Leia Mais
Chevrolet Cruze LTZ - Na embalagem e no recheioGM faz atualização no visual da linha 2015 do sedã e hatch do Chevrolet CruzeChevrolet lança linha 2015 do Cruze com preços a partir de R$ 70,4 milChevrolet Cruze fica mais moderno e econômico; testamos a versão 1.4 turbo LTZ!Juiz de Fora voltará a ter concessionária ChevroletChevrolet divulga teaser do novo CruzeDENTRO Espaço interno bom, com conforto para dois adultos no banco traseiro, como na maioria dos concorrentes.
SEGURANÇA O Cruze LTZ vem de série com airbags frontais e laterais dianteiros e de cortina. E controles de tração e de estabilidade também são de série. Há isofix para retenção de cadeiras infantis.
DIRIGINDO Encontra-se fácil a melhor posição de dirigir, ajudada pelos ajustes de altura e distância do volante e de altura do banco. A GM fica devendo a regulagem lombar, que proporciona mais conforto ao ocupante. A direção elétrica é do tipo regressiva, mais pesada em alta e leve nas manobras. Porém, poderia ter um pouco mais de sensibilidade em velocidades elevadas, pois é muito direta. O Cruze é bom de curva, dá para abusar, pois os controles de tração e estabilidade entram em ação quando o carro está no limite de aderência. A firmeza nas curvas implica transferência das imperfeições para dentro sobre piso irregular.
O motor não chega a empolgar, mas chega perto dos 200km/h de velocidade final e atinge 100km/h em cerca de 10 segundos.
Não é por acaso que o Cruze figura entre os mais vendidos. O carro é gostoso de dirigir, tem porta-malas de boa capacidade e as linhas são harmônicas e elegantes.
Saiba como a versão topo de linha do Chevrolet Cruze se comportou nas avaliações técnica e de ergonomia. Confira o desempenho diante dos principais concorrentes:
Acabamento da carroceria
A tampa do porta-malas está descentralizada e as quatro portas têm folgas fixas diferentes entre os dois lados. O capô está desalinhado nas duas uniões com a zona superior dos para-lamas. A pintura contém impurezas e imperfeições no verniz.
Vão do motor
O acesso à manutenção é razoável e os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio. O capô, que não é leve, é sustentado aberto por vareta manual e o ângulo de abertura é bom. O isolamento acústico tem resultado aceitável em relação ao habitáculo.
Altura do solo
Não houve interferência com o solo em piso irregular usual, estrada de terra batida, transposição de quebra-molas e saídas de garagem com desnível.
Climatização
Apresentou bom funcionamento e está bem vedado. É automático digital. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória. São oito as velocidades da caixa de ar e cinco as opções de direcionamento do fluxo. Não tem difusor de ar específico para os passageiros de trás nem regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro.
Freios
O ABS está bem calibrado e o pedal de freio tem boa sensibilidade com relação razoável. Apresentaram bom comportamento dinâmico, com reações uniformes e boa desaceleração. O freio de estacionamento atuou normalmente.
Câmbio
Apresentou um bom funcionamento em geral, com trocas suaves e com boa rapidez, além de ter um bom gerenciamento eletrônico nas marchas crescentes e decrescentes e kick down com boa sensibilidade. É automático e tem a opção de troca manual sequencial por meio da alavanca principal. No quadro de instrumentos, tem display informando o modo de condução e a marcha selecionada.
Motor
A performance não tem brilho dinâmico. A aceleração e retomadas de velocidade são normais, mas satisfazem numa dirigibilidade usual na cidade e em rodovias com poucas subidas.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Nível interno de ruídos
Não tem o habitáculo silencioso, principalmente no painel/quadro de instrumentos, quando se trafega sobre piso de paralelepípedo, asfalto mal conservado e terra. O efeito aerodinâmico é contido, mesmo em velocidades mais altas.
Suspensão
A estabilidade é boa pela precisão, rapidez, manutenção da velocidade e pouca inclinação da carroceria em curvas de raios variados. Numa condução mais esportiva, conta com eficiente sistema eletrônico de tração e estabilidade. O conforto de marcha não tem um belo acerto, devido ao nível das transferências das imperfeições do solo para dentro.
Direção
A coluna de direção tem regulagem manual em altura e distância com bom curso e o volante tem boa pega. O diâmetro de giro é aceitável (10,65m) e a velocidade do efeito/retorno é boa. As cargas do sistema que têm assistência elétrica estão bem definidas para o uso na cidade/estacionamento, mas em rodovias, com o veículo em velocidade, se tornam muito diretas e leves as suas reações, piorando com carga máxima. A precisão na reta e em curvas é boa.
Iluminação
Tem sensor crepuscular e luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e para-sóis. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e fácil leitura. No teto, tem duplo spot fixo na dianteira e uma lanterna no centro com bom resultado de iluminação. Os faróis têm construção com parábola simples e eficiência normal no baixo/alto, mas têm auxílio de faróis de neblina, além de regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Duas fileiras com LED, instaladas acima dos faróis de neblina, no para-choque, atuam automaticamente dia/noite, o que traz segurança.
Estepe/ Macaco
O estepe é do tipo temporário, na medida do pneu T115/70R16 92M, e tem velocidade limitada a 80km/h. Está instalado dentro do porta-malas. São cinco os prisioneiros fixos por cubo que auxiliam na troca, que é normal. Esta solução de estepe diferente dos de uso (225/50R17 94V) não é funcional no Brasil, devido à baixa qualidade de várias ruas urbanas e rodovias. Ao colocar o conjunto roda/pneu de uso danificado no local específico dentro do porta-malas, a perda no volume é alta, pois altera muito em altura o nivelamento, além de a tampa superior acarpetada ter calços inferiores que agravam mais ainda.
Limpador do para-brisa
Tem sensor de chuva. São seis os esguichos, que têm boa vazão e pressão e que, quando acionados, ativam o sistema de varredura feito por palhetas de boa qualidade, que proporcionam um bom campo de visão. O acesso e a identificação do reservatório d’água dentro do vão do motor é fácil.
Alarme
Há proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica contra a invasão do habitáculo pelos vidros. Os vidros das quatro portas têm função um toque para descer/subir e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. Não tem comutador de ignição, e sim tecla inserida no painel com função start/stop, que reconhece a proximidade da chave de ignição, que pode permanecer no bolso do condutor.
Volume do porta-malas
O declarado é 450 litros, o mesmo encontrado na nossa medição..