EFICIÊNCIA Essa é a principal vantagem que a nova tecnologia (que injeta a mistura ar/combustível diretamente na câmara de combustão) trouxe ao motor V6 3.6. Seja no desempenho ou no consumo. Os 38cv a mais (a potência saltou de 239cv para 277cv) e o aumento do torque em 2,2kgfm (de 33,5kgfm para 35,7kgfm) se fazem presentes principalmente nas retomadas de velocidade, evitando aqueles sustos nas ultrapassagens mais apertadas. É preciso considerar que estamos falando de um utilitário que, sem motorista, passageiros e bagagens, pesa mais de duas toneladas. As acelerações também ficaram mais vigorosas, pois o motor “enche” com mais facilidade.
CONTROLADO Quanto à redução no consumo, a GM diz que ela foi da ordem de 4%.
POR DENTRO As mudanças visíveis no interior aparecem no painel central, que ganhou acabamento em preto brilhante, e no revestimento em couro bicolor (preto e marrom) dos bancos. Elas deram um ar mais chique ao habitáculo do utilitário. Mas falta um cuidado maior no encaixe de plásticos, como o que fica na base do banco do motorista e que já estava soltando. O espaço interno é um ponto positivo e o Trailblazer é vendido apenas na opção de sete lugares. Verdade seja dita, o espaço nos dois últimos bancos (que ficam escamoteados no piso e têm fácil acesso, apoios de cabeça e cintos de três pontos) oferecem conforto apenas para crianças e, ao usar a terceira fila, o porta-malas praticamente desaparece, obrigando o motorista a levar a bagagem de férias no teto. Assim como na picape S10, o acionamento da tração 4x4 (normal e reduzida) é feito por um botão no console central.
SEGURANÇA Embora a suspensão garanta um bom equilíbrio, como se trata de um veículo com centro de gravidade alto, a tração 4x4 ajuda e os controles de tração e estabilidade fazem um papel importante de anjo da guarda naquelas curvas mais fechadas. Mas o conforto é um pouco prejudicado.
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, 3.564cm³ de cilindrada, gasolina, que gera 277cv de potência máxima a 6.400rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 3.700rpm
TRANSMISSÃO
Tração traseira (opção de 4x4 com reduzida) e câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços articulados e barra estabilizadora; e traseira, eixo rígido com multibraços e barra estabilizadora/7,5 x 18 polegadas, em liga leve/265/60 R18
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD
CAPACIDADES
Tanque, 76 litros; e de carga (passageiros %2b bagagem), 616 quilos
Airbags duplos frontais, laterais e de cortina; alarme; ar-condicionado digital com difusores no teto; assistente de partida em aclive; banco do motorista com ajustes elétricos; chave do tipo canivete com controle remoto; controles de estabilidade e tração; espelho retrovisor interno eletrocrômico; estribos laterais; faróis e luzes de neblina; regulagem elétrica de altura dos fachos dos faróis; interior em couro; rodas de liga leve de 18 polegadas; sensor de estacionamento traseiro; sistema Isofix; vidros, travas e retrovisores com comando elétrico; volante multifuncional; e sistema multimídia MyLink.
OPCIONAL
Não há.
QUANTO CUSTA?
O Chevrolet Trailblazer V6 3.6 tem preço básico sugerido de R$ 148.290. Com a pintura metálica, sobe para R$ 149.290. A versão com motor turbodiesel 2.8 custa R$ 173.990.
Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 9
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 8
Acabamento 7
Custo/benefício 7
AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A tampa traseira e o capô têm montagem razoável. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. A pintura contém alguns pontos com impurezas.
VÃO DO MOTOR
Os itens de verificação constante têm fácil manuseio e acesso. O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo é satisfatório. O motor V6 tem acesso à manutenção satisfatória na área frontal, razoável nas laterais e limitado na posterior. Quando aberto, o capô, que é pesado, é sustentado por vareta manual, com ângulo de abertura razoável. REGULAR
ALTURA DO SOLO
Toda a parte inferior do conjunto motopropulsor tem proteção por chapa em aço de boa espessura. Os ângulos de ataque e saída satisfazem. Não foram notadas interferências com o solo no percurso misto de provas, mesmo com 600 quilos de carga útil. POSITIVO
CLIMATIZAÇÃO
Sistema apresentou ótimo funcionamento e está bem vedado. São quatro difusores de ar no painel e quatro (de formato circular que giram 360°) no teto, com quatro opções independentes de velocidade da vazão de ar, que proporcionam em pouco tempo a sensação de conforto em todo o habitáculo. POSITIVO
FREIOS
O ABS apresentou boa resposta.
CÂMBIO
As trocas de marchas são suaves e rápidas, e a resposta do kick down é boa. As relações de marchas satisfazem a dirigibilidade no uso misto. POSITIVO
MOTOR
O novo V6 rende bem mais que o antigo. O aumento de potência e torque se reflete numa melhor dirigibilidade. A aceleração é muito boa e as retomadas de velocidade são vigorosas. Não tem opção flex. O funcionamento é bem silencioso, sem vibrações e com ótima elasticidade. Mesmo com o veículo carregado e o ar-condicionado ligado, a performance satisfaz bem. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre piso irregular de asfalto, paralelepípedo e terra. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente. NEGATIVO
SUSPENSÃO
A estabilidade é razoável numa utilização normal e dentro da lei, passando a mais delicada no limite de aderência. Sobre piso de baixo atrito é bom selecionar a tração 4x4 alta para melhor a precisão no contorno de curvas e nas retas. O conforto de marcha é limitado, pois há transferência das irregularidades do piso. Conforme o grau do choque das suspensões com o solo ocorre uma imediata transferência de trepidação/vibração para toda a carroceria, chegando aos ocupantes e ao sistema de direção. REGULAR
DIREÇÃO
A leveza em manobras de garagem tem certo peso. O volante tem boa pega, mas a coluna de direção tem ajuste somente em altura, com curso curto para cima. O diâmetro de giro é grande (11,8m) e incomoda em manobras de garagem e estacionamento. A velocidade do efeito retorno é aceitável. Os pneus têm discreta eficiência sobre piso de baixo atrito. A precisão na reta e em curvas é razoável sobre piso bem conservado, e deixa de ser precisa na estabilidade direcional e lateral em velocidade elevada sobre piso ondulado. NEGATIVO
ILUMINAÇÃO
Não tem sensor crepuscular. Há luzes de cortesia no porta-malas (dupla) e para-sóis. Os faróis têm duplo refletor e apresentaram boa eficiência no baixo/alto. Existe regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e boa leitura, assim como o console central, mas os interruptores dos vidros e da regulagem dos espelhos retrovisores não têm identificação noturna, exceto a porta do condutor, que tem a tecla do vidro elétrico com iluminação. No teto existem três sessões de lanternas bem divididas, com ótimo resultado em iluminação. REGULAR
ESTEPE/MACACO
O estepe com pneu 245/70R16 Bridgestone tem aro em aço e está instalado debaixo do vão de carga, em suporte basculável por meio de mecanismo dentro do porta-malas. A medida do estepe é diferente dos pneus de uso. A operação de troca (macaco do tipo garrafa) não é fácil nem limpa, além de ser demorada. O conjunto de uso danificado cabe perfeitamente no local do estepe. NEGATIVO
LIMPADOR DO PARA-BRISA
As áreas varridas no para-brisa e no vidro traseiro são boas. Os esguichos são eficientes, sendo do tipo spray no para-brisa e jato único no vidro traseiro. As palhetas apresentaram boa qualidade, mas o sistema não tem sensor de chuva. O acesso ao reservatório d’ água (instalado dentro do vão do motor) é fácil. REGULAR
FERRAMENTAS
Tem uma chave de fenda combinada com Phillips e uma chave de boca 14x12mm. POSITIVO
ALARME
A chave de ignição é codificada e tem teclas de travar e destravar as portas. Ao dar comando de travar as portas, os vidros sobem automaticamente. As quatro portas têm função um toque para descer/subir os vidros. O sistema antiesmagamento atuou com precisão. Existe proteção perimétrica das partes móveis, mas falta a volumétrica contra invasão pela quebra dos vidros. NEGATIVO
VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado pela fábrica é 285 litros e o encontrado na nossa medição foi de 184 litros, sem utilizar o fundo falso do assoalho traseiro e sem ultrapassar a altura do encosto do 6º e 7º bancos.
(*) Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.com.br.