Mãos de vaca em alta

VW Fox 1.0 Bluemotion x Hyundai HB20 1.0 Style - Disputa de avarentos

Esses hatches compactos são os únicos nacionais com motor 1.0 de três cilindros.Baixo consumo de combustível e desempenho surpreendente são as qualidades. Se o projeto do Hyundai HB20 é mais moderno do que o Fox, o motor do Volkswagen tem muito mais tecnologia do que o do coreano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/09/2013 09:26 / atualizado em 16/09/2013 11:47 Paulo Eduardo /Estado de Minas
Marlos Ney Vidal e Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Além das dimensões, o Fox e o HB20 têm em comum a motorização de baixa cilindrada. Eles são equipados com motores de arquitetura moderna, que jogam por terra a teoria de que carros 1.0 têm desempenho pífio e bebem tanto quanto os mais potentes e de cilindrada maior. O pulo do gato são os motores de três cilindros muito mais eficientes e modernos.

VEJA FOTOS DO VW FOX 1.0
VEJA FOTOS DO HYUNDAI HB20


O apelo dos motores de baixa cilindrada é o baixo consumo de combustíveis e ambos prometem o que cumprem e vão mais além com desempenho convincente no trânsito urbano e em rodovias.

Espaço interno
Equivalente nos dois carros. O Fox tem medida de conforto superior, e o HB20, maior distância entre-eixos, que são determinantes do aproveitamento interno. O espaço no habitáculo é bom para a categoria.
Fox    8    HB20    8

As linhas do Fox denunciam a idade do projeto, mas a Volkswagen caprichou no acabamento interno - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press As linhas do Fox denunciam a idade do projeto, mas a Volkswagen caprichou no acabamento interno


Porta-malas
O HB20 tem 22 litros a mais de capacidade. Além disso, o porta-malas do Fox é vertical e as bagagens ficam empilhadas. Porém, o banco traseiro do Volkswagen pode ser regulado em distância, o que aumenta a capacidade de carga, diminuindo o espaço no banco traseiro, sem rebater os bancos.
Fox    8    HB20    8

Câmbio

Engates precisos e bem definidos em ambos e as relações de transmissão bem acertadas ajudam a tirar todo o proveito do motor.
Fox    8    HB20    8

O Hyundai HB20 está sendo bem aceito no mercado pelas linhas modernas marcadas por muitos recortes - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press O Hyundai HB20 está sendo bem aceito no mercado pelas linhas modernas marcadas por muitos recortes


Acabamento/montagem
O Volkswagen evoluiu muito em acabamento e até supera o Hyundai em alguns detalhes de montagem da carroceria nas unidades avaliadas.
Fox    8    HB20    8

Consumo
Esse é o ponto alto dos dois carros. Eles têm pavor de postos de combustíveis, mas o Volkswagen mostrou-se mais pão-duro nas nossas medições. Na cidade, a média registrada no computador de bordo com etanol do H20 foi de 8,2km/l e a do Fox, de 10km/l.
Fox    10    HB20    9

Suspensão/direção

A do HB20 está mais bem acertada e transfere menos as imperfeições do solo para dentro. O Fox é mais alto e a suspensão carece de calibragem mais firme para contornar curvas sem sustos. Por isso, é mais dura em piso irregular. O sistema de direção está bem calibrado nos dois carros, mas a coluna de direção do Hyundai tem regulagem em altura e distância. A do Fox tem apenas de altura.
Fox    7    HB20    9

O volante de três raios agrupa comandos de som e computador - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press O volante de três raios agrupa comandos de som e computador


Ergonomia

Boa nos dois carros, com mais acertos do que problemas. Os dilemas são o conforto dos bancos dianteiros e traseiro de ambos, que não têm regulagens lombar. O do HB20 carece até de regulagem de altura, pois tem apenas a angular do assento.
Fox    7    HB20    7


Motor/desempenho

O desempenho do Fox é superior não apenas por pesar 14kg a menos. O do HB20 é muito bom e surpreendeu no teste, mas o motor de três cilindros da Volkswagen tem arquitetura mais moderna.
Fox    10    HB20    9

Plástico duro no painel central do Hyundai, que é bem montado  - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Plástico duro no painel central do Hyundai, que é bem montado


Estilo
Quesito subjetivo, mas o projeto do coreano é mais recente. As linhas podem cansar depois de algum tempo pelo excesso de recortes, mas as do Fox estão longe de ser unanimidade e precisam de atualização.
Fox    7    HB20    8

Conforto/tecnologia

Carros de menor preço têm apenas o básico: ar-condicionado, direção assistida, entradas USB, entre outros. No volante de ambos estão incluídos alguns comandos.
Fox    7    HB20    7




Segurança

Airbags frontais e ABS contrastam com a falta de cinto de três pontos no assento central do banco traseiro de ambos. No HB20, falta também apoio de cabeça. Entretanto, o Hyundai conta com Isofix para colocação de cadeiras infantis.
Fox    8    HB20    8

Custo/benefício

A extensa rede de assistência técnica da Volkswagen facilita a manutenção e as peças de reposição são mais fáceis de encontrar. A Hyundai ainda sofre com isso, prejudicando um produto de qualidade por deficiência no pós-venda.
Fox    9    HB20    7


Porta-malas do Fox é vertical, mas espaço cresce com banco corrediço - Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press Porta-malas do Fox é vertical, mas espaço cresce com banco corrediço

 

FICHAS TÉCNICAS
» FOX 1.0
» MOTOR Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências máximas de 75cv (gasolina) e 82cv (etanol) a 6.250 rpm e torques de 9,7kgfm (gasolina) e 10,4kgfm (etanol) a 3.000rpm » Transmissão Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas  Suspensão/Rodas/Pneus  Dianteira, independente, McPherson e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braço longitudinal; 5x14 polegadas em aço; 175/70 R14
» Direção Tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica » Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira  Capacidades Tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 440kg

» HB20 1.0
» MOTOR
Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências máximas de 75cv (gasolina) e 80cv (etanol) a 6.200 rpm e torques de 9,4kgfm (gasolina) e 10,2kgfm (etanol) a 4.500rpm
» Transmissão Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas » Suspensão/Rodas/Pneus Dianteira, independente, McPherson; traseira, eixo de torção; 5x14 em aço; 175/70 R14  Direção Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira » Capacidades Tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 413kg

Porta-malas horizontalizado do HB20 é mais fácil de arrumar - Juarez Rodrigues/EM/D.A Press Porta-malas horizontalizado do HB20 é mais fácil de arrumar


Quanto custam
O VW Fox BlueMotion 1.0 flex tem preço sugerido de R$ 32.590 e com todos os opcionais chega a R$ 43.013.
O Hyundai HB20 1.0 Comfort Style tem preço sugerido de R$ 39.395 e não há opcionais.

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press


Resultado
Fox 90    HB20 89

Tags: teste

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação