vidro traseiro, encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, travamento elétrico do bocal de abastecimento, travas elétricas automáticas a partir de 15km/h, vidro do motorista com função antiesmagamento, ABS e EBD, imobilizador eletrônico de motor, trava de segurança central dos vidros dos passageiros.

Opcionais
Não há 
 
De olho no corpo e na mala
A versatilidade é o trunfo do Honda Fit e do Citroën C3 Picasso, que foram desenvolvidos para suprir as necessidades do proprietário tanto no habitáculo quanto na capacidade de carga. Os desempenhos são satisfatórios na cidade e na estrada.

Espaço interno
É bom e confortável para dois adultos no banco traseiro em ambos. Três é possível, mas de preferência em percursos curtos (até 100 quilômetros). Há bom espaço para pernas, ombros e cabeça. Aí está o trunfo desse tipo de carroceria, que é menos comprida do que as outras. Porém, mais alta e larga. E o Fit é ainda mais prático pelo menor comprimento, além de ter assoalho plano.
C3 Picasso    8    Fit EX    8

Porta-malas

Fabricantes declaram números mais otimistas do que os encontrados na nossa medição. A Honda declara de 384 litros, mas encontramos para 310 litros. O C3 Picasso caiu de 403 para 380 litros. Portanto, vantagem para o Citroën.
C3 Picasso    9    Fit EX    7

Câmbio

As relações de transmissão do Citroën são curtas demais para otimizar desempenho. As do Honda estão dentro da normalidade. Os engates do câmbio são melhores no Fit tanto em precisão quanto no curso, que é mais curto. Além disso, o trambulador do C3 Picasso é barulhento.
C3 Picasso    7    Fit EX    9

Suspensão/direção

O dilema dos dois carros é a transferência excessiva das imperfeições do piso para dentro, o que é mais sentido pelos ocupantes do banco traseiro. A suspensão do C3 é barulhenta e a do Fit, dura demais. Os pneus de perfil muito baixo (55) nos dois modelos não contribuem para melhorar a deficiência. Pneus de perfil baixo estão na moda automotiva, mas são apropriados para piso liso, o que não é o caso da maioria das ruas e rodovias brasileiras. Se o perfil fosse mais alto, o diâmetro do conjunto roda/pneu teria mais borracha e menos metal. Assim, o desconforto seria menor. Porém, o diâmetro de giro do Fit é menor, o que significa manobrar mais facilmente em espaços reduzidos.
C3 Picasso    7    Fit EX    7

Motor/desempenho

O do Fit é bem mais moderno, com sistema de abertura variável de válvulas e usa corrente em vez de correia dentada —que repassa o movimento do virabrequim para o comando de válvulas —, o que dispensa manutenção periódica de troca da correia. O desempenho de ambos é bom, mas o do Honda é melhor, pois o Fit pesa 250kg a menos.
C3 Picasso    7    Fit EX    9


Estilo

O Fit tem linhas convencionais e semelhantes à maioria dos monovolumes, mas o conjunto é bem resolvido. O estilo inovador do C3, mesclando formas antigas e modernas, é mais ousado e interessante.
C3 Picasso    9    Fit EX    8


Ergonomia

Melhor no C3 Picasso, que tem menos pontos negativos do que o Fit. O Honda, por exemplo, tem aro do volante mais fino, o que provoca esforço nos braços. Porém, os bancos dos dois carros não contam com regulagem lombar, deixando a coluna em posição inadequada. O pedal do freio do Honda está em posição elevada, exigindo mais força da perna.
C3 Picasso    8    Fit EX    7


Conforto/tecnologia

Ambos têm o que o consumidor quer: entrada USB, tomadas de 12 volts, vidro do motorista do tipo um toque, comandos diversos no volante. E entre os itens opcionais do C3 Picasso está navegador com tela de sete polegadas sobre o painel.
C3 Picasso    9    Fit EX    8

Consumo

O do Fit é mais coerente, com médias variando de 5,7km/l a 6,3km/l na cidade com etanol, e o do C3 Picasso chega a menos de 4km/l em trânsito pesado na cidade e não passa de 5,5km/l também com etanol. Motores flex não são econômicos, mas a relação de transmissão curta demais implica ganho de desempenho, pois as rotações do motor sobem mais rapidamente, penalizando consumo. Por isso, o C3 para mais no posto.
C3 Picasso    5    Fit EX    7

Acabamento/montagem

Ambos são bem acabados com encaixes benfeitos, mas o da Honda é mais caprichado.
C3 Picasso    7    Fit EX    8

Segurança

Freios ABS e airbags frontais são de série nos dois modelos. Há também apoios de cabeça para três ocupantes no banco traseiro, além dos dianteiros. Porém, o cinto traseiro central do C3 Picasso é abdominal, pouco eficaz. O do Fit é de três pontos. E o airbag lateral consta na lista de opcionais do Citroën. Mesmo assim...
C3 Picasso    7    Fit EX    8
Há três apoios de cabeça traseiros no C3 Picasso - Há três apoios de cabeça traseiros no C3 Picasso
Fit tem cinto de três pontos no assento central - Fit tem cinto de três pontos no assento central


Custo/benefício

Versões topo de linha são bem equipadas. O Fit não tem itens opcionais e os dois únicos do C3 Picasso tornam os preços os preços de tabela sugeridos pelos fabricantes equivalentes.
C3 Picasso    8    Fit EX    8

Resultado
C3 Picasso    91    Fit EX    94
 
Lanternas no alto da coluna do Citroën...  - Lanternas no alto da coluna do Citroën...
...e horizontais invadindo lateral no Fit - ...e horizontais invadindo lateral no Fit

 

 

Tags: teste

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação