O utilitário-esportivo está bem preparado para pequenas aventuras fora do asfalto, a começar pela tração 4x4, com direito a reduzida. Também é possível otimizar a tração para diferentes tipos de pavimentação: areia, neve ou lama. Dentro do circuito do teste “enfrentamos” um bom trecho de lama e o Compass se comportou muito bem. Para quem for abusar do veículo, recomenda-se calçar as rodas com pneus mais adequados para o fora de estrada.
A visibilidade traseira deixa a desejar, já que o vidro de trás é achatado e a coluna C é bastante larga. Para compensar, é bom ficar atento à câmera de ré e ao sensor de estacionamento traseiro. O porta-malas tem espaço razoável e, se precisar levar um objeto mais volumoso, é possível rebater o encosto do banco traseiro, que cria uma superfície plana.
CONCORRENTES Como concorrentes das versões a diesel do Compass, a Jeep escalou modelos premium, como o Audi Q3 – cuja versão mais em conta Attraction custa R$ 142.990 e traz motor 1.4 turbo de 150cv e 25,5kgfm – e o BMW X1, com preço inicial de R$ 166.950 na versão sDrive20i, com motor 2.0 flex turbo de 192cv e 28,5kgfm. Sim, esses modelos não trazem motorização a diesel no Brasil, porém a marca americana usou o critério de preço no lugar do técnico para defini-los.
Sem desviar a atenção
O sistema multimídia Uconnect funciona a partir de uma tela tátil de 8,4 polegadas e traz tudo para entreter e auxiliar o motorista. O destaque são os comandos por áudio, que permitem que o motorista mantenha o foco na direção. Assim, é possível dizer um endereço, uma estação de rádio ou o nome da pessoa que você está precisando telefonar que o sistema agiliza. As mídias disponíveis são rádio, duas entradas USB, uma entrada auxiliar e Bluetooth (com streaming). A tela do painel de instrumentos exibe informações auxiliares de navegação. O volante conta com teclas de telefonia e comandos por voz. A tela central também traz informações do ar-condicionado digital e projeta a imagem da câmera de ré.
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbodiesel, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, que desenvolve potência máxima de 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm
» TRANSMISSÃO
Tração 4x4 com reduzida; e câmbio automático de nove marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora; e traseira, McPherson, com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora / 7 x18 polegadas (liga leve)/ 225/55 R18
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS
Discos ventilados na frente e sólidos na traseira, com ABS e EBD
» CAPACIDADES
Peso, 1.717 quilos; porta-malas, 410 litros; tanque, 60 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 400 quilos.
» DIMENSÕES
4,41m de comprimento, 1,82m de largura, 1,64m de altura e 2,63m de entre-eixos
» DESEMPENHO
Velocidade máxima, 194km/h; aceleração até 100 km/h, 10 segundos
» ÂNGULOS
De ataque, 28,7 graus; de saída,
31,9 graus
» CONSUMO
Cidade, 9,8km/l; estrada, 11,4km/l
EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Freios ABS com EBD, airbags dianteiros, volante ajustável em altura e profundidade, apoia-braço com porta objetos, ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, câmera de estacionamento traseira, cinto de segurança traseiro central de três pontos, computador de bordo, controle eletrônico anticapotamento, controles de tração e estabilidade, controle de estabilidade para trailer, direção elétrica, encosto de cabeça traseiro central, estepe de uso emergencial, faróis e lanterna traseira de neblina, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa, Isofix, luzes de rodagem diurna, piloto automático, sistema multimídia com navegação, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, rack de teto, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve aro 18 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas do tipo um toque.
» OPCIONAIS
Pacote Premium (R$ 3.700), bancos revestidos em couro, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, sistema de som premium de 506W; kit Segurança (R$ 3.200), airbags de joelho, laterais e de cortina; pintura perolizada (R$ 2.100).
NOTAS
» Desempenho 9
» Espaço interno 8
» Porta-malas 7
» Suspensão/direção 8
» Conforto/ergonomia 8
» Itens de série/opcionais 8
» Segurança 9
» Estilo 8
» Consumo 8
» Tecnologia 8
» Acabamento 8
» Custo/benefício 7
QUANTO CUSTA?
O Jeep Compass 2.0 Diesel AT9 4x4 Longitude tem preço inicial de R$ 132.990. Com os opcionais, a versão testada custa R$ 141.990.
.