Domando a fera

BMW 328I é eficiente na cidade e estrada com toque de esportividade

Novo Série 3 convida a acelerar na estrada, mas sedã também é bom na cidade, com câmbio de oito marchas e sistema start/stop. Quadro de instrumentos destoa do conjunto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/05/2013 10:30 / atualizado em 22/05/2013 10:34 Marcello Oliveira /Portal Vrum

Sedã tem linhas aerodinâmicas, que contribuem para boa performance - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press Sedã tem linhas aerodinâmicas, que contribuem para boa performance

Ainda com status de novidade no Brasil, o novo BMW Série 3 consegue chamar mais a atenção que seu antecessor. Afinal, ficou 9,3cm mais comprido e ganhou uma dianteira 4,7cm mais larga e bem mais agressiva, mesmo mantendo a identidade visual. É bater o olho e ver que aquele é um Série 3, o mais vendido da marca em todo o mundo.

Clique e veja fotos do BMW

Dirigimos o 328i, versão intermediária da série, equipado com o motor 2.0 TwinPower, que entrega 245cv e 35,9kgfm. O propulsor se adapta muito bem a qualquer situação. Em uma pista fechada, mostra todo o seu vigor, chegando a 100km/h em apenas 6,1 segundos, tendo o corte eletrônico a 250km/h, porém sabemos que a realidade do consumidor brasileiro está mais para vias congestionadas do que para autódromos limpinhos. Trafegando em trânsito pesado, em velocidade média de 18km/h e em horário de pico, os critérios de avaliação desse sedã mudam completamente.

SALA DE ESTAR

O interior do 328i é um convite à direção confortável, ergonômica e esportiva. O estilo tradicional pode soar como algo sem graça aos mais desatentos à origem da BMW, mesmo com arremates bem feitos e o uso de materiais sofisticados, como couro, madeira nobre e aço escovado. O painel de instrumentos parece um pouco pobre para um carro dessa categoria e destoa do resto do conjunto. Tudo está ao alcance das mãos e a melhor posição para enfrentar confortavelmente o trânsito é facilmente encontrada pelo motorista, que conta com ajustes elétricos do banco e regulagem de altura e distância do volante.

Interior é confortável e tem acabamento  sofisticado, com couro, madeira e aço escovado - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press Interior é confortável e tem acabamento sofisticado, com couro, madeira e aço escovado


Para os que vão atrás, a situação melhorou em relação à geração anterior. São cinco centímetros a mais de distância entre-eixos, mas quem vai no meio ainda encontra dificuldades com o túnel central no assoalho, que rouba espaço para as pernas. Ar-condicionado digital, central multimídia, direção elétrica, volante multifuncional, memória de posição dos bancos e piloto automático são itens já esperados em um sedã alemão premium. Um dos destaques do BMW 328i é o sistema auto start/stop. Ao parar o carro em um sinal, o motor é desligado e volta a funcionar ao tirar o pé do freio ou forçar a direção para um dos lados. O motorista tem ainda a opção de selecionar o modo Eco Pro, que faz com que o sedã apresente um consumo semelhante ao de um carro popular. Segundo a BMW, no modo Eco Pro o modelo chega a 15km/l na cidade. Como experimentamos todos os modos de condução, inclusive o Sport, nossa média foi de 7,1km/l.

Dirigindo no modo econômico, as respostas são mais lentas. Até mesmo o ar-condicionado funciona de forma otimizada. O sistema de regeneração da energia de frenagem permite que a bateria seja recarregada, aliviando o motor e o consumo. De acordo com o seu comportamento econômico, o condutor vai ganhando pontos, que são transformados em mais quilômetros para rodar com o combustível economizado, tudo isso mostrado de forma motivadora no painel de instrumentos.

Motor 2.0 Twin Power de 245 cv leva o carro a 100 km/h em 6,1s, com máxima de 250 km/h - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press Motor 2.0 Twin Power de 245 cv leva o carro a 100 km/h em 6,1s, com máxima de 250 km/h


Já o modo Confort permite aproveitar todo o conforto do veículo sem desperdiçar a potência do motor, mas também sem aproveitar a esportividade por completo. A exemplar suspensão se mantém equilibrada e confortável para o uso urbano, absorvendo as irregularidades do solo.

No modo Sport o comportamento do 328i muda por completo. São nítidos o enrijecimento da direção e a firmeza extra da suspensão, favorecendo a boa estabilidade nas curvas. O motor reage com firmeza ao menor toque no pé no pedal do acelerador e as marchas são esticadas ao máximo, deixando um som grave sair do escapamento. O câmbio de oito marchas administra muito bem a força do motor e efetua a troca de forma suave, sem a menor incidência de trancos. Desse jeito, sim, dá gosto dirigir um automático.

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press


Com o sistema iDrive, o condutor tem o controle de todas as funções do novo BMW Série 3, desde o sistema de navegação até o manual de instruções integrado. As informações são projetadas na tela de LCD de seis polegadas.

SEGURANÇA

O sistema de proteção ativa é ligado pouco depois do veículo arrancar, a partir de 8km/h. Em situações críticas, os cintos de segurança dos bancos dianteiros são esticados de forma reversível. O sistema de proteção ativa reconhece a ameaça de uma colisão frontal durante uma frenagem de emergência. A situação é detectada por um radar instalado na frente do veículo. São oito airbags, que cobrem toda a extensão interna do habitáculo. O 328i conta ainda com controles eletrônicos de tração e estabilidade e uma câmera de ré que auxilia no estacionamento.


Traseira curta sem firulas, com lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press Traseira curta sem firulas, com lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação