Leia Mais
Volvo V40 reestilizado chega ao Brasil a partir de R$ 129.900Teste: Volvo XC90 T6 impressiona pela tecnologia e acabamento sofisticadoFord e Volvo anunciam novos passos no desenvolvimento de carros autônomosVolvo XC60 diesel chega ao Brasil em duas versões, de R$ 199.950 a R$ 224.950Novo Volvo XC60 tem visual mais descolado, desempenho impecável e muita tecnologiaVolvo XC90 ganha opção de motor a diesel com sistema que elimina o turbo lagAssistente de direção do Volvo XC90 passa a atuar a até 130km/h na linha 2017O XC60 já vinha sendo comercializado no Brasil em versões equipadas com motor a gasolina. Agora, com o motor turbodiesel, passa a ter uma opção a mais diante da concorrência. E o seu opositor direto com esse tipo de motorização é o Land Rover Discovery Sport, que é mais bem equipado, mas tem o preço um pouco mais salgado.
DESIGN O SUV sueco tem carroceria com linhas sóbrias e formas robustas, ligeiramente arredondadas. Na frente, o destaque fica com a grade de barras cromadas e faróis de xênon direcionais, além dos auxiliares com LEDs. É um automóvel com linha de cintura elevada, acentuada por vincos marcantes, e traseira robusta com lanternas verticais emoldurando a tampa do porta-malas. As saídas de escape largas e o spoiler no teto conferem um toque de esportividade.
O espaço interno é bom principalmente para quem vai na frente, com bancos confortáveis.
TECNOLOGIA O XC60 D5 Conetic traz como itens de série o controle de estabilidade e o City Safety, que detecta o risco de uma colisão a baixa velocidade e alerta o motorista com alarme sonoro e luminoso. Tem ainda o sistema EcoDriving, que visa a uma condução voltada para a economia de combustível, e controle da pressão dos pneus.
DESEMPENHO O principal destaque do modelo é o motor turbodiesel de 223cv e 44,8kgfm de torque. Pode não parecer muito para um carro tão pesado, mas ele trabalha de forma silenciosa e eficiente, garantindo desempenho muito bom. O bom torque em baixas rotações garante agilidade nas arrancadas e retomadas de velocidade, tornando a condução prazerosa e segura. As ultrapassagens são feitas com tranquilidade. O câmbio automático tem seis marchas bem escalonadas e proporciona trocas suaves, sem trancos. É possível fazer trocas também na alavanca na posição S ou nas aletas atrás do volante.
Multimídia
A central multimídia do modelo não é das mais modernas. Não tem tela tátil e nem câmera de ré, mas conta com GPS, Bluetooth, entradas auxiliares, USB e iPod, comandos de voz e emparelhamento fácil com o celular e acesso à internet. O equipamento de áudio, como sempre nos modelos da marca, tem qualidade impecável. O modelo traz também o Volvo On Call, que é integrado ao sistema Sensus Connect, com opções de entretenimento e conectividade. Ele oferece serviços de streaming de música, rádio e podcasts on-line, navegação e serviços.
» MOTOR
Dianteiro, cinco cilindros em linha, 2.400cm³ de cilindrada, 16V, turbodiesel, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 223cv a 4.000rpm e torque máximo
de 44,8kgfm de 1.500rpm a 3.000rpm
» TRANSMISSÃO
Tração integral AWD e câmbio automático de seis velocidades,
com opção de troca manual
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson; e traseira do tipo multilink e barra estabilizadora / 7,0 x 18 polegadas (alumínio) / 235/65 R18
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com sistema ABS, distribuição da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem
de emergência (BAS)
» CAPACIDADES
Tanque de combustível, 70 litros; capacidade de carga
(passageiro e carga), 785kg
EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico, rodas de alumínio de 18 polegadas, sistema de entretenimento com display central com tela de 7 polegadas, áudio de alta performance com oito alto-falantes, sistema City Safety (que evita colisões em baixas velocidades), seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus, sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais, Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças e Volvo On Call (serviço de segurança, proteção e conveniência).
OPCIONAIS
Não tem
NOTAS
» Desempenho 9
» Espaço interno 8
» Porta-malas 8
» Suspensão/direção 9
» Conforto/ergonomia 10
» Itens de série/opcionais 8
» Segurança 9
» Estilo 8
» Consumo 8
» Tecnologia 9
» Acabamento 9
» Custo/benefício 8
QUANTO CUSTA?
O Volvo XC60 D5 é vendido na versão Kinetic por R$ 215.950 e na Momentum, R$ 241.950.
VOLVO XC60 D5 KINETIC x CONCORRENTE
Volvo XC60 D5 Kinetic Land Rover Discobery Sport SE
Potência (cv) 220 190
Torque (kgfm) 40,8 42,8
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,64x1,89x1,71 4,59x2,06x1,72
(D x E) (m) (*) 2.77x0,23 2,74x0,22
Peso (kg) 1.903 1.863
Porta-malas (litros) 495 981
Capacidade de carga (kg) 785 777
Velocidade máxima (km/h) (**) 230 188
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) 8,2 8,9
Consumo cidade (km/l) (***) 9,5 9,3
Consumo estrada (km/l) (***) 12,4 10,4
Preço (R$) 215.950 230.196(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos; e E: altura em relação ao solo
(**) Dados dos fabricantes
(***) Medição do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol.