Argentino X Mexicano

Esses sedãs são equipados com motores 2.0 flex mais antigos e câmbio automático. Os porta-malas têm ótima capacidade e há muito espaço para todos os ocupantes

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postado em 03/09/2011 11:31 / atualizado em 03/09/2011 12:21 Paulo Eduardo /Estado de Minas

Marlos Ney Vidal-Maria Tereza Correa/EM/DA Press

O 408 e o Jetta são os sedãs médios recém-chegados no mercado nacional. Travam disputa em um dos segmentos mais concorridos. O Peugeot tem a vantagem do maior espaço interno e o Jetta é equipado com a eficiente transmissão automática de seis marchas. O 408 é importado da Argentina e o Jetta vem do México. Ambos entram no Brasil isentos do imposto de importação por causa de acordo comercial entre os três países. Confira o duelo. Confira os principais equipamentos de segurança, conforto e aparência, os opcionais, os detalhes técnicos e a ergonomia dos dois sedãs médios.

Volante do Jetta agrupa muitos comandos e tela do rádio é sensível ao toque - Marlos Ney Vidal/EM/DA Press Volante do Jetta agrupa muitos comandos e tela do rádio é sensível ao toque

FICHA TÉCNICA
PEUGEOT 408 2.0 flex
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.997cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 143cv (gasolina) a 6.250rpm e de 151cv (etanol) a 6.000rpm e torques de 20kgfm (gasolina) e de 22kgfm (álcool)

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático sequencial de quatro velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, rodas independentes, pseudo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, rodas independentes, com travessa deformável / em liga leve, de 17 polegadas / 225/45 R17

FREIOS
A disco ventilado na dianteira e traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES
Tanque, 60 litros; de carga (passageiros e bagagem), 420 quilos


EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
- Travamento automático das portas, direção com assistência eletro-hidráulica, para-brisa acústico, controle automático de velocidade, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, apoios de braços dianteiros, comando elétrico para vidros, travas e retrovisores, rádio CD Player com MP3, Bluetooth e entrada USB, comando de áudio no volante, chaves com abertura à distância das portas e porta-malas, bancos em couro, teto solar elétrico, acendimento automático dos faróis, sistema de ajuda em manobras, navegação por satélite, ar-condicionado de duas zonas e banco do motorista com regulagens elétricas.

Segurança - Airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD e BAS, faróis de neblina dianteiros, controles de estabilidade e tração.

Aparência - Rodas em liga leve com aro de 17 polegadas, frisos cromados na grade frontal e na base das janelas, detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, volante em couro esportivo, mostradores com fundo branco, soleiras das portas e pedaleira em alumínio.

OPCIONAl
Não tem.

Quanto custa
A versão Griffe 2.0, que é a topo de linha, tem câmbio automático e preço sugerido de R$ 79.900.

A maioria dos comandos está ao alcance das mãos no Peugeot, que tem tela no painel - Maria Tereza Correa/EM/DA Press A maioria dos comandos está ao alcance das mãos no Peugeot, que tem tela no painel

FICHA TÉCNICA
VW JETTA 2.0 FLEX
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 1.984cm³ de cilindrada, oito válvulas, 116cv (gasolina) e 120cv(etanol) de potência máximas a 5.000rpm e torques máximos de 17,7kgfm (gasolina) e de 18,4kgfm (etanol) a 4.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida hidráulica

SUSPENSão/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, com eixo de torção e barra Panhard e barra estabilizadora / 7 x 17 polegadas (em liga leve) / 225/45 R17

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com ABS, ESP, ASR e EDL

CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 514 quilos

Segurança básica para todos os ocupantes no banco traseiro do 408... - Maria Tereza Correa/EM/DA Press Segurança básica para todos os ocupantes no banco traseiro do 408...

... e no Jetta, mas o espaço em largura e altura é maior no Peugeot - Marlos Ney Vidal/EM/DA Press ... e no Jetta, mas o espaço em largura e altura é maior no Peugeot

 

EQUIPAMENTOS SÉRIE
CONFORTO/CONVENIÊNCIA
- Porta-revistas no encosto do banco do passageiro, para-sóis iluminados e com espelhos, luzes de leitura frontais, porta-copos, porta-óculos, porta-garrafas, banco traseiro bipartido, porta-malas com iluminação e rede porta-objetos, comando elétrico dos vidros com um toque, travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto, abertura interna elétrica do porta-malas, computador de bordo, display de temperatura externa, retrovisor interno noite/dia, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, kit de ferramentas, ar-condicionado, descansa-braço central dianteiro com jumbo box, porta-luvas com iluminação, saída de ar-condicionado e chave, rádio RCD 510 Touchscreen e oito alto-falantes, Bluetooth, entrada auxiliar para fonte de áudio externa no console central dianteiro, entrada USB no porta-luvas, protetor de cárter, espelho retrovisor elétrico, aviso sonoro de faróis ligados.

SEGURANÇA - Vidros elétricos com proteção antiesmagamento, desembaçador do vidro traseiro, três apoios de cabeça traseiros, sistema de freios com ABS, airbags frontais e laterais dianteiros, alarme antifurto, isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, farol de neblina, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e aviso sonoro de não utilização do cinto de segurança.

APARÊNCIA - Bancos, alavanca de câmbio e volante com revestimento em couro, painel com acabamento emborrachado, rodas de liga leve aro 16 polegadas, para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria.

OPCIONAL
Teto solar elétrico, rodas de liga aro 17, revestimento dos bancos em couro, rádio Touchscreen, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, coming/leaving home, ar-condicionado Climatronic, volante multifuncional com aletas para troca manual, controle automático de velocidade.

Quanto custa
O novo Jetta tem preço sugerido na versão Comfortline 2.0 flex, com câmbio automático, de R$ 69.990 e com todos opcionais, R$ 80 mil.

Tampa do porta-malas do 408 é sustentada por amortecedores... - Maria Tereza Correa/EM/DA Press Tampa do porta-malas do 408 é sustentada por amortecedores...

...a do Jetta é ancorada por alças chamadas de pescoço de ganso - Marlos Ney Vidal/EM/DA Press ...a do Jetta é ancorada por alças chamadas de pescoço de ganso


Marlos Ney Vidal-Maria Tereza Correa/EM/DA Press

O que vale mais?

Espaço interno
408    10    Jetta 8

O do Peugeot é maior em altura e largura. Além disso, distância entre-eixos e medida de conforto – fatores determinantes do melhor aproveitamento do habitáculo – do sedã da marca do leão são mais avantajadas. O espaço do Jetta é bom, mas...


Porta-malas
408    8    Jetta 9

Ponto para o Jetta, que tem ligeira vantagem na nossa medição. A Peugeot declara 526 litros e encontramos 496. Os 510 litros declarados do Jetta foram confirmados.

Câmbio
408    5    Jetta 9

Neste quesito o Volkswagen dá um banho, com a transmissão automática de seis velocidades de trocas suaves e que tira todo proveito do motor com consumo razoável. O do Peugeot é de apenas quatro velocidades e tira o brilho do motor, que tem mais torque e potência, penalizando também o consumo.

Suspensão/direção
408    7    Jetta 8

Ambos padecem do mesmo mal: pneus de perfil baixo (45) são inadequados para rodar em pisos irregulares e recheados de imperfeições, transferindo-as para o habitáculo. O sistema de direção é bom nos dois, mas a suspensão do 408 é barulhenta.

Estilo
408    8    Jetta 7

O critério é puramente subjetivo. Porém, o 408 é mais jovial e moderno do que o sizudo Jetta, de origem germânica.

Conforto/tecnologia
408    9    Jetta  9

Ambos são equipados com modernidades tecnológicas e de conforto e coerentes com a faixa de preço. Têm quase tudo que os clientes demandam.

Motor/desempenho
408    8    Jetta   7

Como já descrito no item câmbio, o Peugeot teria rendimento muito melhor se fosse equipado com transmissão de seis velocidades, como o Jetta. O motor do 408 tem muito mais torque e potência do que o do Jetta. Porém, o câmbio de quatro velocidades literalmente mata o motor, prejudicando muito o desempenho. Mesmo assim, velocidade final é melhor no 408 e há empate técnico na aceleração até 100km/h.

Consumo
408    6    Jetta  6

Não ajudam o bolso do dono. Se pisar fundo, os dois sorvem sem cerimônia tanto etanol quanto gasolina. A Peugeot não divulga dados de consumo e os da Volks são otimistas.

Ergonomia
408    8    Jetta   8

Há mais acertos do que erros nos dois modelos. Leia as avaliações na página 4.

Acabamento/montagem
408    9    Jetta  9

Alto nível nos dois modelos, com encaixes benfeitos e plásticos macios e sem rebarbas. Não há aberrações.

Segurança
408    9    Jetta  8

Ótima nos dois carros com controles de estabilidade, ABS e airbags. O Peugeot leva vantagem por ter airbags de cortina.

Custo/benefício
408    8    Jetta  8

Versões topo de linha são recheadas de equipamentos de conforto, conveniência e segurança. Os preços estão na faixa dos outros concorrentes. Mas carro custa muito caro no Brasil pelo somatório de impostos elevados e margem de lucro maior dos fabricantes em relação a outros países.

Resultado
408            95   
jetta            96

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