Veja mais fotos da Chevrolet S10 LT 4x4!
Um reforço para a líder
A manutenção da liderança no segmento das picapes médias, com admiráveis 30%, mostra que a reestilização da Chevrolet S10 agradou à nação “picapeira”. A fórmula do sucesso foi o desenvolvimento de um modelo robusto por fora e mais requintado por dentro, mas a versão a diesel ainda não era a mais potente entre as concorrentes. Por isso, há cerca de um mês, foi apresentada a segunda geração do motor 2.8 turbodiesel, que agora entrega 200cv de potência.
O torque varia de acordo com o câmbio empregado: 50,9kgfm para o automático e 44,8kgfm para o manual. Sob o capô, as mudanças que propiciaram o ganho em performance do motor foram a adoção de um novo coletor de admissão, que gera maior fluxo de ar e um novo sistema de injeção que trabalha com mais pressão, resultando em mais torque, potência e numa queima mais eficaz (menos emissões!).
ARRANCADAS Testamos a versão intermediária LT a diesel com tração 4 x 4 que recebeu o câmbio manual de seis marchas.
Assim, mesmo tendo 90% da força disponível a 1.700rpm, as arrancadas da S10 são estressantes.
NA TERRA O consumo registrado no computador de bordo foi de 7,2 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada. As habilidades da picape no fora de estrada são notáveis.
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.776cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve potência máxima de 200cv a 3.600rpm e torque máximo de 44,8kgfm a 2.000rpm
» TRANSMISSÃO
Tração 4 x 4 com reduzida e câmbio manual de seis marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços articulados; e traseira com feixe de molas semielípticas / 6,5 x 16 polegadas (liga leve) / 245/70 R16
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» FREIOS
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas e EBD
» CAPACIDADES
Tanque, 76 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.109kg EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, sistema multimídia MyLink, freios ABS nas quatro rodas com EBD, alarme, airbags frontais, faróis de neblina, rodas de alumínio 16" e luz indicadora de direção integrada aos retrovisores.
» OPCIONAL/ACESSSÓRIOS
Pintura metálica, além de acessórios como estribos, santantônio, capota marítma, protetor de caçamba e sensor de estacionamento traseiro.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Câmbio
A qualidade de engate não é boa em precisão e maciez, além da dificuldade constante de engatar a ré, que causa apreensão em algumas situações. O comando de tração 4 x 4 está instalado no console central e é giratório, que apresentou um bom funcionamento. As relações de marchas/diferencial proporcionam uma dirigibilidade normal e segura, e a 110km/h em 6ª marcha o motor gira suave a 1.750rpm, próximo do torque máximo (2.000rpm). REGULAR
Motor
A nova curva de potência (%2b20cv) e torque o deixou equivalente em números aos principais concorrentes, mas teve perda de 3,1kgfm no torque máximo, que atua na mesma rotação. A dirigibilidade não teve ganhos significativos em relação à antiga configuração desse motor, com 180cv, e 47,9kgfm de torque máximo. A sua performance, que já era boa, tem aceleração eficiente e retomadas de velocidade satisfatórias.
www.danieltecnodan.com.br
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 8
Caçamba 7
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 7
Segurança 7
Estilo 9
Consumo 6
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custo/benefício 7
QUANTO CUSTA
A S10 LT 2.8 Turbodiesel 4 x 4 com cabine dupla tem preço sugerido de R$ 111.190, e com os acessórios da versão testada, que são vendidos na rede de concessionários, de R$ 119.400.
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