“Que carro é esse?” Responder essa pergunta a todo momento é um dos ‘prazeres’ dos proprietários de Lexus, marca de luxo da Toyota. Oficialmente no Brasil desde 2012, começa a aparecer mais no mercado nacional apostando nos SUV, entre eles o RX 350 F-Sport, um dos primeiros a desembarcar. Mesmo assim, o design exótico ainda causa estranheza num dos atributos alardeados pela Lexus: a exclusividade que chama atenção.
Para quem ainda não conhece detalhes da marca, um mini-guia: o numeral após a sigla refere ao tamanho do motor. Nesse caso, temos um 3.5 V6, com 277 cavalos de potência máxima e torque de 35,3 kgf.m. O câmbio é manual de seis velocidades e a tração é integral permanente. Com o pacote de acessórios F-Sport, o preço sugerido é de R$301.350.
Estilo
A linha RX da Lexus foi a primeira de SUV de luxo no mundo, com o RX 300 de 1997. Nesta terceira geração do modelo que o Vrum teve acesso, o carro exibe a segunda reestilização, já com a nova linguagem de estilo da marca japonesa.
Na lateral, vincos agressivos seguem a receita de linhas ousadas. As rodas aro 19 tem um tom grafite. As lanternas traseiras também são em LED de há detalhes cromados em diversos. No teto, um rack funcional. SUV de médio porte, possui 4,77 m de comprimento por 1,88 m de altura e 1,72 m de altura.
Voltada para concorrer com marcas premium como Mercedes-Benz, Audi e BMW a Lexus aposta num design agressivo com linhas que chamam atenção. Essa linguagem também se aplica ao RX 350, que resulta num estilo ‘ame ou odeie’. De toda forma, há um consenso: os ocupantes não vão passar despercebidos.
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Fabricado no Japão e mirando o mercado norte-americano (onde a marca tem bons resultados), o RX 350 foi projetado para agradar aquele consumidor. Conforto é palavra-chave e o grandalhão leva cinco passageiros com muito espaço. O ar-condicionado é digital com duas zonas e os bancos dianteiros têm sistema de aquecimento e regulagem elétrica.
Para regular o volante, outro mimo: os controles de altura e profundidade são elétricos.
Os bancos traseiros têm regulagem de inclinação, dessa vez manual. Duas alavancas rebatem os bancos com facilidade oferecendo 1.132 litros. Na posição normal, o porta-malas leva 446 litros. E a tampa tem sistema de comando elétrico para abertura e fechamento.
O sistema multimídia conta com tela LCD de 8 polegadas. Apesar de não ser touch, o equipamento tem recurso bem interessante: um controle remoto no console central funciona como mouse, tornando fácil a operação. Oferece GPS, DVD Player (só funciona com o veículo parado), entradas auxiliar USB e conexão Bluetooth. São 12 alto-falantes e quatro tweeters.
O veículo é muito bem construído, com acabamento impecável. Há apliques em couro, madeira e plásticos de qualidade e material sensível ao toque.
O design da cabine segue a linha ousada e agressive, com soluçõe incomuns para os instrumentos, central multimídia e controles de sistemas do carro. O senão fica por conta dos mostradores: gráficos muito simples para um veículo dessa categoria, que mostra a idade avançada da geração. Outro ponto negativo é o teto solar simples. Merecia um do tipo panorâmico.
Ao volante
O Lexus RX 350 F-Sport tem um powertrain eficiente que oferece desempenho adequado o porte do modelo. O motor V6 3,5 VVT-i 24V DOHC a gasolina controla o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, otimizando a dirigibilidade. O bloco oferece 277 cavalos a 6.200 rotações com torque máximo de 35,3 kfg.m a 4.700 rpm. O câmbio automático de seis velocidades tem modo sequencial com trocas suaves e há opção de modo manual com borboletas no volante.
É o SUV possui calibragem da suspensão que privilegia o conforto, mesmo com as esburacadas ruas brasileiras. Apesar dos bons números do motor, na prática temos um desempenho justo, mas que nao empolga. A questão é que o veículo tem mais de duas toneladas, atrapalhando a relação peso-torque e peso potência.
O modelo responde, mas não na mesma rapidez de concorrentes alemães com motor turbo. As respostas de força e potência estão em rotações elevadas. E isso, é claro, corresponde no consumo. Segundo o Inmetro, o veículo faz 6,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. Em nosso teste de 300 quilômetros, não conseguimos mais que 6 km/l em circuito misto.
Além disso, o modelo carece de novas tecnologias dos rivais, como sistema start-stop e regulagens eletrônicas da performance do veículo. O RX 350 até tem seleção para modo neve, mas isso é inexpressivo no Brasil. Modelos rivais permitem que o motorista regule a calibragem de motor, câmbio e suspensão para privilegiar conforto, performance ou economia, por exemplo.
Em relação à segurança, contudo o RX 350 tem pacote farto. São dez airbags (frontais, laterais, duplos de cortinas e de joelhos) e controles eletrônicos de estabilidade, e tração. Há sistema de partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e sistema de assistência `afrenagem. Há ainda sistema adaptativo de luzes dianteiras, todos os retrovisores são eletrocrômico e sistema Isofix para cadeirinhas infantis.
Conclusão
O Lexus RX 350 F-Sport é um SUV de luxo que marca presença por onde passa, graças ao design exótico e exclusividade da marca. É uma opção para quem deseja um modelo premium, mas quer fugir do ‘lugar comum’ das marcas alemãs. No entanto, há um porém: a nova geração será lançada ainda este ano nos Estados Unidos e deve chegar no próximo ao Brasil. Assim, deve-se considerar rivais como o Audi Audi Q5 Ambition, que tem motor 3.0 V6 Turbo FSI 272 cavalos (R$ 271.990) ou o BMW X4 xDrive35i M Sport, com bloco 3.0 L e 306 cavalos de potência (R$314.950).