Leia Mais
JAC reafirma chegada do T5 em março, a partir de R$ 59,9 milJAC T6 2.0: utilitário-esportivo chinês chama a atenção pelas linhas da carroceriaJAC T5 com câmbio automático CVT chega às lojas a partir de R$ 69.990Por dentro, o primeiro aspecto que chama a atenção é o bom espaço para acomodar os ocupantes. Se não fosse pelo túnel central, até o passageiro do meio do banco traseiro viajaria com certo conforto. O porta-malas abriga o estepe sob o assoalho e ainda tem um belo espaço para a bagagem.
O câmbio de seis velocidades tem a primeira marcha bem reduzida. A alavanca faz trocas bastante barulhentas e os engates não são precisos. Sem cometer excessos, a suspensão transmite segurança, com acerto pendendo mais para a estabilidade que o conforto. Vale registrar que a suspensão vacilou em uma curva com piso muito irregular, tendo perdido contato com o solo e escapado um pouco de traseira. Um aspecto preocupante é a capacidade de carga do modelo, comportando apenas 350 quilos, divididos entre ocupantes e bagagem, uma conta que não fecha quando o veículo está cheio.
O modelo da JAC também perde no tamanho de sua rede de concessionárias e no momento vivido pela marca, que perdeu sua habilitação no Programa Inovar-Auto e terá que pagar por incentivos fiscais já recebidos. Sem contar que R$ 70 mil não é qualquer dinheiro e com mais um pouco já é possível migrar para o segmento dos SUVs/crossovers premium de entrada, como o Jeep Renegade (R$ 71.990) ou até o Honda HR-V (R$ 78.700), que são muito superiores.
Tecla para nada
Operado a partir de uma tela tátil de oito polegadas, o sistema multimídia tem leiaoute pouco atraente. As mídias disponíveis são rádio, cartão SD, entrada USB e Bluetooth, que funciona em streaming. Existe a possibilidade de espelhar a tela do smartphone no veículo por meio de cabo, podendo acessar aplicativos úteis, como o de navegação, mas vale conferir se seu aparelho é compatível com o sistema. Na função de telefonia, o sistema não baixou a agenda do telefone pareado. Não há navegação por GPS. O volante tem comandos de som, porém a tecla que sugere comandos por voz simplesmente não funciona.
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.499cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 125cv (gasolina) e 127cv (etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 15,5kgfm (g) e 15,7kgfm (e) a 4.000rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira; e câmbio manual de seis marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora; e traseira semi-independente, tipo eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora/ 16 polegadas (liga leve) / 205/55 R16
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS
A discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD
» CAPACIDADES
Tanque, 45 litros; capacidade
de carga (passageiro e carga),
350 quilos
EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, sistema Isofix para fixação de assento infantil, travas elétricas, alarme, controle de tração e estabilidade, assistente e partida em aclive, vidros elétricos, assistente de frenagem de emergência, sensores traseiros de estacionamento, luzes diurnas de LED, retrovisor interno antiofuscante, retrovisor com ajuste elétrico, chave canivete, faróis com regulagem elétrica, faróis e lanterna de neblina, bancos e volante em couro, banco traseiro bipartido, cintos e segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, rack de teto, ar-condicionado digital, sistema multimídia e tela de oito polegadas, câmera de ré, sensor de pressão dos pneus.
» OPCIONAL
Não há.
QUANTO CUSTA?
O JAC T5 tem preço inicial de R$ 59.990. A unidade testada, equipada com todos os opcionais disponíveis, custa
R$ 70.690.
NOTAS (0 a 10)
» Desempenho 6
» Espaço interno 8
» Suspensão/direção 6
» Conforto/ergonomia 7
» Itens de série/opcionais 7
» Segurança 7
» Estilo 8
» Consumo 6
» Tecnologia 6
» Acabamento 6
» Custo/benefício 6.