Confira a avaliação e a ficha técnica de cada item do Passat 2.0 TSI

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postado em 20/08/2011 10:34 / atualizado em 20/08/2011 11:07 Enio Greco /Estado de Minas

 

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press.

AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade da pintura é boa. A tampa do porta-malas está descentralizada e o capô descentralizado e desnivelado. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. REGULAR

VÃO DO MOTOR
O motor de quatro cilindros e os seus componentes externos preenchem bem o vão, mas o acesso à manutenção é razoável. O resultado do isolamento acústico é satisfatório. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio, exceto o reservatório de fluido de freio. REGULAR

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press.

ALTURA DO SOLO
Não foram reveladas interferências com o solo, mesmo com o veículo carregado, quando se roda sobre piso irregular. Por prevenção, tem chapa em aço que engloba a parte inferior do conjunto motopropulsor. POSITIVO

CLIMATIZAÇÃO
O sistema é automático digital, com opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, sete velocidades da caixa de ar e quatro de direcionamento do fluxo de ar, além de difusor de ar duplo ajustável no final do console central para os passageiros de trás. Apresentou bom funcionamento, com baixo tempo para dar a sensação de conforto no habitáculo, e está bem vedado. POSITIVO

FREIOS
O sistema está muito bem dimensionado e calibrado (ABS) para a massa do automóvel e rendimento do motor. O pedal de freio tem boa sensibilidade, sem ser imediato demais. As reações são equilibradas nos dois eixos e apresentou ótimo comportamento dinâmico, mesmo no uso mais severo e esportivo, com boa resistência térmica. Em frenagem simulada de emergência, apresentou boa desaceleração, sem alteração da trajetória imposta. O freio de estacionamento é eletrônico. POSITIVO

CÂMBIO
Veja como foi a a avaliação do carro no teste de ergonomia - Veja como foi a a avaliação do carro no teste de ergonomia
É automatizado de seis marchas. Há opção de uso no modo manual sequencial com toques na própria alavanca e aletas incorporadas atrás do volante, limitado às rotações do motor, e automático esportivo (posição S). As relações de marchas estão muito bem escalonadas e proporcionam ótima dinâmica do veículo no uso misto (cidade/estrada), ajudadas pelo turbo. As respostas em kick-down são eficientes e imediatas, e as trocas rápidas e sem trancos. O quadro de instrumentos tem display informando o modo de condução e a marcha selecionada. POSITIVO

MOTOR
É notável a sua performance e dinâmica de marcha. O funcionamento é bem elástico e silencioso, com a entrada do turbo suave e com ótima progressividade. As retomadas de velocidade e aceleração são excelentes. Proporciona dirigibilidade prazerosa, ágil, muito agradável e segura no uso na cidade e em rodovias, mesmo com o veículo com carga útil de cinco adultos mais bagagem e ar-condicionado ligado. POSITIVO

VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO

NÍVEL DE RUÍDOS INTERNOS
Os ruídos no habitáculo surgem quando se trafega sobre pisos irregulares e o efeito aerodinâmico é aceitável em alta velocidade.REGULAR

SUSPENSÃO
O conforto de marcha é aceitável somente com motorista, mas tem perda significativa quando carregado. A estabilidade é muito boa no uso em geral, pela ótima precisão em curvas de raios variados, com inclinação moderada da carroceria e manutenção da velocidade no contorno das curvas. Numa utilização bem esportiva, os eficientes sistemas eletrônicos de estabilidade e tração entram em ação no limite de aderência lateral e estabilidade direcional, colocando o veículo numa trajetória segura. REGULAR

DIREÇÃO
O diâmetro de giro em manobras apertadas é razoável, assim como a velocidade do efeito retorno. A precisão na reta e em curvas feitas em alta velocidade é boa e o sistema assistido (Servotronic elétrico) tem excelente sensibilidade, firmeza e reações homogêneas, sendo confortável e com boa leveza no uso urbano. POSITIVO

ILUMINAÇÃO
O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e o sistema sensor crepuscular. Os faróis são bixênon, muito eficientes e contam com regulagem automática de altura em função da carga transportada e esguichos para lavar as lentes. Tem auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque, além de ter função direcional dinâmica e estática. Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, para-sóis, base inferior dos retrovisores, zona dos pés do condutor e passageiro e base inferior das quatro portas. No teto há uma lanterna dupla/spots fixos junto ao retrovisor e outra lanterna bipartida para os passageiros de trás, com bom resultado. POSITIVO

ESTEPE/MACACO
O estepe fica dentro do porta-malas. A roda é de liga leve e o pneu igual aos de uso. O kit de troca está encaixado ao lado. A operação de troca é normal, mas é preciso retirar as coberturas plásticas que encobrem as cabeças dos parafusos com dispositivo próprio. POSITIVO

LIMPADOR DO PARA-BRISA
Os eficientes esguichos são do tipo spray em V, que quando acionados ativam automaticamente o sistema de varredura, que atinge ótima área com palhetas de qualidade. É fácil o reabastecimento de água no reservatório dentro do vão do motor. O sistema tem sensor de chuva. POSITIVO

FERRAMENTAS
Tem uma chave de fenda conjugada com Philips. POSITIVO

ALARME
O sistema é completo, com proteção volumétrica no habitáculo contra a invasão pela quebra dos vidros, perimétrica das partes móveis contra abertura forçada e chave de ignição especial que tem função start/stop quando inserida em orifício no painel. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente com a tecla pressionada. O sistema antiesmagamento funcionou bem. POSITIVO

VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado pela fábrica é de 485 litros, confirmado pela nossa medição.

 

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press.


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, que desenvolve 211cv de potência máxima a 5.300rpm e 28,5kgfm de torque máximo a 1.700rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado de seis velocidades e dupla embreagem (DSG)

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira independente com braços transversal e longitudinal / 7,5 x 17 polegadas/ 235/45 R17

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com sistema eletrônico de estabilização incluindo ABS, com assistência de freio ASR, EDS e MSR

CAPACIDADES
Do tanque, 70; de carga (ocupantes e bagagem), 611kg

Quanto custa
O Volkswagen Passat 2.0 TSI tem preço sugerido de R$ 106.700. Com todos os opcionais chega a R$ 138.262.

 

 

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