Veja mais fotos do Grand Siena Sublime
Leia Mais
Fiat Grand Siena SublimeRenault Logan Dynamic X Fiat Grand Siena Essence - Sedãs compactos na briga por uma vaga na sua garagemProblema na embreagem do Grand Siena lota oficinas mecânicas Fiat aumenta preços do Grand Siena e anuncia linha 2015 com novidadesPor dentro, acabamento de muito bom gosto com os bancos e revestidos parcialmente em couro mesclando as cores marfim e marrom, assim como na forração das portas e no revestimento do volante. A faixa no painel na cor bege Savannah, o apóia-braço central para o motorista e os tapetes em carpete cinza de veludo completam o visual.
Quatro adultos viajam com o conforto esperado para este tipo de sedã, o quinto vai com certo aperto.
Câmbio e motor
A unidade testada está equipada com o câmbio automatizado Dualogic Plus, que custa R$ 2.529 %2b R$ 190 do piloto automático. O sistema melhorou bastante desde que estreou em 2008 no finado Stilo, mas ainda carece de melhorias, que com o tempo certamente virão. Longe de ser comparado ao automático convencional, o Dualogic cumpre bem a função que se propõe e é muito bem vindo para aqueles motoristas que querem apenas se livrar do pedal da embreagem e se esquecer de passar as marchas. Se você quer mais do que isso, terá um pouco de dificuldade com o câmbio.
Dessa vez, o nosso teste foi em Belém, pegando desde o trânsito mais pesado na capital paraense até as estradas que levam às belas praias do estado. Manobras em locais com pouco espaço ficaram mais fáceis em relação ao antigo Dualogic. O Plus conta com a função creeping, que se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o condutor acione o acelerador, como em um automático convencional.
Os tão comentados trancos estão mais suaves, mas as trocas ainda são bem perceptíveis. Usando as aletas atrás do volante para efetuar as trocas e dirigindo no modo sport (S), a situação melhora consideravelmente. É possível escutar nitidamente as marchas se acoplando, o mesmo ruído de quando nós mesmos fazemos as trocas em um modelo similar, porém de câmbio manual.
A vantagem do Dualogic é que ele não desperdiça a potência do propulsor 1.6 16V de 117 cv (etanol) de 16,8 kgfm, mas não espere a mesma desenvoltura e liberdade do tradicional câmbio manual. Como o torque só aparece em sua totalidade aos 4.500 rpm, há uma certa dificuldade em tirá-lo da inércia. Na estrada, o desempenho agrada e viagem segue tranquila, mas não se esqueça da função Sport nas ultrapassagens.
Consumo
Belém é uma cidade quase sem morros, o que contribuiu para um menor consumo de combustível.
Preços – R$ 49.557.
Completo, como o que testamos: R$ 57.578.
Veredicto
Se a sua ideia é comprar um sedã compacto, o Grand Siena é uma boa opção. Ele começa em R$ 39.830 na versão Attractive 1.4. A Essence, que serve de base para o Sublime, começa em R$ 44.780, já com um bom nível de equipamentos e acabamento razoável. Por um pouco mais, vale a pena investir na versão Sublime, caso você tenha gostado da cor branco Kalahari. O acabamento realmente faz a diferença, mas não caia na tentação de enchê-lo de opcionais, fazendo o chegar próximo dos R$ 58 mil, como a unidade testada. Se você dispõe deste valor para a compra de um sedã, vá de Linea, que está em patamar superior.