ACERTO O que mais impressiona no Sentra é o acerto do conjunto, um carro muito equilibrado em todos os sentidos, pois alia prazer de dirigir e conforto também aos ocupantes do banco traseiro. Além do amplo espaço para as pernas, a suspensão, que não é sofisticada, absorve bem as imperfeições do solo sem o incômodo da transferência intensa aos passageiros. A direção leve em manobras e firme em alta aumenta a segurança e satisfação na condução.
DIRIGINDO O desempenho não empolga, mas acelerações e retomadas são feitas em tempos aceitáveis. O câmbio CVT, de infinitas relações de transmissão, é tão eficiente quanto barulhento nas ultrapassagens. Ouve-se o urro do motor. O motorista tem ajustes de altura do banco e da coluna de direção, que tem o de distância. A posição de dirigir é boa, mas o assento curto não apoia bem as pernas de motoristas mais altos. Característica dos carros japoneses, mirando no biótipo deles. A versão topo de linha não tem apoio lombar, que evita fadiga quando se permanece mais tempo ao volante, seja no trânsito ou em viagens longas.
ESPAÇO Tanto o habitáculo quanto o porta-malas têm espaços avantajados. Nada de aperto. O senão do porta-malas são as alças que seguram a tampa. Modelos dessa categoria merecem molas a gás. As alças, chamadas de pescoço de ganso, esbarram na bagagem, impedindo o fechamento da tampa e diminuindo o espaço. A maioria dos carros utiliza as alças, inclusive os mais luxuosos.
CONCLUSÃO A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. O Sentra está na 7ª geração, que foi lançada nos EUA e no Brasil em 2013. O carro tem linhas limpas, retangulares e o visual agrada bastante. Prova disso é o desempenho no mercado.
De fácil acesso e manuseio; confira o desempenho do Sentra nas avaliações
Um dos atrativos do Sentra 2016 é o sistema Nissan Connect, que permite a conectividade do carro com aplicativos de smartphones. É item de série para a versão SL e a série especial Unique.
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.997cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potência máxima de 140cv (gasolina/etanol) a 5.100rpm e torque máximo de 20kgfm (gasolina/etanol) a 4.800rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático Xtronic CVT
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson e barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção e barra estabilizadora integrada / 6,5 x 17 polegadas de liga leve/ 205/50 R17
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
» CAPACIDADES
Do tanque, 52 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 437 quilos
EQUIPAMENTOS
» Série
Chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; faróis de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por Bluetooth; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control - VDC); conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect™, entre muitos outros.
» Opcionais
Não tem
QUANTO CUSTA
O Nissan Sentra Unique tem preço
sugerido de R$ 87.490.
NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 10
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 9
Acabamento 8
Custo/benefício 8
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
As portas têm boa montagem, exceto a dianteira direita, desalinhada. A tampa do porta-malas tem montagem razoável, assim como o capô. A qualidade da pintura é boa. REGULAR
O isolamento acústico tem resultado apenas razoável em relação ao habitáculo, com o motor em rotação elevada. O motor e seus componentes externos preenchem bem o vão, que tem aspecto organizado e limpo. O acesso à manutenção, em geral, é satisfatório, assim como o manuseio e identificação dos componentes de verificação constante.
Altura do solo
Com carga máxima não ocorreram interferências com o solo numa condução prudente sobre piso irregular usual, na transposição de quebra-molas e em saídas de garagem com desnível. POSITIVO
Climatização
O sistema é automático digital. A caixa de ar tem sete velocidades e está bem vedada. O teto solar, de acionamento elétrico, tem correta blindagem ao sol, com tampa deslizante manual. Os quatro difusores de ar têm boa vazão e angulação, e há opção de vedação independente do fluxo de ar. Para os passageiros de trás não tem difusor de ar especifico, mas há regulagem de temperatura individual para condutor e passageiro. POSITIVO
Freios
O ABS tem ótima calibragem, o pedal de freio boa sensibilidade e o sistema reações equilibradas nos dois eixos. Não ocorreu superaquecimento com perda de eficiência frenante depois de uso mais constante em longa decida sinuosa, com carga máxima e em velocidade. Estão muito bem dimensionados para a massa do veiculo e performance do motor. POSITIVO
Câmbio
É o moderno XTRONIC CVT com transmissão continuamente variável e over drive. Funciona muito bem, sem trancos e ruídos. Tem a opção de uso mais reduzido (L), fazendo o freio motor, e no quadro de instrumentos há display informando o modo selecionado. Proporciona uma ótima dirigibilidade, boa aceleração e eficientes retomadas de velocidade, além da suavidade de marcha característica do CVT. POSITIVO
Motor
Proporciona uma condução agradável no uso misto e, mesmo com carga máxima e ar-condicionado ligado satisfaz numa topografia irregular normal. Não tem o reservatório auxiliar de gasolina para partida a frio. POSITIVO
Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido até 120km/h, passando a crescente com a velocidade. É alto o nível de ruídos do habitáculo. NEGATIVO
Suspensão
A estabilidade é ótima no contorno de curvas de raios variados e pela precisão, com inclinação mínima da carroceria. Os controles eletrônicos de estabilidade e tração atuaram com precisão numa condução esportiva, sobre piso de asfalto seco e terra batida. O conforto de marcha é bom, mesmo equipado com pneus da série 50. POSITIVO
Direção
A precisão na reta e em curvas é boa, assim como a velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso, e o volante boa pega. A assistência variável é elétrica, com cargas bem definidas em conforto para o uso urbano e em manobras de estacionamento, sendo firme e com boa sensibilidade na estrada. POSITIVO
Iluminação
Tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e parassóis. O novo grupo óptico dianteiro, com dupla parábola, apresentou boa eficiência no baixo/alto e conta com auxiliares de neblina. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Na área do teto tem uma lanterna central e conta com duplo spot fixo, que acendem ao abrir as portas, instalado no plafoniê do teto. Apenas o interruptor do vidro do motorista tem iluminação dia/noite. REGULAR
Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso na medida 205/50R17. Está instalado dentro do porta-malas. A operação de troca é normal e facilitada pelo fato de os cubos de roda terem prisioneiros fixos. POSITIVO
Limpador de para-brisa
Não tem sensor de chuva. Os dois jatos dos esguichos são no tipo spray em “V”, com boa vazão e abertura. Quando acionados, ativam automaticamente palhetas de boa qualidade que varrem uma área muito boa. É fácil o acesso ao reservatório de água, instalado dentro do vão do motor. REGULAR
Alarme
A chave de ignição é especial e pode permanecer no bolso do condutor, pois a sua proximidade libera o comando start/stop instalado no painel. Não tem comutador de ignição. Há proteção perimétrica das partes móveis. No veículo em teste está instalada a proteção volumétrica (acessório), porém a sua tonalidade preta destoa do conjunto predominante na cor bege do habitáculo, além de ter o chicote aparente nas colunas A. Todas as portas têm a função um toque para descer/subir os vidros, e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. Ao dar comando para travar as portas os vidros sobem automaticamente. POSITIVO
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 503 litros e o encontrado foi de 579 litros.
www.danieltecnodan.com.br
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan