Chamar o Prisma de sedã esportivo é um sacrilégio. Tudo bem, o três-volumes da Chevrolet tem visual bacana e a nova série Advantage exalta ainda mais as qualidades “agressivas” do modelo derivado do Onix. O aerofólio na tampa traseira, as rodas de liga leve de 15 polegadas e os faróis de máscara negra aliados aos de neblina são os principais responsáveis por tornar o modelo mais invocadinho. No entanto, o motor 1.0 é bem modesto. Em suma, por R$ 46.380 você leva um cordeiro em pele de lobo. É amá-lo ou deixá-lo.
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Os bancos têm revestimento agradável, discreto e o do motorista conta com regulagem manual de altura. Só faltou o encosto de cabeça para o terceiro ocupante do banco traseiro. Além disso, os tapetes em carpete dão charme especial ao interior, assim como os emborrachados no console e nos porta-objetos embelezam o habitáculo – o problema é que eles caem ao ser puxados, pois estão apenas encaixados nos respectivos locais.
Oferece também o MyLink, que conquista a cada utilização. De simples manuseio, o sistema de informação e entretenimento cai feito uma luva para um automóvel nessa faixa de preço. O GPS é um pouquinho chato, pois o usuário tem que baixar um aplicativo específico em seu celular – que tem de estar pareado com o equipamento – para poder utilizá-lo.
DIRIGIBILIDADE
A direção é bem calibrada, o escalonamento das marchas da transmissão manual (única opção do Advantage) aproveita bem a força do motor, os freios são eficientes e a suspensão (do tipo McPherson na dianteira e semi-independente na traseira), idem. No entanto, o motor anestesia um pouco todos os componentes. Do alto de seus portentosos dados técnicos, o bloco é incapaz de propiciar a tão sonhada esportividade. Na topografia acidentada de Belo Horizonte, o três-volumes sofreu, mas até que encarou as ladeiras com bravura. Já na estrada…
Dirigimos o sedã por quase 1.200 quilômetros, numa viagem de ida e volta da Cidade Jardim até Macaé, no litoral do Rio de Janeiro. E não foi legal. Como o propulsor funciona a “pleno vapor” somente a 6.400rpm, é necessário engatar a terceira e fazê-lo gritar alto a fim de fazer ultrapassagens (desligar o ar-condicionado também ajuda). Os ruídos internos na cabine devido a esse incômodo são altos, mas pelo menos deu para curtir um sonzinho no MyLink durante a jornada.
O consumo combinado ficou na média de 10,1km/l (gasolina) e 7,2km/l (etanol). Ah, para finalizar, vale dizer que o generoso porta-malas de 520 litros (aferido pelo caderno Vrum) do derivado do Onix serviu para acomodar muito bem toda a bagagem.
Chamar o Prisma de sedã esportivo é um sacrilégio. Tudo bem, o três-volumes da Chevrolet tem visual bacana e a nova série Advantage exalta ainda mais as qualidades “agressivas” do modelo derivado do Onix. O aerofólio na tampa traseira, as rodas de liga leve de 15 polegadas e os faróis de máscara negra aliados aos de neblina são os principais responsáveis por tornar o modelo mais invocadinho. No entanto, o motor 1.0 é bem modesto. Em suma, por R$ 46.380 você leva um cordeiro em pele de lobo. É amá-lo ou deixá-lo.
BATENDO O MARTELO Se você quiser um carro com visual atraente, o Prisma Advantage é uma ótima opção. No entanto, com a quantia necessária para comprar o três-volumes da Chevrolet nesta configuração pode-se arrematar o rival Volkswagen Voyage com motor 1.6 e equipado ou com a transmissão manual ou com a automatizada I-Motion. Apesar de ter cara de lobo, o Prisma é, de fato, tranquilo feito um cordeiro.
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FICHA TÉCNICA
MOTOR Dianteiro, transversal, 999cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha, que desenvolve potências de 78cv (gasolina) e 80cv (etanol) a 6.400rpm e torques de 9,5kgfm (gasolina) e 9,8kgfm a 5200rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio manual de cinco velocidades
DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
SUSPENSÃO Dianteira, McPherson; e
traseira semi-independente, com eixo torção, sem barra estabilizadora
DIMENSÕES 4,27m de comprimento, 1,71m de largura, 1,49m de altura e 2,58m de entre-eixos
PORTA-MALAS 520 litros (aferido pelo caderno Vrum)
TANQUE 54 litros
Se você quiser um carro com visual atraente, o Prisma Advantage é uma ótima opção. No entanto, com a quantia necessária para comprar o três-volumes da Chevrolet nesta configuração pode-se arrematar o rival Volkswagen Voyage com motor 1.6 e equipado ou com a transmissão manual ou com a automatizada I-Motion. Apesar de ter cara de lobo, o Prisma é, de fato, tranquilo feito um cordeiro. Agradável, mas muito doce.