Apresentada em Detroit no início do ano, a terceira geração do Chevrolet Equinox foi lançada em outubro no mercado brasileiro com o status de SUV mais vendido da marca. O modelo substitui o finado Captiva, se enquadrando entre o Tracker e o Trailblazer. Como nenhum destes utilitários-esportivos têm se destacado em seus segmentos, o Equinox chega com a missão de disputar entre os primeiros, a exemplo do Jeep Compass, SUV médio que vende mais que os compactos. Mas o lançamento tem atributos para isso?
A BORDO Se ao volante a experiência já é boa, também há muito conforto a ser desfrutado. Bancos revestidos em couro em dois tons, apliques do mesmo material nas portas e painel, acabamento em plástico de toque macio e tapetes acarpetados dão seu toque de sofisticação e qualidade. O conforto acústico também é destaque. O teto solar panorâmico permite mais interação com o exterior. O espaço interno é farto. Como o assoalho é plano, se acomodar no centro do banco traseiro é menos desconfortável do que de costume. Os passageiros de trás também contam com saídas de ar-condicionado e duas tomadas USB. O encosto desse banco pode ser ajustado, cedendo um pouco mais de espaço ao porta-malas.
O compartimento de carga tem bom volume, reservando um espaço para pequenos objetos sob o assoalho, além do estepe de uso temporário. A tarefa de rebater o banco traseiro – quando a superfície fica totalmente plana – é facilitada por duas alavancas que ficam à mão. A abertura e fechamento da tampa do porta-malas é elétrica, o que pode ser feito por meio do chaveiro, de um botão na cabine ou passando o pé por baixo do para-choque traseiro, modo pensado para quando o usuário estiver com as mão ocupadas. Outra solução interessante ligada ao manuseio do porta-malas é o ajuste do ângulo de abertura, onde é possível determinar que a tampa não abra além da altura do teto do veículo, para quando o veículo estiver em um local em que o espaço é restrito.
CONTEUDO Por enquanto, o Equinox só é vendido na versão topo de linha Premier. Os itens que se destacam são sistema multimídia com navegação, carregador wireless para smartphone, ar-condicionado digital de dupla zona, faróis Full LED, farol alto adaptativo, assistente de estacionamento, acesso ao veículo e partida por chave presencial, rodas de 19 polegadas e sistema de partida remota do motor. O pacote de segurança também é bom, com seis airbags, controles de tração e estabilidade, além de vários alertas: de colisão frontal (que pode até acionar o freio, caso não haja reação do motorista), de movimentação traseira, de ponto cego e de permanência na faixa.
VALE? Voltando à questão inicial, se o Equinox tem atributos para brigar pela liderança do segmento, ficou claro que, como produto, sim. O desafio da Chevrolet é “vender seu peixe” ao mercado, ou seja, mostrar o que seu novo utilitário-esportivo tem a mais para justificar os R$ 150 mil pedidos por ele. A tarefa não vai ser fácil. Seus principais oponentes – Jeep Compass, Peugeot 3008 e Kia Sportage – também são bem equipadas, trazem design elegante e interiores sofisticados. Já os atributos que tendem mais para o Equinox são espaço interno e conjunto mecânico refinado.
CONECTIVIDADE
O sistema MyLink funciona a partir de uma tela tátil de oito polegadas.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros, 1.998cm³ de cilindrada, 16V, turbo, gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 262cv a 5.500rpm e torque máximo de 37kgfm a 4.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração integral sob demanda e câmbio automático de nove velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink / 7,5 x 19 polegadas (alumínio) / 235/50 R19
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS
A discos na dianteira e na traseira, com sistema ABS e distribuição da força de frenagem (EBD)
CAPACIDADES
Tanque de combustível, 59 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 507kg
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags dianteiros, laterais e de cortina; alarme; alerta de pressão dos pneus; controle de estabilidade e tração; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis; freios com ABS, EBD e PBA; escapamento duplo com ponteira cromada; rack de teto; assistente de partida em aclive; câmera de ré; abertura das portas e partida por meio de sensor de aproximação na chave; controlador de velocidade de cruzeiro; retrovisor eletrocrômico; banco traseiro com encosto ajustável, bipartido e rebatível; banco do motorista com regulagem elétrica e memória; ar-condicionado de dupla zona e dutos de ar para o banco traseiro; volante com regulagem em altura e distância; sistema multimídia Chevrolet MyLink; alertas de colisão frontal, de movimentação traseira, de ponto cego, de permanência na faixa; frenagem automática de emergência; abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento; carregador wireless; assistente de estacionamento; sensor de chuva; sistema de partida do motor por controle remoto; faróis de LED; farol alto adaptativo; rodas de alumínio aro 19 polegadas'; e teto solar elétrico panorâmico.
OPCIONAL
Não há.
QUANTO CUSTA?
O Chevrolet Equinox 2.0 AWD é vendido em versão única, Premier, por R$ 149.990.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 6
Tecnologia 9
Acabamento 8
Custo/benefício 8
CHEVROLET EQUINOX x CONCORRENTES
CHEVROLET EQUINOX 2.0 AWD PREMIER x PEUGEOT 3008 1.6 THP GRIFFE x JEEP COMPASS LIMITED 2.0 x KIA SPORTAGE EX 2.0
Potência (cv) 262 165 159(g)/166(e) 156(g)/167(e)
Torque (kgfm) 37 24,5 19,9(g)/20,5(e) 18,8(g)/20,2(e)
Dimensões (A x B x C) (m) (*) 4,65x1,84x1,69 4,44x1,90x1,62 4,41x1,81x1,63 4,48x1,85x1,65
(D x E) (m) (*) 2,72x0,16 2,67x0,22 2,63x0,21 2,67x0,18
Peso (kg) 1.693 1.567 1.541 1.570
Porta-malas (litros) 468 520 410 503
Capacidade de carga (kg) 507 453 400 480
Velocidade máxima (km/h) (**) 210 206 192 (e) 175 (e)
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) (**) 7,6 8,9 10,6(e) 11(e)
Consumo cidade (km/l) (***) 8,4 9,2 8,1(g)/5,5(e) 8,7(g)/6(e)
Consumo estrada (km/l) (***) 10,1 11,5 10,5(g)/7,2(e) 11(g)/7,5(e)
Preço (R$) 149.900 139.990 134.990 139.990
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos; e E: distância mínima do solo
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro.