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Chevrolet Prisma Joy decreta fim de produção do jurássico ClassicNova versão de entrada Joy dos Chevrolet Onix e Prisma 1.0 chega com visual antigoChevrolet Onix e Prisma recebem primeira reestilização e MyLink 2, a partir de R$ 44.890Chevrolet anuncia Tracker reestilizado com motor 1.4 turbo e novos recursosOs faróis com novo desenho mais estreito e uma assinatura com LEDs deram um toque de modernidade. O modelo ganhou vincos marcantes no capô e nas laterais, ressaltando a linha de cintura elevada. O desenho equilibrado se completa com a traseira curta com novas lanternas triangulares e tampa do porta-malas com defletor de ar inserido na extremidade. As belas rodas de liga leve aro 15 polegadas dão o toque final.
DESEMPENHO Mas o destaque vai mesmo para o motor 1.4 flex, que apesar de ser antigo, foi retrabalhado e ficou bem melhor. Com bom torque em baixa rotação e potência suficiente para sua cilindrada, o motor responde rápido nas arrancadas e retomadas de velocidade, tornando a dirigibilidade prazerosa tanto na cidade quanto na estrada. O único problema é que quando o giro sobe, ele fica muito ruidoso. O câmbio automático tem seis marchas bem escalonadas e se adapta à maneira de dirigir do motorista. As mudanças são feitas de forma suave e sem trancos na posição D, mas também podem ser realizadas por meio de uma tecla no pomo do câmbio. Esta não é a melhor opção para o modo manual. No circuito misto entre cidade e estrada, o computador de bordo registrou consumo de 11,5km/l com gasolina.
VEREDICTO O novo Chevrolet Prisma ficou mais moderno, mais bem equipado e com um conjunto mecânico eficiente. Porém, essa versão topo de linha tem preço salgado e fica devendo itens importantes, como controles de tração e estabilidade. Seus dois principais concorrentes – Hyundai HB20S e Toyota Etios Sedan – têm outras cartas na manga, mas também com preços exagerados. É preciso colocar na balança e examinar os detalhes para ver qual deles vai atender aos seus anseios.
CONECTIVIDADE
Para famílias conectadas
A Chevrolet quer conquistar os consumidores que procuram um sedã compacto, oferecendo alguns itens nem sempre encontrados na concorrência. Por isso, o Prisma 1.4 LTZ já sai de fábrica com a moderna central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, que permite que o motorista veja as funções do celular na tela tátil, podendo acessar funções e enviar mensagens por comandos de voz. Ao conectar o celular ao sistema, é possível usar o aparelho para executar alguns comandos, como abertura de portas. Já o moderno OnStar pode ser acessado por uma pequena tecla no retrovisor interno e assim é feito o contato com uma central de atendimento humano. Por meio dela é possível fazer navegação por setas, obter informações sobre o trânsito, restaurantes, teatros, farmácias, supermercados, e até bloquear o motor caso o carro seja roubado. O acesso é rápido e fácil, permitindo inclusive consultas na internet enquanto se dirige.
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.398cm³ de cilindrada, 8 válvulas, com potências máximas de 98cv (gasolina) e 106cv (etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 13kgfm (gasolina) e 13,9kgfm (etanol) a 4.800rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ liga leve de 15 polegadas / 185/65 R15
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
» CAPACIDADES
Peso, 1.085 quilos; tanque, 54 litros; de carga (passageiros e bagagem), 375kg
EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Airbag duplo, monitoramento de pressão de pneus, freios com ABS e EBD, faróis com máscara negra, abertura do porta-malas por controle remoto, ar-condicionado, direção elétrica progressiva, sensor de estacionamento traseiro, trava elétrica nas portas, volante com controle das funções do rádio e telefone, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível, Chevrolet MyLink com tela LCD tátil de sete polegadas, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, entrada USB e Aux-in, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo, volante com revestimento em couro, faróis de neblina, luz de posição em LED, retrovisores externos elétricos, rodas de alumínio aro 15 polegadas com superfície usinada, câmera de ré, computador de bordo, vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por um toque, antiesmagamento e fechamento/abertura automática pela chave e tecnologia OnStar.
» OPCIONAIS
Pintura metálica, controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante, transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas Active Select.
QUANTO CUSTA?
O Chevrolet Prisma 1.4 é vendido na versão LT a partir de R$ 53.690. Já a versão testada, a LTZ, tem preços que vão de
R$ 58.690, com câmbio manual, a R$ 66.090, com transmissão automática de seis velocidades .
NOTAS
» Desempenho 8
» Espaço interno 7
» Porta-malas 9
» Suspensão/direção 7
» Conforto/ergonomia 7
» Itens de série/opcionais 8
» Segurança 7
» Estilo 8
» Consumo 8
» Tecnologia 8
» Acabamento 8
» Custo/benefício 7
Matéria editada em 17/10/2016.