Conflito de identidade

Com visual esportivo, conjunto mecânico eficiente e muita tecnologia, novo Audi A5 é "o carro"

Misto de sedã e cupê de quatro portas, modelo da marca alemã tem estilo imponente e desempenho esportivo, mas suspensões são mais rígidas, comprometendo o conforto

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postado em 23/11/2017 18:44 / atualizado em 23/11/2017 19:39 Enio Greco /Estado de Minas

Sedã ou cupê de quatro portas? A segunda opção é mais condizente com a esportividade do modelo - Jair Amaral/EM/D.A Press Sedã ou cupê de quatro portas? A segunda opção é mais condizente com a esportividade do modelo
 

Ele chegou repaginado, com visual mais moderno e esportivo, e embora não seja visível aos olhos, fez uma dieta que resultou em significativa redução de peso, além de ganhar mais espaço interno. Todas essas mudanças fizeram muito bem ao novo Audi A5 Sportback, que vive o conflito de se definir entre sedã e cupê de quatro portas. Fica entre um automóvel para executivos e um esportivo camuflado. Suas linhas apontam para a segunda opção, mais condizente com o eficiente conjunto mecânico formado pelo motor 2.0 TFSI de 252cv e transmissão STronic de sete velocidades, que garantem uma injeção de adrenalina conforme o pé pesa no acelerador. É um carro no chão, firme nas curvas e com rodar mais duro. E ainda traz um pacote tecnológico bem recheado.

Traseira curta tem defletor de ar na tampa do porta-malas e dupla saída de escapamento - Jair Amaral/EM/D.A Press Traseira curta tem defletor de ar na tampa do porta-malas e dupla saída de escapamento

Testamos a versão Ambition Plus quattro, a mais completa, com o kit S Line, que acrescenta spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e soleiras das portas com a inscrição. Apresentado no Salão de Paris do ano passado, o novo Audi A5 trouxe mudanças significativas no visual. Com desenho mais ousado, o modelo se destaca pela frente alongada, com grade hexagonal ampla, formada por barras paralelas. Os faróis também têm novo formato, são Full LED e ainda contam com luz diurna. Os vincos no capô reforçam a robustez e o aspecto aerodinâmico, enfatizado pela linha de cintura mais alta e os vincos laterais ascendentes. O teto é arqueado com descaída na traseira, que é mais curta, digna de um cupê, com lanternas horizontais com LEDs.

 

 

NO CHÃO É um carro baixo, com dupla saída cromada do escapamento, detalhes que fortalecem ainda mais a esportividade. Mas, por ser mais baixo, exige cuidado para embarcar, pois é fácil bater a cabeça na moldura da porta. O novo Audi A5 é 85 quilos mais leve que o antecessor, mas ficou maior em comprimento, ganhando 21cm, e teve a distância entre-eixos aumentada em 14cm, o que resultou em ganhos no espaço interno, tanto na frente quanto atrás. Mas no banco traseiro o espaço é ideal para dois, já que o túnel no assoalho e o console limitam o espaço para quem senta no meio. Mas tem apoio de braço embutido no encosto e cintos de segurança retráteis de três pontos e apoios de cabeça para três pessoas. O porta-malas tem bom volume e conta com tampa de abertura elétrica.

Linha de cintura elevada, vincos nas laterais e teto arqueado reforçam o aspecto aerodinâmico - Jair Amaral/EM/D.A Press Linha de cintura elevada, vincos nas laterais e teto arqueado reforçam o aspecto aerodinâmico

A posição de dirigir é muito boa, com banco esportivo que acolhe o motorista com as abas laterais, além do extensor de assento para apoiar melhor as pernas. Tem comandos elétricos, inclusive lombar, mas não conta com a memória dos ajustes, falha injustificável para um automóvel desse preço. O volante é regulável em altura e distância, e conta com todos os comandos para acesso ao áudio, celular, computador de bordo, multimídia e sistema de condução. O modelo traz ainda o Audi Cockpit, que altera a configuração do painel de instrumentos, projetando a imagem do GPS bem à frente do motorista.
Modelo conta com faróis Full LED com ajuste automático de altura - Jair Amaral/EM/D.A Press Modelo conta com faróis Full LED com ajuste automático de altura

TECNOLOGIA O pacote tecnológico inclui sistema de condução semiautônoma, com controle de manutenção de faixa e distância do veículo da frente. O Audi Active Lane Assist ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem e atua em conjunto com o controle de cruzeiro com Traffic Jam Asssist. O sistema assume a direção do veículo em velocidades até 65km/h, em situações de congestionamento. O A5 traz também alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões.

O interior é sofisticado, com acabamento de qualidade superior, e a central multimídia é fácil de interagir - Jair Amaral/EM/D.A Press O interior é sofisticado, com acabamento de qualidade superior, e a central multimídia é fácil de interagir

No console o motorista acessa o Drive Select, que disponibiliza diferentes modos de condução: efficienty, comfort, auto, dynamic e individual. Tem ainda o start/stop para ajudar na economia de combustível, a tecla de acionamento do controle de tração, câmera de ré e ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro. O acabamento segue o padrão Audi, com materiais de boa qualidade, como couro nos bancos, portas e volante. O painel é emborrachado e traz detalhes em fibra de carbono e alumínio. A versão merecia a pedaleira e o descanso para o pé esquerdo em alumínio. O teto solar elétrico tem tela de proteção para barrar o acesso de luminosidade.
Banco traseiro conta com todos os dispositivos de segurança, mas ó espaço é ideal para dois - Jair Amaral/EM/D.A Press Banco traseiro conta com todos os dispositivos de segurança, mas ó espaço é ideal para dois

DIRIGINDO A máquina de força do novo A5 Sportback é sem dúvida um de seus principais destaques. O 2.0 turbo com dupla injeção de combustível esbanja torque e potência, proporcionando arrancadas ferozes, com muito vigor. O giro sobe rápido e as marchas do câmbio automatizado de dupla embreagem vão passando de acordo com o peso do pé e a empolgação do motorista. As sete marchas podem ser trocadas no modo manual na alavanca do câmbio ou nas aletas atrás do volante. É um carro muito divertido de dirigir, com retomadas de velocidade seguras e muita estabilidade em curvas. A eletrônica e a tração quattro garantem as quatro rodas presas ao solo.

Porta-malas tem abertura e fechamento elétricos e volume de 480 litros de capacidade - Jair Amaral/EM/D.A Press Porta-malas tem abertura e fechamento elétricos e volume de 480 litros de capacidade

O detalhe é que as suspensões receberam um ajuste que privilegia mais a estabilidade, deixando o A5 um pouco mais duro, transferindo as irregularidades do solo pra dentro e causando certo desconforto sobre pisos irregulares. O carro freia muito, graças aos grandes discos e ao auxílio providencial da eletrônica. A direção tem bom diâmetro de giro e foi bem calibrada, facilitando as manobras e garantindo segurança em velocidades mais altas. O novo A5 é um brinquedinho caro para os simples mortais, mas uma máquina eficiente para quem tem bala na agulha. E fica devendo muito pouco para os seus principais concorrentes.

CONECTIVIDADE O Audi A5 Sportback vem equipado com o Audi Virtual Cockpit a partir da versão Ambiente, e traz painel de instrumentos totalmente digital, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas atrás do volante, que exibe informações do percurso e do computador de bordo. Para ficar conectado com o mundo, o modelo traz o sistema multimídia MMI plus, com tela de 8,3 polegadas e operação intuitiva, que permite a integração de smartphones com sistema operacional iOS e Android. É possível replicar o celular nessa tela, usando uma das entradas USB do Smartphone Integration. O sistema conta com botão giratório no console que também funciona como touchpad, permitindo escrever números e letras para facilitar o acesso à agenda, por exemplo. O controle do MMI é feito de forma similar ao de um smartphone, incluindo as funções de autocompletar textos e comando de voz.

O eficiente motor 2.0 litros com injeção direta de combustível despeja 252cv de potência - Jair Amaral/EM/D.A Press O eficiente motor 2.0 litros com injeção direta de combustível despeja 252cv de potência

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência de 252cv entre 5.000rpm e 6.000rpm, e torque de 37,7kgfm entre 1.600rpm e 4.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral quattro, com câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic de sete velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com triângulos transversais duplos; e traseira independente, multlink/de liga leve de 7,5x18 polegadas/245/40 R18

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC) e auxílio de frenagem de urgência (PBA)

CAPACIDADES
Do tanque, 58 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 570 quilos
As belas rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas com pneus na medida 245/40 - Jair Amaral/EM/D.A Press As belas rodas de liga leve de 18 polegadas são calçadas com pneus na medida 245/40


EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE Acabamento interno em alumínio, alavanca do câmbio revestida em couro, ar-condicionado automático de três zonas, Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, bancos dianteiros esportivos e com ajustes elétricos inclusive para apoio lombar, revestimento interno em couro, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, esteira para o fundo do porta-malas, pacote de luzes, porta-objetos, sensores de luz e chuva, sistema start/stop, volante multifuncional, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, retrovisores externos elétricos e rebatíveis, teto solar elétrico panorâmico, rodas de liga leve aro 18 polegadas, airbags laterais e de cabeça, assistente de freio de estacionamento, cintos de segurança com sensor de afivelamento, faróis Full LED com ajuste automático de altura, lanternas traseiras com LEDs, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, sistema de limpador dos faróis, Audi smartphone integration (com duas entradas USB e uma auxiliar), Audi Sound System, Bluetooth e MMI Plus com sistema de navegação.

OPCIONAIS: Pintura metálica ou perolizada, head-up display, sistema de som Bang&Olufsen 3D, Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist, aviso de saída para ocupantes, alerta para saída de estacionamento em vaga perpendicular, controle de cruzeiro adaptativo com Traffic Jam Assist, Active Lane Assist e assistente para luz alta.



QUANTO CUSTA
O novo Audi A5 Sportback 2.0 TFSI tem preço inicial de R$ 189.990 para a versão Attraction. A versão Ambiente custa R$ 213.990 e a Ambition, R$ 239.990. Já a versão testada, a Ambition Plus vai de R$ 268.990 a R$ 325.690, com todos os opcionais.


Notas (0 a 10)

Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 8
Tecnologia 10
Acabamento 10
Custo/benefício 8


AUDI A5 SPORTBACK 2.0 TFSI X CONCORRENTES

AUDI A5 SPORTBACK 2.0 AMBITION PLUS X BMW 430i M SPORT X MERCEDES-BENZ C250 SORT 2.0 X VOLVO S60 R-DESIGN T6 2.0

Potência (cv) 252(g) 252(g) 211(g) 306(g)
Torque (kgfm) 37,7(g) 35,7(g) 35,7(g) 40,8(g)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,73x1,84x1,38x2,82 4,63x1,82x1,38x2,81 4,68x1,81x1,44x2,84 4,63x1,82x1,48x2,77
Peso (kg) 1.535 1.540 1.480 1.687
Porta-malas (litros) (**) 480 480 480 380
Velocidade máxima (km/h) (**) 250(g) 250(g) 250(g) 250(g)
Aceleração até 100km/h (s) (**) 6,0(g) 5,9(g) 6,6(g) 5,9(g)
Consumo cidade (km/l) (***) 8,5(g) 8,7(g) 9,6(g) 8,3(g)
Consumo estrada (km/l) (***) 13,0(g) 12,1(g) 13,6(g) 11,7(g)
Preço (R$) 268.990 276.950 267.058 236.950


(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol

Tags: novo audi a5 sportback 2.0 tfsi s line cupê de quatro portas sedan

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