Quando um modelo já está no fim da linha, é muito comum que os fabricantes lancem séries especiais, geralmente com foco no custo/benefício, para oferecer uma compensação ao comprador que vai ficar com um carro prestes a sofrer uma desvalorização. Bom, o Chevrolet Cobalt está em vias de receber uma significativa reestilização, com retoques no capô, para-choques, grade, para-lamas, faróis e lanternas. O interior também será revisto. E a Chevrolet lançou a série especial Graphite para seu sedã compacto premium, limitada a 3 mil unidades, que passa a ser a topo de linha.
Testamos a nova versão, disponível apenas com motor 1.8, equipada com câmbio automático. De acordo com a Chevrolet, a grade em preto brilhante, os faróis escurecidos e os frisos pintados na cor da carroceria, que caracterizam esta série, dão mais sobriedade ao modelo. Além da assinatura Graphite na soleira da porta, na coluna central e na tampa do porta-malas, a versão tem rodas de 15 polegadas exclusivas e os faróis trazem lâmpadas superbrancas. O nome da série também remete à nova opção de cor, mas a unidade testada é bege.
Por dentro, bancos e volante são revestidos em couro sintético, com costuras aparentes. O painel ganhou acabamento todo em preto, incluindo a moldura brilhante da tela do sistema multimídia.
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ESPERTO
A mecânica também não traz novidades e o motor 1.8 flex do sedã continua sendo agradável. São 108cv de potência e 17,1kgfm de torque (usando etanol, pois com gasolina os números são 106cv e 16,4kgfm) muito bem administrados pelo câmbio automático de seis marchas. Claro, não se trata de um desempenho esportivo, mas o câmbio dificilmente vacila e faz do motor, que não é nenhuma referência de potência, bastante ágil. Já o sistema de trocas sequenciais, feitas por meio de um botão na alavanca de câmbio, é pouco prático. A suspensão tem um bom acerto entre conforto e estabilidade.
Além do acabamento de que já falamos, o único conteúdoa mais que a versão Graphite traz em relação à LTZ é o módulo de TV e a câmera de ré, que complementam o sistema multimídia. Os itens que se destacam são ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos do tipo um toque para todas as janelas, retrovisores com ajustes elétricos, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, airbag duplo, freios ABS com EBD, sistema multimídia com rádio, entradas USB e auxiliar e Bluetooth, faróis de neblina, controle de cruzeiro e sensor de estacionamento traseiro.
VEJA FOTOS DO COBALT GRAPHITE!
NA BALANÇA
Os pontos positivos do Cobalt são espaço interno e conjunto mecânico. Ele fica devendo um pouco no quesito design.