O espaço interno é bom pela grande distância entre-eixos e medida de conforto (ver ficha técnica e quadro de concorrentes) – fatores que determinam o espaço no habitáculo. O encosto do banco traseiro inclinado a 29 graus acomoda bem os ocupantes, mas conforto mesmo somente para dois adultos e criança no assento central. A maioria dos sedãs e hatches é assim mesmo.
SUSPENSÃO Outro item que evoluiu muito em relação ao antecessor. Não há mais os ruídos de rolamento. Um batente de borracha possibilita ouvir Bach sem reclamar. Entretanto, ouve-se uma pancada seca da suspensão em superfícies irregulares ou quando o carro cai em buraco. Parece que vai quebrar tudo, mas é só impressão.
MOTOR O 1.6 turbo desenvolvido em parceria com a BMW responde imediatamente aos comandos do acelerador e o funcionamento é suave. O carro supera os 200km/h e atinge 100km/h em menos de 9 segundos. O consumo registrado no computador de bordo variou de 12km/l a 14km/l na estrada e decepcionantes 5km/l na cidade. Ambos com ar-condicionado ligado. Os freios são muito eficientes e reduzem a velocidade no tempo ideal. A segurança é completa com seis airbags, ABS, sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis e cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos.
Acelere sem dó
Compare o C4 Lounge com os concorrentes e o como se saiu na avaliação técnica e ergonomia
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, 1.6, a gasolina, que desenvolve 165cv de potência a 6.000rpm e 24,5kgfm de torque a 1.450rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; e traseira deformável e barra estabilizadora / de liga leve de 17 polegadas / 225/45 R17
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica
» FREIOS
A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, acompanhado de auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica da força de frenagem (REF) e controles de estabilidade e de tração
» CAPACIDADES
Do tanque, 60 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 410 quilos
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Ar-condicionado de duas zonas, computador de bordo, teto solar, coluna de direção com regulagem de altura e distância, airbags frontais, laterais e de cortina; alarme, controles de estabilidade e tração, freios ABS, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro; CD player com Bluetooth, comando na coluna de direção e conexões USB, iPod e auxiliar, câmera de ré, navegador com tela colorida de 7 polegadas, sensor de ponto cego, entre muitos outros.
» OPCIONAIS
Teto solar elétrico e faróis bixênon direcionais.
NOTAS (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 10
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo-benefício 8
QUANTO CUSTA
O Citroën C4 Lounge 1.6 THP tem preço sugerido de R$ 80.490 e, com opcionais, de R$ 83.790.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A pintura contém impurezas e imperfeições. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. A tampa do porta-malas está descentralizada na área das lanternas. O capô tem boa montagem, assim como os faróis, lanternas, para-choques etc.
Vão do motor
O vão é pequeno e o motor e componentes externos o preenchem bem, com acesso difícil à manutenção. Os itens de verificação constante têm fácil visualização e acesso. O capô é sustentado aberto por vareta manual. A insonorização em relação ao habitáculo é satisfatória. REGULAR
Altura do solo
A parte inferior do motopropulsor tem proteção em aço. Raspa levemente a frente em rampas com o motorista e, com carga máxima, piora. Há interferência no centro do chassi na transposição de quebra-molas de perfil alto e curto. REGULAR
Climatização
É automático digital e funciona bem e o tempo para dar sensação de conforto no habitáculo é curto. O teto solar tem correta vedação por tampa deslizante, que blinda o sol. Há opção de regulagem independentemente de temperatura para condutor e passageiro.
Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e as reações são imediatas na medida certa. Em frenagem de emergência apresentou reações balanceadas nos dois eixos e ABS eficiente e com boa calibração. A desaceleração foi muito boa, sem afundamento exagerado do eixo dianteiro, além de boa resistência térmica (fading). REGULAR
Câmbio
Há opção de modo esporte e sobre piso de baixo atrito, além de comando manual sequencial com toques na alavanca. Funcionou bem e display de ótima dimensão no quadro de instrumentos informa a marcha e o modo selecionados. As relações de marcha satisfazem na dirigibilidade no uso misto, favorecido pela curva de torque. POSITIVO
Motor
A performance é notável para a sua cilindrada com acelerações e retomadas de velocidades vigorosas mesmo com ar-condicionado ligado. É baixo o ruído de funcionamento e tem boa elasticidade. POSITIVO
Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO
Nível interno de ruídos
Em calçamento, asfalto deteriorado e terra surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico inicia-se a 110km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO
Suspensão
Estão muito bem calibradas com ótimo handling e alta estabilidade em curvas de raios variados, que são contornadas com precisão, mantendo a velocidade de entrada, e inclinação mínima da carroceria. O conforto de marcha é limitado, mas aceitável para a motorização turbo. A perda é acentuada com carga útil máxima pelo menor curso das suspensões. REGULAR
Direção
O volante tem boa pega e a coluna de direção, ajuste manual em altura e distância, com bom curso. A precisão na reta e em curvas é muito boa, assim como as cargas definidas para o sistema assistido. A velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro são razoáveis. É baixo o ruído em curvas sobre piso irregular usual. As reações são uniformes e é boa a velocidade de resposta. POSITIVO
Iluminação
Há luz de cortesia nos para-sóis, porta-luvas e porta-malas. Na frente há uma lanterna e dois spots fixos, e uma lanterna para os passageiros de trás, com resultado razoável em iluminação. Os faróis são bixênon, muito eficientes, autodirecionais e têm regulagem automática de altura e lavador de lentes. Os auxiliares de neblina estão inseridos no para-choque. Há iluminação permanente nos interruptores elétricos nos painéis de portas/volante e console central. POSITIVO
Limpador do para-brisa
Há sensor de chuva. As palhetas de boa qualidade trabalham cruzadas, mas não varrem uma grande área próxima às colunas “A”, prejudicando o campo de visão. É fácil o acesso ao reservatório d’água no vão motor. Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão, pressão e abertura. REGULAR
Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço e o pneu diferente em medidas (205/55R16) dos de uso (225/45R17), e deve ser utilizado em velocidade baixa, conforme etiqueta no aro (máxima 80km/h), apesar de ter o mesmo índice de velocidade “W” dos de uso. Está no fundo do assoalho. O kit de troca não tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento que encobrem as cabeças dos parafusos. REGULAR
Alarme
A chave de ignição é especial e deve permanecer próxima ao condutor, pois não existe comutador de ignição acoplado na coluna de direção. A sua proximidade libera o botão start/stop instalado no lado esquerdo do painel. Há proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. Os vidros das quatro portas têm função um toque para descer/subir e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO
Volume do porta-malas
O declarado é 450 litros e o encontrado, de 484 litros.
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
www.danieltecnodan.com.br