Existem carros e automóveis. Os primeiros estão mais para meio de transporte, enquanto os automóveis reúnem características como conforto, sofisticação, beleza e muita tecnologia para garantir segurança e entretenimento. E é assim que podemos definir o Audi A6 V6 3.0 T Ambition, um sedã feito para quem gosta de dirigir, mas que não abre mão de algumas regalias. Tem estilo discreto e mesmo assim chama a atenção pelas dimensões e linhas da carroceria. Conta com diferentes sistemas que procuram corrigir os vacilos do motorista. Só que, às vezes, por ter vontade própria, pode criar situações de risco, assustando quem está ao volante. É um automóvel que não cabe em qualquer bolso, mas que mexe com o imaginário de muita gente.
Leia Mais
Ford Fusion Hybrid combina motores a gasolina e elétrico numa potência total de 190cvTeste: Peugeot 308 Griffe THP 2016 oferece espaço e muitos itens de sérieAudi anuncia produção do Q3 no Brasil. SUV custa R$ 127.1 milESPAÇO Mas, apesar das dimensões generosas e de ser homologado para cinco ocupantes, o modelo da Audi fica melhor como um sedã executivo de quatro lugares. Na frente, não falta conforto para motorista e passageiro, que podem ajustar os bancos com comandos elétricos e curtir a viagem tendo à mão todos os comandos necessários no console, no painel e no volante multifuncional. Os apoios de cabeça têm prático ajuste de distância. Atrás, o exagerado túnel no assoalho praticamente condena o assento do meio, pois obriga o passageiro a viajar com as pernas abertas e com o incômodo da saliência do apoio de braço embutido no encosto.
NO SUSTO Destaque nessa versão do A6 é sem dúvida a tecnologia aplicada. O automóvel tem de tudo para segurança, conveniência e entretenimento. O console parece um painel de controle e, por meio dos comandos ali localizados, é possível acessar as informações e sistemas disponíveis. Tudo muito fácil de operar. O modelo tem sistema que ajuda a estacionar, que percebe se o motorista está cansado e passando por cima das faixas e outro que percebe a possibilidade de uma batida com o carro da frente, emitindo alertas sonoro e de luz e acionando os freios. O problema é que, em uma cidade de relevo irregular como Belo Horizonte, com descidas muito íngremes, o sistema entendeu que o piso era um obstáculo, já que a frente ficou muito próxima do chão. E parou o carro repentinamente.
DESEMPENHO Dirigir o Audi A6 com esse motor V6 de 3.0 litros com turbo é algo entusiasmador. No primeiro momento, acelerando pouco, ele até parece um pacato sedã familiar, com respostas tranquilas. Mas, se o motorista for um pouco mais agressivo no acelerador, o motor reage rápido e disponibiliza toda a cavalaria e força, impulsionando o carrão com vontade. O câmbio automático de sete marchas S Tronic forma uma dupla dinâmica com o motor, fazendo trocas suaves e eficientes. É divertido fazer arrancadas e retomadas rápidas em um automóvel que aparenta ser mais comportado. E, além disso, o grandalhão tem ótima estabilidade e um rodar macio, filtrando bem as irregularidades do solo. A direção é bem calibrada e não dificulta as manobras, e os freios com discos enormes e a tecnologia seguram o sedã com total segurança. Tudo muito bem pensado para quem quer um automóvel confortável, seguro e com bom desempenho. Basta ter dinheiro na conta..