Veja mais fotos do novo Jeep Grand Cherokee Limited Diesel
Agora em sua quarta geração, o Jeep não têm tido uma vida muito fácil para sobreviver em nosso mercado, pois as atenções que antes eram voltadas unicamente a ele, agora são divididas por modelos de outras marcas de luxo como Mercedes-Benz, BMW, Audi e até Porsche. Nessa versão lançada agora com motor diesel, a Chrysler – que controla a marca Jeep -, quer valorizar os atributos da marca, como a excelente capacidade off-road e a grande autonomia que, segundo a Jeep, ultrapassa os 1400 quilômetros.
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Jeep lança Grand Cherokee Limited Diesel no Brasil por R$ 239,9 milJeep revela mais detalhes do Renegade que será fabricado no BrasilJeep Grand Cherokee Limited Diesel - Aventura sem escalasNovo Jeep Cherokee é lançado no BrasilO novo câmbio de oito velocidades contribui para a redução de consumo. O divulgado pela marca é de 15,4 km/l, mas no asfalto conseguimos alcançar a marca de 16,1 km/l. Como o retorno do trecho rodoviário foi uma subida de serra, explorando mais o motor V6 turbodiesel, a média ficou em 13 km/l.
A condução fica mais prazerosa em terreno irregular. Saímos do asfalto e seguimos por uma trilha rumo ao Pico do Imbiri. Uma placa adverte que ali só é permitida a passagem de veículos 4x4.
Na descida da serra, optamos em rodar no modo Sand (areia), quando o controle de tração opera com respostas mais sensíveis ao patinamento das rodas, ajustando a distribuição do torque. Há ainda os modos 'Lama', para terrenos muito escorregadios; 'Neve', para uso em gramas, por exemplo, já que aqui no Brasil não enfrentamos situações de neve ou gelo. Se quiser, pode deixar em 'Auto', quando o sistema se adapta automaticamente a qualquer condição do asfalto ou fora dele.
Coração italiano
Para levar os 2.393 kg desta versão, a Jeep usa um motor produzido na Itália, da VM Motori.
O consumo combinado estrada/cidade declarado pela Jeep é de 13,3 km/l, cerca de 10% econômico do que na sua versão anterior. O câmbio ZF também proporciona economia na cidade. O divulgado pela fábrica é de 10,8 km/l, mas como nosso trajeto em perímetro urbano foi muito pequeno, não conseguimos aferir o consumo nesta condição.
Design
Por fora, a tradicional grade de sete aletas continua dando a identidade ao modelo, como nas gerações anteriores, mas agora ela está mais afilada, assim como os faróis de duplo xênon. As luzes diurnas de Led contornam o desenho do farol e marca a identidade do carro, o deixando reconhecível pelo retrovisor do carro à sua frente. Na parte traseira, as lanternas também foram contornadas por Leds, mas percebemos que o a luz de posição fica mais intensa nas extremidades da lanterna e não acompanha o restante da peça com a mesma luminosidade, o que desvaloriza o conjunto. No lugar da régua cromada entre as lanternas traseiras, está o logo Jeep de proporções exageradas.
Rodas de liga-leve de aro 20 polegadas e maçanetas de acabamento cromado, dão um toque adicional de requinte na versão Limited, a única em que o motor diesel está disponível.
Por dentro, o novo volante de três raios em couro possui até sistema de aquecimento.
Na versão Limited, os passageiros do banco traseiro podem curtir as duas telas de alta definição de 9 polegadas atrás dos encostos de cabeça. Elas reproduzem imagens do leitor de Blu-ray, embutido no conjunto formado pelo porta-objetos e apoio de braço central dianteiro.
O computador de bordo, chamado de EVIC (sigla inglesa para centro eletrônico de informação do veículo), foi incorporado ao display personalizável de TFT de 7 polegadas. A tela permite mais de 100 configurações, com mostradores claros e de fácil leitura. As opções são escolhidas por meio dos botões à esquerda no volante.
Preço
O Jeep Grand Cherokee Limited diesel custa R$ 239,9 mil já com o pacote com leitor de Blu-ray e três telas. A Jeep informou que há um lote de veículos vindo da fábrica em Detroit (EUA) com teto solar comum, que deve acrescer cerca de R$ 5 mil neste valor. Há ainda a opção de teto panorâmico, que virá nos próximos lotes por aproximadamente R$ 10 mil a mais.
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