VÍDEO: Audi RS Q3 oferece esportividade em carroceria de SUV de luxo

Utilitário-esportivo tem motor 2.5 turbo de 310 cavalos e torque monstruoso. Modelo reestilizado deve chegar ainda este ano

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/07/2015 13:13 / atualizado em 08/07/2015 13:56 Thiago Ventura /Portal Vrum

 

A Audi lançou neste mês a linha reestilizada do utilitário-esportivo Q3 no Brasil. No entanto, a celebrada versão esportiva RS Q3 não está mais disponível no mercado nacional. A marca alemã confirma a volta do modelo, provavelmente ainda este ano. Enquanto aguardamos o retorno, conheça mais detalhes do esportivo.

VEJA FOTOS DO AUDI RS Q3 2015! 

O RS Q3 é o primeiro SUV da divisão esportiva da Audi, a RS, sigla para o termo alemão RennSport, que numa tradução literal seria ‘corrida’. No coração do utilitário, a marca colocou o motor 2.5 turbo com cinco cilindros em linha capaz de render até 310 cavalos e torque monstruoso de 41,8 kgf.m a 1.500 rotações. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas.



Ao volante

O RS Q3 une o melhor de dois mundos: concilia a tendência do momento, que são os SUV compactos, com a esportividade da grife RS. Ou seja, um carro para levar a família, mas que também faz bonito quando o assunto é acelerar. O veículo acompanha essa dualidade da experiência do usuário de forma inteligente.

Com o Audi Drive Select, o motorista opta entre os modos Auto, Comfort e Dynamic, que interferem no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador. Ao selecionar ‘Comfort’, o RS Q3 se comporta como um gatinho manso, boa opção para o trânsito intenso das grandes cidades. Mas ao escolher ‘Dynamic’, o carro muda de figura: a direção fica pesada, suspensão dura e uma pisada firme no acelerador é capaz de afundar o corpo dos ocupantes no banco.

Thiago Ventura/EM/D.A Press


A velocidade máxima é limitada eletronicamente nos 250 km/l, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 5,2 segundos. Nada mal para um bólido de 1.655 quilos, que conta com sistema de controle de largada . Graças à tração integral, item de série em toda a linha Q3, o modelo transmite boa sensação de estabilidade nas curvas. Nem parece um SUV.

Esse apetite pela velocidade resulta em gosto pela gasolina. E não adianta o sistema Start-Stop: em nossos testes o modelo cravou 5,5 km/l na cidade. Mas, considerando a diversão em dirigir o 2.5, não é nada mal.

Vida a bordo

As linhas esportivas também se repetem na cabine do RS Q3, com a logo da divisão no volante multifuncional, painel de instrumentos e no banco. Há pedais em alumínio e revestimento em o couro furado na direção. O aspecto geral é muito bom, mas em relação aos modelos mais recentes da marca, o design aparenta envelhecido. Mesmo na linha reestilizada a impressão continua.

Thiago Ventura/EM/D.A Press


O acabamento é premium, com todos os detalhes bem construídos e materiais de qualidade, como o couro do tipo Alcântara nos bancos e apliques de alumínio. O veículo leva cinco passageiros com conforto e porta malas comporta 356 litros, volume que pode ser aumentado para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos.

VEJA FOTOS DO AUDI RS Q3 2015!

Mercado

O RS Q3 une a praticidade dos utilitários com a condução divertida dos esportivos. Enquanto estava em oferta, era vendido por R$ 273,6 mil. Entre seus concorrentes, há o Mercedes-Benz GLA 45 AMG, como motor de 360 cavalos e o Volvo XC60 T6 R-Design, com um seis cilindros de turbo de 304 cavalos. Mantendo o excelente conjunto mecânico, o retorno do veículo será bem vindo para quem deseja um SUV de luxo mais potente até que versões básicas de utilitários maiores.

Thiago Ventura/EM/D.A Press



FICHA TÉCNICA AUDI RS Q3 2015


Motor: 2.5 Turbo FSI
Cilindros: 5 em linha
Cilindrada (cm³) / válvulas por cilindro: 2.480 / 4
Potência (cv): 310 a 5.200 – 6.700 rpm
Torque (Nm): 41,7 kgf.m entre 1.500 – 5.200 rpm

Transmissão
Tração quattro®
Câmbio S tronic 7 velocidades

Dimensões
Comprimento (mm): 4.410
Largura (mm): 1.841
Altura (mm): 1.580
Distância entre eixos (mm): 2.603
Peso (kg): 1.655
Capacidade do tanque de combustível (l): 64
Capacidade do porta-malas: (l) 356

Desempenho

Aceleração: 0-100 km/h (s) 5,2
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)

Tags: luxo de suv de carroceria em esportividade oferece q3 rs audi vídeo

Veículos

Encontre seu veículo

Últimas notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação