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Oitavo colocado em vendas no segmento, Fiat Mobi começa a ser vendido na versão WayPrimeiro compacto da era FCA, Mobi terá motor três cilindros e direção elétrica em 2017Derivado, mas menor que o Uno, Fiat Mobi chega a partir de R$ 31.900Mobi de três cilindros tem desempenho correto e brilha no quesito consumoMotor 1.0 três-cilindros dá ânimo e economia ao Fiat Mobi, a partir de R$ 39.870Bravo, Idea e Linea deixam de ser produzidos pela Fiat no Brasil sem modelos substitutosESPAÇO Com dimensões menores que as do Uno, o Mobi Way peca no quesito espaço interno. Ao entrar no carro já é possível perceber algumas limitações, principalmente pessoas de estatura elevada. O banco do motorista tem regulagem de altura, assim como o volante, e é preciso tomar cuidado para não bater a cabeça na saliência do teto onde ficam as luzes e um porta-objetos. Se os bancos dianteiros forem recuados, sobra pouco espaço para quem vai atrás. Ali se acomodam apenas duas pessoas, assim mesmo sem conforto, já que o encosto do banco é muito reto e o assento não apoia bem as pernas. Além disso, no meio não tem apoio de cabeça e o cinto de segurança é subabdominal.
DESEMPENHO O principal pecado do Mobi é o conjunto mecânico ultrapassado, o mesmo do Uno.
Parceiro do celular
Quem entra no Fiat Mobi Way pode estranhar, num primeiro momento, a ausência de uma central multimídia em um carro lançado em uma época em que conectividade é palavra de ordem. É que o compacto chega trazendo uma nova proposta, denominada Fiat Live On. Com um smartphone dotado de sistemas Android ou iOS, a integração é feita por meio de um aplicativo específico. Assim, é possível controlar o rádio e os recursos do celular, como navegação e músicas, usando os comandos do volante. Prático de usar, o Live On disponibiliza o Eco Drive Live, que analisa a forma de dirigir do motorista, revelando se ele está gastando muito combustível. Além dessa possibilidade, o sistema tem o Car Parking, que informa onde o carro foi estacionado, em caso de esquecimento.
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 73cv (gasolina) e 75cv (etanol) a 6.250rpm e torques de 9,5kgfm (g) e 9,9kgfm (e) a 3.850rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente, eixo de torção/de liga leve de 5,5x14 polegadas/175/65 R14
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» FREIOS
A disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
» CAPACIDADES
Do tanque, 47 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos
EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, ABS com EBD, volante e banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, computador de bordo, chave telecomando para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, rodas de liga leve aro 14 polegadas, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos com repetidores de seta, sensor de estacionamento traseiro, Connect integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth e função Audio Streaming com comando no volante, revestimento em tecido bicolor, porta-óculos, console com porta-objetos e espelho adicional.
» OPCIONAL
Não tem.
QUANTO CUSTA?
O Mobi Way tem preço inicial de R$ 39.300. Já a versão Way On é vendida por R$ 43.800.
NOTAS (0 a 10)
» Desempenho 7
» Espaço interno 6
» Porta-malas 5
» Suspensão/direção 7
» Conforto/ergonomia 7
» Itens de série/opcionais 6
» Segurança 6
» Estilo 7
» Consumo 7
» Tecnologia 6
» Acabamento 7
» Custo/benefício 6.