O segmento dos hatches médios já viveu tempos melhores e atualmente também sente os efeitos do fenômeno chamado SUV. Mas mesmo assim, é um segmento que tem seus admiradores, que mantêm a disputa acirrada basicamente entre três modelos. O líder é o Chevrolet Cruze Sport6, que em sua segunda geração ganhou linhas esportivas, mais condizentes com seu motor 1.4 turbo, associado ao câmbio automático de seis marchas. O modelo peca por não ter a opção de trocas de marchas nas aletas atrás do volante e tem o menor porta-malas da categoria. Mas não é nada que manche sua imagem.
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VISUAL O hatch tem a mesma frente do sedã, com faróis mais estreitos e luzes diurnas. A parte superior da grade também está mais fina e traz detalhes cromados, dando um toque de sofisticação.
A traseira é robusta, larga, com linhas recortadas, e traz um defletor de ar na parte superior e saída única do escapamento. As rodas de liga leve de 17 polegadas, pintadas na cor grafite, são de bom gosto e acentuam a esportividade. É um hatch com um visual equilibrado e moderno.
E para dirigi-lo não é preciso tirar a chave do bolso. Basta apertar um pequeno botão na maçaneta para abrir a porta. O banco do motorista é confortável, tem comando elétricos, mas não tem o importante ajuste lombar.
ESPAÇO O espaço interno é bom, com bancos dianteiros confortáveis que apoiam bem o motorista e passageiro, que têm boa visibilidade dianteira. No banco traseiro tem espaço para três pessoas, mas, apesar de o túnel no assoalho ser mais baixo, a saliência no meio do encosto incomoda muito quem senta ali.
DIRIGIBILIDADE O motor é um dos pontos fortes do Cruze Sport6. Tem bom torque em baixas rotações e o turbo entra em ação sem trancos, mas com muita eficiência, deixando o carro ainda mais ágil. Basta pisar no acelerador para sentir as respostas imediatas nas arrancadas e retomadas de velocidade. Pode confiar que ele responde. O câmbio automático tem seis marchas bem escalonadas e as mudanças são feitas de forma suave, sem trancos. Tem a posição S, que faz as trocas em rotações mais elevadas, mas o modo manual só pode ser operado por meio da alavanca, já que o carro não conta com os paddle shifts atrás do volante.
A direção com assistência elétrica foi bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, tornando o ato de dirigir mais confortável e seguro. As suspensões garantem boa estabilidade, com o carro sempre grudado ao chão, fazendo curvas com total segurança. A eletrônica contribui muito neste quesito, já que o carro tem controles de tração e estabilidade. Mas em termos de conforto, as suspensões transferem um pouco as irregularidades do solo quando sobre pisos irregulares. Os freios com discos nas quatro rodas e a sopa de letrinhas fazem o serviço necessário. O modelo tem visibilidade traseira ruim, mas a câmera de ré e o sensor de estacionamento resolvem o problema. E o motorista conta ainda com o sensor de ponto cego, que avisa a aproximação de outros veículos pelas laterais.
É um carro bem equipado, com acabamento de boa qualidade e conjunto mecânico eficiente, que garante dirigibilidade prazerosa. Entre os concorrentes, Ford Focus e Peugeot 308 têm motores mais potentes, mas o Cruze ganha no conteúdo. Mas a briga mais direta do Cruze Sport6 é com o VW Golf, que também tem sua legião de fãs.
CONECTIVIDADE
A versão LTZ do Chevrolet Cruze hatch 2017 tem um pacote tecnológico que não fica devendo nada à concorrência.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.399cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências de 150cv (gasolina) a 5.600rpm e 153cv (etanol) a 5.200rpm e torques de 24kgfm (g) a 2.100rpm e 24,5kgfm (e) a 2.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras; e traseira semi-independente, tipo eixo de torção/de liga leve de 7x17 polegadas/215/50 R17
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva (EPS)
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC) e auxílio de frenagem de urgência (PBA)
CAPACIDADES
Do tanque, 52 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 465 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, revestimento premium dos bancos, OnStar, airbags frontais, laterais e de cortina, sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil, assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio de alta definição, teto solar, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna com LEDs, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com tela de oito polegadas e Android Auto e Apple CarPlay, com GPS integrado e mapas 3D, e rodas com acabamento escurecido.
OPCIONAIS
Assistente de permanência na faixa, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, sistema de estacionamento semiautomático, farol alto inteligente, carregador de celular sem fio, banco do motorista com ajustes elétricos e monitoramento da distância do veículo à frente.
QUANTO CUSTA
O Cruze hatch tem preço inicial na versão LT de R$ 91.890. A versão LTZ tem preços que vão de R$ 103.990 a R$ 115.540, com todos os opcionais.
Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8
CHEVROLET CRUZE 1.4 TURBO LTZ X CONCORRENTES
CHEVROLET CRUZE 1.4 TURBO LTZ FORD FOCUS 2.0 TITANIUM VW GOLF 1.4 TSI HIGHLINE PEUGEOT 308 1.6 THP GRIFFE
Potência (cv) 150(g)/153(e) 175(g)/178(e) 150 (g/e) 166(g)/173 (e)
Torque (kgfm) 24(g)/24,5(e) 21,5(g)/22,5(e) 25,5 (g/e) 24(g/e)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,44x1,80x1,48x2,70 4,36x1,82x1,48x2,64 4,25x1,79x1,46x2,63 4,29x1,81x1,51x2,60
Peso (kg) 1.331 1.399 1.252 1.392
Porta-malas (litros) (**) 290 316 313 430
Velocidade máxima (km/h) (**) 214 (g/e) 206 (g/e) 204 (e) 215 (g/e)
Aceleração até 100km/h (s) (**) 9,0(g)/10,2(e) 9,2(g/e) 8,6 (g/e) 8,3(g/e)
Consumo cidade (km/l) (**) 11,3(g)/7,6(e) 9,9(g)/6,7(e) 11,3 (g)/7,7 (e) 10,6(g)/7,2(e)
Consumo estrada (km/l) (**) 13,6(g)/9,3(e) 12,4(g)/8,5(e) 13,7 (g)/9,5 (e) 12,9(g)/8,9(e)
Preço (R$) 103.990 100.900 107.600 98.590.
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível .